Help - Search - Members - Calendar
Full Version: Reorganização do Fórum
Bad Books Don't Exist > Notícias e Anúncios > Sugestões - Bugs - Questões
Pages: 1, 2, 3
Riobaldo
Não sei o que os outros membros do Fórum pensam, mas eu acho que, tendo o fórum já um tempo considerável de existência, e tendo isso em conta, acho que deveria ser feita uma reorganização das divisões.

Na Secção de Críticas, acho que se poderia comprimir num só grupo o Romance e o Drama. Podia comprimir-se também num só grupo, aqueles em que quase nunca se escreve: Terror, Comédia e Não-Ficção (que devia ter o nome "Ensaio"). Deveria ser acrescentado um tópico para o género Conto.

Acho que seria ainda muito proveitoso criar local de discussão de outras áreas da cultura porque tenho quase a certeza de que todos os membros do fórum gostam de outros tipos de cultura. Penso que seria muito interessante criar local de discussão sobre Cinema, Música e Artes de Palco (quer sejam o teatro, dança, etc...)

É apenas uma sugestão. Espero que, pelo menos, sirva para se discutir o assunto. smile.gif
Cerridwen
Essa questão da reorganização das divisões do fórum já foi batante debatida, mas no fim não deu em nada. É complicado fazer a divisão da secção de críticas, torna-se complicado juntar géneros ou dividi-los. Mas quem sabe se uma nova discussão não poderia dar melhores resultados... unsure.gif
acrisalves
OFF- topic --> Triiad - conheço o teu avatar de algum lado... o filme é lindo, nao é?
Riobaldo
Sim, é realmente lindo biggrin.gif é do mestre Miyazaki e pronto... (Estão a ver... onde é que está o local para discutir outras formas de arte, como o cinema? Faz falta tongue.gif )
Ender
talvez por ser um usuario novo, eu acho o forum bem organizado, nao vai fazer muita diferença se mudar alguma coisa
a unica critica que eu tenho é em relaçao ao forum romance, no subtitulo dele esta escrito "as melhores historias de amor", mas um romance nao é necessariamente uma historia de amor
Cerridwen
QUOTE (TRiiAd @ Oct 24 2005, 22:11:04)
Sim, é realmente lindo biggrin.gif é do mestre Miyazaki e pronto... (Estão a ver... onde é que está o local para discutir outras formas de arte, como o cinema? Faz falta tongue.gif )

Essa questão também já foi colocada. O facto de ainda não ter sido criada uma secção sobre cinema tem a ver com a questão de o Fat Boy (corrijam-me se estiver enganada) ser administrador de um fórum sobre cinema.
ThUnDDeR
acho que mudar o nome de não-ficção para ensaio não é o mais correcto pois nem todos os livros "não-ficcionados" são ensaios. Um bom exemplo disso é o livro que estou a ler neste momento (há já algum tempo pa dizer a verdade) e que não é nem se assemelha a um ensaio. Pura e simplesmente é um relato de uma situação bastante real fruto de uma grande investigação
Riobaldo
Sim, tens razão. Há também a Biografia, que não Ficção nem Ensaio. Mas quanto ao Romance e Drama, acho que não faz mesmo sentido tê-los separados, tal como não faz sentido o subtítulo "histórias de amor" na secção de Romance.
Samwise
Eu sou a favor de uma reorganização no BBDE.

Acho que há coisas que devem ser ajustadas e melhoras. Algumas delas já forma mencionadas em posts anteriores.

E... tal com já foi dito... é uma coisa que vai dar muita discussão e no final não vai agradara toda a gente ao mesmo tempo.
Mas acho que sim... devemos discutir esta questão. Está na hora, mais uma vez. Era bom recordar aquilo que foi sugerido na outra altura...

Vou pensar naquilo que acho que ficaria melhor...

SamW
Fat Boy
O facto de ainda não ter sido criada uma secção sobre cinema tem a ver com a questão de o Fat Boy (corrijam-me se estiver enganada) ser administrador de um fórum sobre cinema.

mmmm comigo nunca ninguém falou sobre isso. De qualquer das formas até concordo que haja aqui um espaço para falar sobre cinema e outras "artes".

