Efabulação

azert
Edição Única

Efabulação

Postby azert » 19 Nov 2008 20:24

Para ti? Uma mesa de madeira tosca com memórias no tampo de todas as acções, o cortar do pão, o picar da carne. Na lareira, um tacho de vegetais grosseiramente cortados, numa sopa espessa. Seguramente, nacos de carne.
À noite, as chamas eloquentes do fogo e o vértice de um cigarro, para onde convergiriam todos os pensamentos. Na cama, lencóis sem rodeios e abafos quentes. Uma janela virada para a humidade nas folhas de couve e os odores matinais da azáfama na capoeira.
Um frio acérrimo, botas sem pudor das bostas, um bagaço ao balcão do café, entre os homens. O rosto marcado por auroras de labuta e um lar de rude franqueza. Mas, por entre as hortênsias, uma rosa.
Image Image

Thanatos
Edição Única

Re: Efabulação

Postby Thanatos » 19 Nov 2008 20:36

Na lareira, um tacho de vegetais grosseiramente cortados, numa sopa espessa, substancial

Porque será que acho aquele termo ali no final deslocado? A mais? Ou pouco enquadrado? :unsure:

No resto fizeste-me lembrar do meu sogro. :tongue:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

azert
Edição Única

Postby azert » 19 Nov 2008 21:45

Thanatos wrote:No resto fizeste-me lembrar do meu sogro. :tongue:

Com rosa entre as hortênsias e tudo? "L'important c'est la rose" :rolleyes: :mrgreen4nw:

Quanto ao "substancial", és capaz de ter razão. :tongue: Admira-me não teres tropeçado também no acérrimo. :rolleyes:

EDIT: Pronto, tirei o substancial da sopa. Já está mais ao seu gosto? :devil:
Image Image

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 19 Nov 2008 22:25

não deixa de ser engraçado a mim, lembrar-me igualmente os sogros.....

Um pouco mais de texto? A explicar alguma finalidade da vida que levam?
A ideia é apenas mostrar a vida simples?
o inicio "para ti?"...porquê?
A ideia com que fico, é que...falta qualquer coisa.
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

azert
Edição Única

Postby azert » 20 Nov 2008 01:31

pco, vamos lá ver se consigo explicar-nos (a ti e a mim :mrgreen4nw: ).

Este texto não é uma narrativa, não conta uma história. É uma espécie de instantâneo imaginado. E imaginado, porquê? Bom, aí é que entra o "para ti". :mrgreen4nw:
Tentei imaginar que imagens (passe o pleonasmo) associaria a uma pessoa que reencontrei após muitos e muitos anos de afastamento. As que me ocorreram, foram as que pus aqui.
Claro que não retratam, em absoluto, a pessoa em questão, mas, por alguma razão que eu própria desconheço (e daí, talvez não), foram as imagens que me surgiram.

Resumindo: não ligues! :mrgreen4nw: :mrgreen4nw: :mrgreen4nw:
Image Image

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 20 Nov 2008 09:19

Gostei, acho que as imagens estão fortes com cheiro a campo e a relva acabada de cortar.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 20 Nov 2008 11:03

azert wrote:
Thanatos wrote:No resto fizeste-me lembrar do meu sogro. :tongue:

Com rosa entre as hortênsias e tudo? "L'important c'est la rose" :rolleyes: :mrgreen4nw:

Quanto ao "substancial", és capaz de ter razão. :tongue: Admira-me não teres tropeçado também no acérrimo. :rolleyes:

EDIT: Pronto, tirei o substancial da sopa. Já está mais ao seu gosto? :devil:

Eu sei que o importante é a rosa e não será decerto a rosa de Hiroshima, louca, estropiada. :wink:

E por acaso ainda assim penso nisso porque por mais matarruanos que as pessoas sejam algures existe nelas uma sensibilidade e uma competência que na sua devida altura poderá transparecer para os outros.

E não tropecei no acérrimo porque por essa altura já ia com o embalo do «modo Aquilino Ribeiro» em que mais termo menos termo a coisa chega a bom porto. :mrgreen4nw:

Também não gosto quando os autores fazem alterações por sugestão dos outros, a menos que estivéssemos numa relação escritor-editor. Eu limitei-me a comentar que achava o «substancial» algo trôpego naquela frase. Não faço ideia se isso se aplica a todos os leitores e penso que devias manter o termo mais que não seja para que outros também possam ler o mesmo que eu li.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 20 Nov 2008 12:10

Muito bonito, este texto. Pode dizer-se que é uma sopa substantiva! :smile:

A mim não me faz lembrar nada nenhuns sogros (era importante dizer isto antes que te sentisses tentada a mudar o titulo ao texto), faz-me lembrar uma casa no campo, rural/rude até às pétalas das ros... das hortaliças. E gente da vida, lá dentro.

(e as bostas sem pudor fazem-me lembrar as alturas em que vou pôr comida aos cães ao final do dia, quando já pouca claridade alumia o caminho... :mrgreen4nw:)

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

azert
Edição Única

Postby azert » 20 Nov 2008 17:18

Obrigada, Sam! :smile: Já começava a ficar traumatizada com isto da sogridade! :rolleyes:

Thanatos, se estivéssemos numa relação escritor/editor, talvez voltasse a colocar o substancial. Como não estamos, não o faço. Sou livre de concordar com as opiniões dos outros. :mrgreen4nw:
Image Image

Return to “azert”