Desafio - A Palavra de Deus

Aberto a todos, quer para colocação de propostas, quer para participação nas mesmas. Atenção: ler regulamento antes de participar.
Samwise
Realizador

Desafio - A Palavra de Deus

Postby Samwise » 19 Aug 2010 09:51

Imaginem que são o Deus criador dos Humanos (não interessa a religião em concreto) e que sentem chegada a hora de revelar a existência, de uma maneira explícita e objectiva, a toda a raça humana.

Escrevam um texto sobre como o fariam e o que diriam. O texto pode ser inclusivamente a mensagem final...

Sem limite de palavras ou de tempo.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

urukai
Edição Única

Re: Desafio - A Palavra de Deus

Postby urukai » 19 Aug 2010 10:09

Este é mt dificil.
Uma das representações de Deus que mais gostei foi a do Humberto Ramos na saga Crimson, Deus era uma criança muda que se limitava a distribuir rosas.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 19 Aug 2010 10:17

De qualquer maneira aqui fica a minha tentativa:

La kostaj Infanoj,
mi estas ĉi tie kaj mi estas ĉio. Mi vivis en tempolimo de vi de post la komencado. Vi miris min kun vi plej bone kaj detruis min kun via plej malbona. Mia definitiva donaco por vi estas mia foresto. Tiel adiaŭasu kaj pluvivu.
Dio

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 19 Aug 2010 12:32

Nice, Mr. U., Very Nice! (agora... alguém que me indique um dicionário online para esperanto, se não for muito trabalho. O teu Deus falhou numa coisa - a intenção da língua é uma coisa, o patamar instalado de compreensão é outra... :mrgreen: )
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

samuelperegrino
Rascunho

Postby samuelperegrino » 15 Sep 2010 16:11

A VINDA DO ÍCONE

Assim que Deus pisou na Terra, precisamente sobre o topo do Empire State Building, (acho que Deus imagina que o prédio ainda é o mais alto do mundo, ele está atrasado apenas uns 30 anos) descendo do céu com toda a pompa e glamour profetizada em inúmeras culturas e livros e tradições orais, os religiosos suspiravam de alívio e gritavam e choravam e rasgavam suas roupas, arrancando sangue do próprio corpo, ajoelhando sobre brasas, quando o viram descer lentamente numa nuvem dourada. Trovões e raios e um eclipse solar, o script fora perfeito. Nada de anjos. (não tenho nada contra os anjos, só acho que eles ficariam um pouco deslocados naquele cenário assustador com aquelas asinhas brancas e carinhas mimadas de "não me toques"), não, Deus estava só. Todos os olhos estavam na tela da televisão ou na internet ou no próprio prédio (para alguns sortudos). Era o momento mais importante para a raça humana. Seriam respondidas todas as questões: o propósito de nossa existência, a nossa origem, o futuro e a razão de nosso sofrimento (e se me deixassem perguntar alguma coisa, eu só queria saber sobre... Hum... Pensando bem, não to muito afim de saber nada não. A vida toda não me importei com o que a religião dizia sobre Deus, ele nunca me fez falta pra nada, não seria agora que iria surtir alguma diferença ou efeito, de qualquer forma, fiquei atento ao evento, como não tinha nada a fazer mesmo e o mundo inteiro havia parado).