Um abraço!
Samwise
QUOTE (TRiiAd @ Oct 24 2005, 23:13:33)
tal como não faz sentido o subtítulo "histórias de amor" na secção de Romance.

Podiamos criar uma secção chamada "Romance Cor-de-Rosa" dentro do Romance, tal como existe "Romance Histórico"... mrgreen4nw.gif

SamW
Archie
Façam uma estrutura, não se fiquem pelas sugestões.

Digam como gostariam de ver, do género:

Tema A
Tema B
Tema C
- Tema C.1
- Tema C.2

E depois comenta-se.
Riobaldo
Eu sugiro que a secção de Crítica e Opinião fique do seguinte modo:

1- Romance
2- Poesia
3- Conto
4- FC / Fantasia
5- Policial / Mistério / Thriller / Terror
6- Banda Desenhada
7- Não Ficção

Não concordo com o subgénero Romance Histórico. Há inúmeros subgéneros de Romance. E vendo as coisas por esse prisma, o Policial também um subgénero do romance... etc etc...
Samwise
TRiiAd,

De uma maneira geral concordo...

Não percebo o "género" conto. Acho que não vão haver muitos tópicos dentro desse fórum.

Não concordo com a eliminação do "Romance Histórico". É um género que merece um canto. E incluía o tal "Romance Cor-de-Rosa" (Não tem de se chamar assim... isto foi só uma ideia) ao mesmo nível... onde pode figurar o fustigado texto: "As melhores histórias de amor"...

Juntaria antes o Terror ao grupo FC/ Fantasia. Criando aquilo que o Thanatos designa por "Ficção Especulativa".

1- Romance
- 1.1 - Romance Histórico
- 1.2 - Romace Cor-de-Rosa
2- Poesia
3- FC / Fantasia / Terror
4- Policial / Mistério / Thriller
5- Banda Desenhada
6- Não Ficção / Ensaio

Quanto ao cantinho de cinema, música e outras artes, talvez a criação de um fórum dentro de "Fórum", com o títutlo de "Outra Artes"... nâo sei ao certo.

SamW
Riobaldo
Não acho muita piada a essa do Romance Cor-de-Rosa, mas pronto. Quanto ao género "Conto"... qual é a dúvida? Não estás a ler um livro de contos do Edgar Alen Poe? Há livros de contos... e estariam nessa secção.
Samwise
Um conto eu sei o que é... tongue.gif

Não colocaria o livro nesse tópico... porque não é um conto, é um conjunto de contos. Iria provavelmente cair na secção de Fantástico / Terror.
Apenas estou a avisar que acho que não vai ser uma secção muito concorrida...

Quanto ao Romance Cor-de Rosa... eu também não gosta da designação. Tenho de pensar numa algernativa...

Sam
Riobaldo
Mas há um género literário que é o conto e há livros de contos. Eu não estou a falar de contos individuais, mas sim de livros de contos. Faz tanto sentido como a secção de poesia. Há livros de poemas como há livros de contos. Acho que é uma lacuna grave não ter uma secção para os livros de contos. Eu não tenho que inserir um livro de contos que leio numa outra secção qualquer, tem que ter uma secção própria para livros de contos.
Ender
ta muito confuso isso...
minha sugestao:
junta todos os forum no romance, menos o poesia (por que todos esses generos nao deixam de ser romance) e depois cria os subforums convenientes (se bem que conto nao é romance)
Stabb
"Romance TV+" não ia soar muito bem, pois não?

Quanto ao sub-fórum Romance Histórico acho que o deviam deixar ficar assim, eu sei que não há assim muitos fãs aqui, mas era importante ter esse separado.
ThUnDDeR
estao a cometer um grande erro ao juntar fantasia com ficção cientifica e terror.

sao 3 generos completamente independentes e que não estao relacionados.

Fantasia é uma coisa, FC é outra e terror é outra.

