Uma Conspiração de Estúpidos

<<

pcosta

Brochura

Post 10 Feb 2009 04:27

Uma Conspiração de Estúpidos

Uma Conspiração de Estúpidos de John kennedy Toole

Um livro genial, hilariante e de um estilo tão raro que é uma delícia ler e sentir-se arrebatado pela visão de alguém que é mesquinho, insolente, irritante, intolerante.... nem conto mais. O livro é fascinante.

John Kennedy Toole nasceu em 7 de Dezembro de 1937, em Nova Orleães. Suicidou-se, aos 31 anos, em 26 de Março de 1969. Sabe-se que não teve urna infância fácil, mas revelou ser um rapaz especialmente dotado - excelente aluno, talento para a música e para a escrita. Teve bolsas de estudo para frequentar as Universidades de Culane e Colambia.
Com apenas 16 anos, escreveu o seu primeiro livro - ""A Bíblia de Néon" -, que apresentou, sem êxito, a um concurso literário. E, durante os dois anos de tropa, em Porto Rico, escreveu um segundo e último romance - "Uma Conspiração de Estúpidos" - muito mais elaborado. Mas não teve melhor sorte. Começou por submetê-lo à apreciação de urna das mais importantes editoras americanas, que o recusou. E outras sete deram-lhe o mesmo destino.
A frustração que lhe foi criada por tal série de insucessos tê-lo-á levado ao suicídio. Mas quem poderia adivinhar que este seu romance viria, finalmente, a ser publicado em 1980 e, no ano seguinte, seria distinguido com o Prémio Pulitzer de Ficção?
in wook.pt
<<

Samwise

Edição Única

Post 10 Feb 2009 11:31

A história trágica do autor é quase uma sequência prática do título do livro...

Este foi um dos que comprei na última colecção da Sábado, mas ainda não me decidi a pegar nele.

Sam
«Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir.» - José Saramago - Diário II

«A alegria é uma queimadura que não se saboreia.»
(...)
«Se há qualquer coisa que se pode desejar sempre e obter algumas vezes, essa qualquer coisa é a ternura humana.» - Albert Camus - A Peste

BBdE-Zine V.II * * * * Lista de filmes 2010
<<

srd

Encadernado a Couro

Post 10 Feb 2009 12:31

Samwise wrote:Este foi um dos que comprei na última colecção da Sábado, mas ainda não me decidi a pegar nele.

x2

SD
<<

Dharma

Dicionário

Post 10 Feb 2009 12:43

srd wrote:
Samwise wrote:Este foi um dos que comprei na última colecção da Sábado, mas ainda não me decidi a pegar nele.

x2

SD

X3 :rofl2:
Li: A lenda do cisne - Jules Watson
Estou a ler: A rainha no palácio das correntes de ar - Stieg Larsson

"The mind is its own place, and in it self
Can make a heaven of hell, a hell of heaven."
<<

grayfox

Edição Única

Post 10 Feb 2009 13:08

Dharma wrote:
srd wrote:

x2

SD

x4 :smile:
2001: A Space Odissey is about eating ...early man goes from eating leaves and scraps to meat. Then the Russian scientists are waiting to have breakfast at Howard Johnsons. From there we see Hayward enjoying a meal on his journey to the moon. From there he is having sandwiches on the shuttle to the the Tyco crater. Then Frank and Dave are having dinner on Discovery 1 while watching the BBC feed. Up to then all the meals look pretty crappy, till the plunge into the place full of stars. As Dave begins his evolution to the Star Child, he has achieved the ultimate meal in a 5 star room in the space between our dimension and the next...he has achieved, the ultimate dinner. So there you go, the monolith is the quest to find a better way to eat.
<<

Samwise

Edição Única

Post 10 Feb 2009 13:10

Oh, no... the snowball effect strikes again! :biggrin:

Sam
«Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir.» - José Saramago - Diário II

«A alegria é uma queimadura que não se saboreia.»
(...)
«Se há qualquer coisa que se pode desejar sempre e obter algumas vezes, essa qualquer coisa é a ternura humana.» - Albert Camus - A Peste

BBdE-Zine V.II * * * * Lista de filmes 2010
<<

virose_pt

Dicionário

Post 10 Feb 2009 13:46

grayfoxpt wrote:
Dharma wrote:
srd wrote:[quote="Samwise"]Este foi um dos que comprei na última colecção da Sábado, mas ainda não me decidi a pegar nele.

x2

SD

[/quote]

x5
<<

Noiva Cadáver

Manifesto

Post 10 Feb 2009 19:59

virose_pt wrote:
grayfoxpt wrote:
Dharma wrote:[quote="srd"][quote="Samwise"]Este foi um dos que comprei na última colecção da Sábado, mas ainda não me decidi a pegar nele.