Então, vieram os militares e o levaram à sede da Nações Unidas para que ele se pronunciasse oficialmente para todo o planeta, a vantagem de ser Deus numa hora dessas é poder fazer o milagre da glossolalia para que todo ser humano o entenda em seu idioma nativo. Inicialmente, Deus ia respondendo às indagações de filósofos, cientistas e líderes de governo. Depois vieram os religiosos trazendo suas especulações, e em seguida os ateus. As horas se passavam e Deus não se cansava de responder a tudo que lhe perguntavam, ele parecia estar em casa, de pé sobre a tribuna principal, centenas de câmeras e microfones na sua cara. De casa, pela TV pude perceber que uma gota de suor descia de suas têmporas, dando sinal de cansaço, mas ele não parava, respondia, conversava, explicava as distorções que os homens escreveram acerca de sua personalidade e poder. O público suspirava com as explicações metafísicas da matéria, da luz, de nossos corpos, das estrelas supernovas... (engraçado, imaginava Deus como um personagem de quadrinhos de ficção científica de um planeta bem distante, talvez com uns cem olhos de fúria e fogo saindo da sua boca, ou sei lá, um gigante ser como o Galactus, o Devorador de Mundos, mas Deus me surpreendeu! Tirando a magnificiência de sua chegada, ele se mostrara bem humano e simples, vestido socialmente com paletó e gravata, porém, discreto sem espadas flamejantes ou auréolas luminosas. Barba feita, olhos castanhos, cabelos pretos com alguns fios grisalhos, aparentava um homem de uns 40 anos de idade. Nada de barba longa e branca e semblante sério. Deus sorria para as crianças, contava piadas pra quebrar a tensão e se mostrara amável com todos), até que um ateu lhe tirou a sobriedade quando lhe perguntou, o que ele estava fazendo aqui na Terra depois de tanto tempo que passamos solitários envoltos em nossa mísera condição humana tendo que suportar a morte, destruição, guerras santas e profanas, ódio indiscriminado, assassinatos, corrupção, mentiras, fome, doenças, pragas, calamidades e toda espécie de torturas física, mental e espiritual, totalemente sozinhos; enganados por falsos profetas e falsos Messias e ilusórias promessas de uma melhor vida futura, onde livros forjados como sagrados em concílios mentirosos ditavam as regras do jogo da fé! "Onde Deus estava durante todos esses milênios que aprendemos a ser quem somos e a aceitar nossa situação no Universo. Não precisamos de você, Deus, não agora. Você chegou muito tarde."

Foram as últimas palavras do ateu quando se virou para a saída dando as costas ao Criador do Universo e tudo o mais. O auditório se silenciou por completo, Deus pareceu não acreditar no que havia acontecido, embora sua onisciência já o previra sobre aquilo, mas ele se deixou levar pelo sentimento de reflexão e abaixou sua cabeça e depois de um longo tempo e um suspirar profundo ele abriu os olhos lacrimejados e não havendo nada melhor a dizer, apenas disse:

"Me perdoem."

Last edited by samuelperegrino on 15 Sep 2010 16:36, edited 1 time in total.
Sam
________
Contos e Crônicas
samuelperegrino.blogspot.com

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 15 Sep 2010 16:34

Raisparta os suicidas. Acabaram-se-me as virgens.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 15 Sep 2010 17:08

Eu vim para ficar. Quem está mal, mude-se.

azert
Edição Única

Postby azert » 28 Oct 2010 02:58

I

O ínfimo.
A explosão.
A expansão.
Tudo.

II

Claridade. Primeiro, só uma luz ténue; depois, a pouco e pouco, a força da luz arrasta as cores e, com as cores, delineiam-se formas.

O espaço - o pequeno e o grande, o longe e o perto.

Sensações: frio/quente, claro/escuro, suave/brusco, leve/pesado, doce/amargo. Doce/amargo... profundidade, volume... si mesmo...

Sentir. Imaginar. Recordar. Ser.

III

Vozes, temperaturas, texturas – corpos. Pensamentos. Nós.

Nós, todos, tudo.

Todos. Tudo. Eu.

(Lá se foi o "explícita e objectiva") :rolleyes:
Image Image

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 09 Feb 2012 17:09

Hum, criei os humanos e estes criaram religiões de todas as maneiras e feitios, todos elas com falhas...

Raios e Relâmpagos...

Vou masé pegar na minha borracha ancestral e apagar-vos a todos deste planeta.

Falhei.

Cabeças
Comic Book

Postby Cabeças » 01 Apr 2012 05:10

Comunicado Final

A alguns Homens de Boa Vontade:

Para os que de entre a Humanidade puderem compreender esta mensagem, lamentamos informar que o Conselho Galáctico Universal declarou, por unanimidade e após diversas tentativas levadas a cabo durante muitos dos vossos séculos, a experiência levada a cabo no planeta por vós designado como "Terra", como falhada.

Foram efectuadas várias tentativas ao longo daquilo que entendem como "Tempo", no sentido de tentar viabilizar uma forma de vida (a vossa) com o intuito de posteriormente a integrar naquilo que alguns de vós designariam como uma civilização de seres "divinos". Embora sejam levados a cabo muitos destes projectos em várias galáxias relativamente a seres nos primeiros patamares daquilo que por vós é designado como "inteligência", lamentavelmente algumas experiências resultam invariavelmente em insucesso, independentemente dos esforços efectuados. Algumas espécies simplesmente parecem não conseguir evoluir em termos de viabilidade espiritual e intelectual, sendo recorrentemente vencidas pela animalidade básica que esteve na origem biológica da sua criação.