E não me venham diazer que tudo é fantasia excepto a não ficção porque assim só tinhamos um tópico...

Eu sei que varios sites e foruns juntam estes dois por vezes 3 géneros mas nunca concordei.
anavicenteferreira
As classificações a que tenho tido acesso consideram o terror, a FC e a Fantasia, entre outros, como sub-géneros do Fantástico
Samwise
Eu sabia que isto ia dar pano para cerca de 300.000.000.000 mangas (cálculo aproximado). mrgreen4nw.gif

Pegando no que já foi dito:

TRiiAd,
Eu concordo contigo no que dizes em relação à secção "conto". Tendo este ponto assente, continuo a achar que a dita secção não vai ter muitos tópicos lá dentro (posso estar errado, mas é o que penso). E nesse sentido temos de seguir a tendência das outras secções que estão a "desaparecer", ou seja, enquadrá-las noutras mais fortes. Não vejo assim muito probelma em encaixar (desculpem-me a expressão) um livro de contos numa outra secção temática.

Ender,
Isso não traria nada de novo, excepto mais um nível hierárquico na navegação...
Iríamos ter as mesmas secções dentro de uma outra secção. Não vejo grande vantagem...

Stabb,
Hmmm... não propriamente... tongue.gif

Thundder e Ana,
Concordo com o que a Ana diz.
Acho que todos sabemos que são géneros diferentes, não está em causa... mas o terror tem tão poucos tópicos que, a meu ver, deve mesmo ser englobado noutra secção.

SamW
Archie
Pronto, o tal Ficção Especulativa (coloca-se com o subtítulo "Terror, Fantasia, Ficção Científica"
Riobaldo
Samwise, eu concordo em colocar o "Conto" JUNTO com outro género (por exemplo, a poesia). Mas acho que tem que estar explícito no título, Poesia e Conto. Porque caso não diga isso, eu não sei em que secção colocar uma crítica a um livro de contos. E eu já li alguns livros de contos e sei que outros membros do fórum também. smile.gif

Quanto à Ficção Especulativa, concordo.

E juntar o Romance e o Drama... concordam também?
Samwise
QUOTE (TRiiAd @ Oct 26 2005, 10:55:36)
Samwise, eu concordo em colocar o "Conto" JUNTO com outro género (por exemplo, a poesia). Mas acho que tem que estar explícito no título, Poesia e Conto. Porque caso não diga isso, eu não sei em que secção colocar uma crítica a um livro de contos. E eu já li alguns livros de contos e sei que outros membros do fórum também. smile.gif

Nesse caso, não tenho objecções a colocar.

E juntar o Romance e o Drama... concordam também?

Concordo.

SamW
ThUnDDeR
QUOTE ("sCiFi")
'FiCÇÃO CiENTíFiCA TORNOU-SE UM TERMO A EViTAR'

Autor: Scott Nance
Data: 26/09/2005
Tradução: sCiFi

Então, com "Invasion", "Surface" e "Threshold" já iniciados e no ar, seria de pensar que a ficção científica está, em grande, de volta à televisão.

Sim, seria de pensarmos isso, mas aparentemente, estaríamos errados.

O pessoal associado com estas novas séries parece que faz de tudo para evitar o carimbo de ficção científica.

Shaun Cassidy, criador e produtor executivo de "Invasion", prefere chamar à sua série um "suspense thriller", de acordo com recentes notícias no SciFi Wire.

"Seria fantástico se até ao fim da temporada não for classificada/carimbada de ficção científica "If at the end of the season it", disse.

Entretanto, Jay R. Ferguson, actor na série "Surface," disse ao SciFi Wire que também não considera "Surface" uma série de ficção científica.

"Para mim ficção científica é 'Star Trek' ou 'Star Wars'", disse Ferguson. "Isto é quase como algo que pode ser real. Pensas numa nova espécie a surgir do oceano, e se leres isso no jornal, não é algo que te choque. É, de facto, muito, mesmo muito, provável, que existam várias espécies e vários animais que ainda não vimos que estejam muito fundo nos oceanos."

Ferguson prefere aplicar o termo "ficção especulativa" para esta série.

"Para mim, mesmo como um fan de ficção científica, "ficção especulativa" soa muito mais interessante", disse. "Excita-me mais, porque para mim, eu penso que os chamados filmes de ficção científica que eu disfruto mais são os que me metem a pensar "wow, isto pode acontecer'. São esses que mais adoro. Logo para este fan, ficção especulativa soa muito mais excitante."

Uma razão para a aversão com a aplicação do termo ficção científica pode ser a falsa impressão que todos os fans do género são uns geeks e nerds como eu, que vão as convenções e isso. Isso seria decepcionante.

Mas também é verdade, como já aponto o meu colega aqui do portal, Michael Simpson, que as séries e filmes de ficção científica depende agora menos em ciência real e, com sorte, implicam alguma ciência.

Alguns nem fazem o esforço de abordar a ciência. "Star Wars" por exemplo, nunca apresenta nenhum fundo científico para nada do que se passa, e, pelo contrário, invoca uma camada 'Força' que não tem qualquer tipo de fundamento científico.

E mesmo em clássicos que regularmente surgem no SciFi Channel, como "The Twilight Zone" ou a "Amazing Stories" de Steven Spielberg, também não oferecem nenhuma ciência. "Quantum Leap" era uma série muito boa, e tentava explicar os seus saltos com a chamada "teoria das cordas", mas a partir do momento que Sam Beckett saltava para o seu hospedeiro a história apenas se desenrolava no drama - regra geral óptimos enredos - mas a ciência não surgia em lugar algum.

Muitas destas poderiam ser mais acertadamente apelidadas de "fantasia", mas mesmo esse termo conota um género limitado. Contos de espadas e feitiçaria como "Lord of The Rings" e outros que surgiram durante as décadas de 70 e 80.

Então, resta-nos a "ficção especulativa."

Para mim, não é nem de perto tão fixe como "scifi (ficção científica)", mas se é esse o jogo que Hollywood quer jogar, que seja.

Se os produtores de televisão estão dispostos a fazer séries de ficção científicas, mas chamarem-lhes outra coisa, por mim tudo bem. Afinal de contas, "a rose by any name".

Um ex-jornalista de entertenimento, Scott Nance é membro do Chesapeake, um clube independente de fans de "Star Trek" na área de Washington, D.C. É colunista para o SyFy Portal e pode ser contactado através de <ver e-mail no site>.

- SyFy Portal -

Como podem reparar este termo surgiu para substituir um pouco a conotação de ficção científica. E como podem ver apesar de se tentar englobar fantasia dentro deste termo, isso não está a ser bem aceite uma vez que são coisas diferentes. O mesmo se passa com os adeptos do Terror.

Apesar de isto se referir a filmes pode ser facilmente trasposto para a literatura, uma vez que os filme têm como base um elemento escrito.

Daí a minha oposição a se englobar esses três géneros dentro de Ficção especulativa.
Ender
Ender,
Iríamos ter as mesmas secções dentro de uma outra secção. Não vejo grande vantagem...

humm, entao faz o seguinte:
junta tudo, mas sem subforuns (nenhum daqueles foruns sao muito movimentados, de qualquer jeito)
só separa poesia e banda desenhada, por ser radicalmente diferente (tem livros que tem classificacao muito dificil, eu ja li livros que sao de terror e policial ao mesmo tempo...)
nao tem muito sentido criar um forum de ficcao especulativa
Samwise
QUOTE (Ender @ Oct 26 2005, 16:41:32)
Ender,

humm, entao faz o seguinte:
junta tudo, mas sem subforuns (nenhum daqueles foruns sao muito movimentados, de qualquer jeito)
só separa poesia e banda desenhada, por ser radicalmente diferente (tem livros que tem classificacao muito dificil, eu ja li livros que sao de terror e policial ao mesmo tempo...)
nao tem muito sentido criar um forum de ficcao especulativa

Hmmm...

Acho que aí era a confusão total. Tudo ao molho e fé em Deus (não sei se existe esta expressão aí no Brasil... tongue.gif ).