O que entendem como "Religião", e a entidade por alguns de vós conhecida como "Deus", faz parte de um dos planos estruturais que geralmente são induzidos em populações do tipo da vossa em estádios primitivos, no sentido de introduzir em termos simbólicos alguns conceitos básicos em termos relacionais, fornecendo alguns principios básicos que permitam facilitar a convivência naquilo designado por vós como "sociedade".

Todavia, o espaço conhecido por vós como "planeta" foi absolutamente depredado ao longo da vossa História, e aquilo por alguns de vós designado como a "Palavra de Deus", foi colocado na maioria das vezes ao serviço de interesses totalmente contrários ao propósito inicial, e com tais resultados negativos, que potenciaram diversos pedidos para o término antecipado da experiência referida. Em função dos maus resultados com a vossa experiência, foi aliás decidido que posteriormente e em relação a outras experiências com outras criaturas, será restringida a aplicação do conceito simbólico do "ser divino", dado este ter sido completamente subvertido pela vossa espécie.

Foram registadas algumas vontades em alguns sectores galácticos, no sentido de preservar alguns grupos de indivíduos prometedores, que provaram ao longo da vossa HIstória - como um de vós conhecido como Carl Sagan e alguns outros - não necessitarem de "amigos imaginários divinos" nem dos seus hipotéticos princípios escritos para terem uma percepção e uma actuação com os seus semelhantes que se traduziram em resultados considerados como positivos.

São precisamente apenas vós, um conjunto tipificado de indivíduos, que neste momento e de um modo global está a tomar conhecimento com esta mensagem. Foi no entanto decidido pelo Conselho Galáctico Universal, que o resultado desta experiência deve ser encarado em termos globais e finais.

Este comunicado serve dois propósitos:

O primeiro, fornecer-vos uma resposta objectiva que de algum modo possam encarar como uma recompensa, e vos permita sentir durante o tempo que vos resta - "AGORA" - algo que em termos analógicos poderia por alguns de vós ser designado como LUZ.

O segundo propósito corresponde ao término global e total da experiência, o que ocorrerá assim que tomarem conhecimento com a última frase deste comunicado:

FAÇAM-SE AS TREVAS.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 01 Apr 2012 18:42

Parafraseando Woody Allen a parafrasear Groucho Marx, "Eu não quero pertencer a um clube que me aceite como sócio!" :mrgreen:

Algures na tua colecção Argonauta há um livro intitulado Childhood's End (não me recordo da tradução que lhe fizeram para português, mas não tem nada a ver :P ) que aborda esta questão de uma maneira... tangencial à tua... :angel: É uma boa leitura - e inspirou até a capa para um álbum dos Led Zeppelin. :bow:

Se bem me recordo, acho que foi depois de ler esse livro que me ocorreu lançar este desafio. Entretanto já me esqueci do texto que pretendia escrever... :X

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 19 Apr 2012 22:28

Eu sou Aquele que todos evocam. E na verdade, verdade vos digo: a parábola da existência encontra-se no Crepúsculo que vos narro num crepúsculo do tempo.
Assinalai que o Pai é o Filho e o Filho é o Pai e notem que não exitiu alfa nem existirá ómega porque ómega é alfa.

(dito isto, Thanatos olhou para o seu relógio de pulso "do Final", entrou no seu bólide "do Príncipio" e rumou ao Finito!).
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 19 Apr 2012 22:42

João, como diria o meu puto, caso se dignasse visitar o BBdE, AWESOME. ^_^
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Twisted Wing
Rascunho

Postby Twisted Wing » 21 Apr 2012 11:22

Eu, como não sou de religião alguma, faria minhas as palavras de Richard Dwakins.
Image Image
Image Image

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 23 Apr 2012 10:44

Twisted Wing wrote:Eu, como não sou de religião alguma, faria minhas as palavras de Richard Dwakins.

Quais delas? :mrgreen:

Return to “Desafios BBdE”