Acho que devemos melhorar as Secções existentes... não eliminá-las quanse todas wink.gif

Eu gosto da Secção "Ficção Especulativa" com o sub-título "Terror, Fantasia, Ficção Científica", como disse o Archie. E acho que ainda gostei mais dela depois desse artigo do Thundder...

Outro assunto... quanto à secção de Cinema, Música e etc, sugiro o seguinte: dividir a Secção de "Conversa Geral" em duas, uma apenas para assunto de literatura e outra para tudo o resto... algo do génenro:

- Conversa Geral -> sub-título "Assunto Literários"
- Fait Divers -> sub-título "Cinema, Música e outros assunto diversos"

Mais uma vez, não quer dizer que se chame exactamente assim...

SamW
Ender
Tudo ao molho e fé em Deus

nunca ouvi!!
e o comedia? tambem nao tem quase nada lá, mas tambem nao daria certo juntar com ficcao cientifica, fantasia e terror...
Stabb
QUOTE (Samwise @ Oct 26 2005, 18:36:49)
Outro assunto... quanto à secção de Cinema, Música e etc, sugiro o seguinte: dividir a Secção de "Conversa Geral" em duas, uma apenas para assunto de literatura e outra para tudo o resto... algo do génenro:

Desde que se possa mandar umas papaias sobre futebol... hypocrite.gif
Cerridwen
QUOTE (Samwise @ Oct 26 2005, 18:36:49)

Em relação a esta sugestão vou dar a minha opinião (já que em relação às outras ando um pouco baralhada, já que são tantas sugestões diferentes sobre uma mesma questão complicada). Acho que uma divisão com o sub-título "Assunto Literários" ia ser pouco usada, pois a literatura já é um tema muito debatido em todo o resto do fórum, que já poucós são os tópicos que poderiam ser criados num numa sub-divisão de "Assunto Literários".

Eu sugeria a criação de uma "sub-secção" (tal como foi criada para "piadas e cartoons) para cinema, já que vários users têm manifestado interesse no tema. (mas é apenas a minha opinião).
Riobaldo
Eu acho que não deveria ser só Cinema. Podia dar-se simplesmente o título Outras Artes, ou especificar Cinema, Música, etc... não sei.
Samwise
**** Organizando ****

Ender,

Tens razão. Falta a "Comédia", que tem de ser englobada nalgum sítio... agora onde???

Cerr,

A literatura é bastante discutida no resto do fórum, mas o tópico conversa geral tem reunido muitos assunto literários que não cabem noutros lados. Acho que a maioria dos posts que lá estão dentro têm a ver com literatura. O que eu proponho é manter-se esse tópico como está e criar-se um novo para colocar tudo o que não fala directamente de livros, i.e. Cinema, Música, Teclados Optimus, etc. etc,
Pode, como tudo dizes, ser colocado ao nível do "Piadas e Cartoons". Não tenho nada a opor.

TRiiAd,

Certo, não é só cinema! Mas não significa que sejam apenas outras "Artes".... pode ser tudo e mais um par de botas...

Começo a pensar em algumas coisas que poderiam caber na tal categoria "Conto"... ex: "O Grande Peixe" de Daniel Wallace, o "Different Seasons" de S. King (ainda não há nenhum tópico criado) e o "Memórias das M.P.T" de GGM

Recapitulando:

1- Romance (sub-título????)
- 1.2 - Romace Cor-de-Rosa (<-alterar este nome, )
2- Poesia
3- Ficção Especulativa (sub-título: FC / Fantasia / Terror)
5- Banda Desenhada
6- Não Ficcional / Ensaio / Conto

------------------

Fórum:
- Conversa Geral
-- Piadas e Cartoons
-- Outras Artes (sub-título: Cinema, Música, Fotografia, Papaias Futebolísticas, Fait divers, etc)

O que acham?

SamW
Riobaldo
Parece-me bem, embora eu metesse o conto junto com a poesia. Acho que não fica bem junto da não-ficção.
Ender
ta bom assim thumbup.gif
voce pode colocar o comedia como um outro subforum do romance (mas nao sei se vai dar certo)
Cerridwen
QUOTE (Samwise @ Oct 27 2005, 12:56:00)
Recapitulando:

1- Romance (sub-título????)
- 1.2 - Romace Cor-de-Rosa (<-alterar este nome, )
2- Poesia
3- Ficção Especulativa (sub-título: FC / Fantasia / Terror)
5- Banda Desenhada
6- Não Ficcional / Ensaio / Conto

------------------

Fórum:
- Conversa Geral
-- Piadas e Cartoons
-- Outras Artes (sub-título: Cinema, Música, Fotografia, Papaias Futebolísticas, Fait divers, etc)

Prefiro essa sugestão à estrutura actual, mais simples, e com menos secções.

Só fiquei a olhar para o "Conto", acho que fica um pouco "desenquadrado" nesse conjunto. Afinal, um conto é ficção... (pelo menos em termos gerais).
Riobaldo
Exacto. Eu concordo contigo Cerridwen. Criar uma secção só para o conto, seria mais uma com pouca participação provavelmente. A minha sugestão é juntá-lo com a poesia ou como sub-secção do Romance. O problema é que um conto não é um romance nem um poema. Mas assemelha-se mais a isso do que a Não-Ficção.
ThUnDDeR
e onde para a comedia?

e continuo a nao concordar com o facto de chamarem a fantasia ficção especulativa.

Acho que ficou claro no post que tinha feito que era o que eles começam agr a chamar à FC que não aborda directamente com "et's", em que esse assunto esta apenas nas entrelinhas (coisa que discordo completamente...)

E a Fantasia não se pode considerar ficção especulativa.

E já agr se ficar assim como ira ser?? tudo ao meolho e fé em Deus? ou sera por sub-foruns como o romançe?

e tb vai ser assim com misterio/policial /thriller?
Riobaldo
Com o Mistério / Policial / Thriller, já é assim. A comédia há-de ter um cantinho, fica descansado. Não acho é que se justifique uma secção exclusiva para comédia, uma vez que tem sido o género menos abordado.

Quanto ao artigo que tu apresentaste, creio que não é nenhuma definição universal, pelo que não temos que seguir o que nele dizem. Para mim, a definição Ficção Especulativa, é uma definição muito boa para Fantasia, assim como para FC e, não tanto mas também, para Terror.

Quanto aos sub-foruns, não gosto da ideia nem para romance histórico nem "cor-de-rosa". Há uma coisa que se faz noutros fóruns que se podia fazer aqui também, que é nesses fóruns que têm mais que um género, quando se coloca um post novo, coloca-se antes do título, entre parêntesis rectos, o género. Por exemplo:

[FC] 1984, de Orwell
[Fantasia] Harry Potter...

É mais uma sugestão
Gokuu
QUOTE (TRiiAd @ Oct 28 2005, 00:32:39)
Quanto aos sub-foruns, não gosto da ideia nem para romance histórico nem "cor-de-rosa". Há uma coisa que se faz noutros fóruns que se podia fazer aqui também, que é nesses fóruns que têm mais que um género, quando se coloca um post novo, coloca-se antes do título, entre parêntesis rectos, o género. Por exemplo:

[FC] 1984, de Orwell

É mais uma sugestão

Bem, eu sei que tenho andado um bocado alheado disto blush.gif

Mas estou a gostar da discussão...

Acho que esta ideia do Triiad é uma boa ideia, mas irá é dar mais trabalho aos moderadores, porque estou mesmo a ver muitos utilizadores a não colocarem o género smile.gif

Quanto à estrutura em si, não me pronuncio, porque eu não me "passeio" por esses fóruns, pelo que a minha opinião neste assunto vale 0 thumbsup.gif
Samwise
QUOTE (TRiiAd @ Oct 28 2005, 00:32:39)

[FC] 1984, de Orwell

É mais uma sugestão

Esta é uma sugestão que eu não gosto particularmente...

Essa ideia já tinha sido sugerida na outra discussão que tivemos cá no fórum, a propósito exactamente do mesmo assunto.

Não sei se é embirranço pessoal ou não, só sei que o aspecto dos títulos dos posts fica tão estranho que me faz lembrar as variáves no código de um programa informático...

Quanto à ficção especulativa e à fantasia... concordo mais com o que o TRiiAd diz...
Eu também não gosto muito de ver o terror misturado com a fantasia (pelo menos tendo em conta que se trata maioritariamente de High-Fantasy)... mas é preferível isso à organização actual do fórum... Fica mais simples

Eu, curiosamente, interpretei aquele artigo de opinião como um incentivo ao uso de ficção especulativa para colocar essas três áreas, embora de facto ele só fale em Sci-Fi...
E continuo a ter essa opinião.

Thundder... ajudaria de invertessemos o título e o sub-título? tipo

Fantasia / Ficção Científica / Terror
- Ficção Especulativa

Quanto ao conto é à comédia...?? Em que ficamos? Eu não tenho uma opinião concreta acerca deles...
O conto acho que fica melhor junto à poesia do que como subsecção do romance.
A comédia ... não faço a mais pequena ideia... (podia ser uma sub-secção do terror mrgreen4nw.gif)

SamW
Riobaldo
O conto acho que podia ficar junto com a poesia ou com o romance, sendo que no título teria que estar Romance e Conto ou Poesia e Conto. Acho que só faz sentido junto com um destes dois, mas talvez mais no Romance que na Poesia.

Quanto à Comédia é mais complicado, mas se fosse eu, acho que a punha junta da Não-Ficção, embora muitos livros de comédia sejam ao mesmo tempo de Ficção. Mas se ficar no título: Não-Ficção e Comédia, resolve-se a questão. LOL

smile.gif
Cerridwen
QUOTE (Samwise @ Oct 28 2005, 09:42:50)
Quanto ao conto é à comédia...?? Em que ficamos? Eu não tenho uma opinião concreta acerca deles...
O conto acho que fica melhor junto à poesia do que como subsecção do romance.
A  comédia ... não faço a mais pequena ideia... (podia ser uma sub-secção do terror mrgreen4nw.gif)

A mim também não me agrada muito a ideia de juntar conto e poesia, são géneros muito diferentes..

Eu tive uma ideia, mas não sei se irá agradar. Em vez de se estar a juntar géneros bastante diferentes, criar uma secção intitulada "outros géneros" (ou algo parecido) e fazer como no caso do romance, serem criadas sub-secções para a poesia e para a comédia (é só uma ideia).
Riobaldo
Prefiro que o tópico Romance, passe a chamar-se Romance e Conto rolleyes.gif
ThUnDDeR
QUOTE (Samwise)
Thundder... ajudaria de invertessemos o título e o sub-título? tipo

Fantasia / Ficção Científica / Terror
- Ficção Especulativa

por estranho que possa parecer já não dá a sensação de considerar-mos aquilo de obrigatoriamente de ficção especulativa. É que acho essa definição uma intelectualisse dos intelectuais que n têm intectualidade para reconhecer a FC tongue.gif

Mas sim sempre ajuda mais.

Em relação ao facto de colocar as "Tags" vai dar a sensação de ser um forum de links ed2k. Acho que se devia criar subforuns para esses tres generos, e quando um livro aborda estes 3 generos fica no principal, mas acho que isso da o mesmo trabalho que da actualmete.

não vejo como pode dar tanto trabalho ter assim tudo separado como está actualmente, até gosto do aspecto do fórum e não mudava nada, mas se mudarem não vou deixar de vir cá wink.gif
Cerridwen
QUOTE (ThUnDDeR @ Oct 29 2005, 00:47:16)
não vejo como pode dar tanto trabalho ter assim tudo separado como está actualmente, até gosto do aspecto do fórum e não mudava nada, mas se mudarem não vou deixar de vir cá wink.gif

O aspecto é agradável. A questão, que é a razão destas discussões acerca de uma outra estrutura, é que, esta estrutura actual traz algumas desvantagens na colocação de críticas, pois alguns livros juntam mais de que um género.
Além de que a estrutura actual não contempla o género conto.
anavicenteferreira
Mas se o problema é só esse, porque não reduzir tudo a duas ou três pastas, tipo: ficção, não-ficção e BD? Depois cada pessoa pode pôr no subtítulo do tópico o género a que acha que o livro pertence.
Riobaldo
Acho que isso ia ser um pouco caótico devil.gif

Não há mais opiniões? Já morreu a discussão? E quando é começa a haver sangue? devil2.gif
Samwise
Esta discusssão vai durar uns anos até haver sangue... devil2.gif

O melhor, neste momento, é cada pessoa que tem um projecto definido colocar aqui esse projecto e depois pegar-se neles e fazer-se uma votação... o que acham?

Até à próxima sexta-feira coloquem e dicustam neste tópico esses projectos e no sábado abre-se uma votação com os layouts finais de cada projecto.

Uma coisa podemos fazer já, pois parece-me que não houve ideias em contrário: a criação de uma área para tratar de outro temas extra-literartura. Pode ficar como uma subsecção da "Conversal Geral", ao nível do "Cartoons e Piadas".
Pode chamar-se "Outras Artes e outros assuntos" e ter como sub-título "Cinema, Música, Fotografia, Desporto, ect...".

SamW

P.S.
É que acho essa definição uma intelectualisse dos intelectuais que n têm intectualidade para reconhecer a FC tongue.gif
lol2.gif

De certa maneira concordo com isto...
Pipistrellus
Apesar de ser novo por estas bandas, achei que também devia dizer de minha justiça. Para já, acho que a organização do fórum não está nada mal como está e as propostas apresentadas não vêm realmente mudar assim tanto a sua estrutura. Não haveria grande problema, na minha opinião, se a estrutura se mantivesse como está (é apenas a minha opinião, claro está, e já vi que há opiniões diferentes).

O problema de definir categorias que tentem ser exaustivas para descrever o conteúdo de determinada obra é muito difícil, já que muitas contêm elementos de várias categorias diferentes. O que é um conto, por exemplo? Podemos defini-lo como um texto de ficção com um tamanho menor que o de um romance? Mas, assim, os contos acabariam por cair nas categorias do romance, já que a única coisa que o distingue é o seu tamnho. E se um livro de contos tiver vários contos (perdoem-me as repetições...) de carácter diferente?

Não podem existir categorias absolutas que gradem a todos: vejam por exemplo as classificações e reclassificações que os biólogos fazem constantemente de grupos taxonómicos, de maneira que hoje em dia já ninguém sabe o que é verdadeiramente um peixe ou uma ave (eu sei que o exemplo pode parecer estranho a alguns de vocês, mas acreditem é a mesma coisa: a necessidade de a mente humana de arrumar tudo em compartimentos coloca problemas tanto em fóruns de literatura como na Zoologia wink.gif ).

Assim, o mais importante é arranjar definições que podem até não ser consensuais, mas que sirvam para os presente propósitos (isto soou um pouco pomposo? tongue.gif )

A minha proposta é a seguinte:
Ficção:englobaria textos ficcionados e as subcategorias seriam
- fantástico: aquilo a que chamaram ficção especulativa, isto é, não se passa num mundo real, e englobaria o actual fantástico, SciFi e, possivelmente, o terror (ajudem-me nesta... sad.gif )
-drama/romance: incluiria policiais, históricos e "romances cor-de-rosa", como alguém lhe chamou
-comédia
Poesia
Não-ficção: no sentido de biografias, ensaios, textos de opinião, estudos, etc.

Os livros de contos seriam incluídos nas categorias de ficção, consoante o tema das histórias.

Na parte de Conversa Geral, íncluir-se-iam as notícias e os lançamentos (que não percebo porque estão separadas, os cartoons/piadas e uma categoria com outras artes, por exemplo.
This is a "lo-fi" version of our main content. To view the full version with more information, formatting and images, please click here.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.