x2

SD

[/quote]

x5

[/quote]

x6 :whistling:
<!--fonto:Georgia--><span style="font-family:Georgia"><!--/fonto--><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#483d8b--><span style="color:#483d8b"><!--/coloro--><!--fonto:Verdana--><span style="font-family:Verdana"><!--/fonto--><!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><u><!--coloro:#000000--><span style="color:#000000"><!--/coloro--><!--colorc--></span><!--/colorc--></u><!--sizec--></span><!--/sizec--><!--sizec--></span><!--/sizec--><!--fontc--></span><!--/fontc--><i><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><br /><!--sizec--></span><!--/sizec--></i><!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec--><!--fontc--></span><!--/fontc-->
<<

Bubbles

Edição Limitada

Post 10 Feb 2009 20:02

x7 :rolleyes:
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Fotothing *** The Ground Beneath My Feet *** Bookworkms *** Facebook
<<

Lazy Cat

Edição Limitada

Location: no cu de judas, atrás do sol posto. or so they say...

Post 10 Feb 2009 20:28

x7,5. Fiquei interessada, mas não comprei o livro. =P
Image
The sun and the moon and the stars in the sky are laughing. They've seen it all before.
Image Lazy Cat Special Edition Image
<<

Rekoa_Meton

Brochura

Post 19 Feb 2009 23:09

Li aqui há uns bons tempos. Tinha uma leitura um pouco... surreal; eu não conseguia decidir se aquilo era uma maluqueira sem sentido ou um livro hilariante.

Mas se eu hoje tenho na minha lista de projectos a pensar num futuro próximo (i.e., daqui a quatro ou cinco anos) arranjar uma lista qualquer de todos os santos aprovados pelo Vaticano e quais as áreas por que velam, a culpa é toda, todinha deste livro.

E agora uma confissão/pergunta embaraçosa :blush: : afinal, que característica maravilhosa era essa que eles falavam no prefácio? Não me entendam mal, eu gostei do livro. Mas reli aquelas linhas a tentar perceber o que é que o homem (acho que era o editor) estava a falar, e nunca consegui chegar lá.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->«Nat achava-se superior às outras pessoas. Lia livros, e coisas assim.»<!--sizec--></span><!--/sizec--> <!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->em<!--sizec--></span><!--/sizec--> "<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Os Pássaros", de Daphne Du Maurier<!--sizec--></span><!--/sizec-->
<<

Dharma

Dicionário

Post 09 Feb 2010 12:50

Bem, agora que (finalmente) consegui acabar o livro, já posso dar a minha opinião.

Não é livro que tenha apreciado particularmente (e estou a ser politicamente correcta, algo que nem é muito normal em mim). Vou passar por cima do facto da personagem principal (Ignatius Reilly) ser irritante à brava ao ponto de eu querer que alguém a atropelasse mortalmente ao fim de 20 ou 30 páginas, fiquei particularmente desiludida com o que rodeia Ignatius. Pensei ao início que poderia facilmente saltar por cima de Ignatius se as personagens secundários valessem a pena, mas... não. Hilariante? Cómico? Nope.

Dou crédito a Toole por ter criado várias situações que vão encaixando. E também dou algum crédito pelas suas descrições de Nova Orleães e do ambiente da cidade. Tirando isso... é um enorme bocejo.

<<

Ignatius Wao

Manifesto

Post 14 Feb 2010 02:29

Dharma wrote: Vou passar por cima do facto da personagem principal (Ignatius Reilly) ser irritante à brava ao ponto de eu querer que alguém a atropelasse mortalmente ao fim de 20 ou 30 páginas(...)

Quem é que anda a dizer mal do Ignatius? :pissed:

Esse preguiçoso, guloso, paranóico, sociopáta, racista, homofóbico, mimado, que desnecessariamente vive ainda com a mãe, excessivamente obeso, atormentado por ventilações gástricas e intestinais frequentes, que visualiza maus filmes nas salas de cinema apenas pelo prazer de criticá-los em voz alta durante a exibição, que vive maniacamente obcecado pelos seus valores morais medievalistas, que nunca foge de brigas absurdas e hilariantes, que elabora constantemente teorias conspirativas sobre todos aqueles que o rodeiam...
Que figura formidável, que personagem. :bow: :bow:

Isto vale o que vale, mas Bolano, o novo menino bonito da crítica literária (embora tenha morrido a sete anos) colocava "Uma Conspiração de Estúpidos" no seu Top Five, ao lado de livros como "Moby Dick" e Dom Quixote". Não gosto muito do homem, mas que ele tem bom gosto, lá isso tem :P
<<

Dharma

Dicionário

Post 15 Feb 2010 14:19

Ignatius Wao wrote:Esse preguiçoso, guloso, paranóico, sociopáta, racista, homofóbico, mimado, que desnecessariamente vive ainda com a mãe, excessivamente obeso, atormentado por ventilações gástricas e intestinais frequentes, que visualiza maus filmes nas salas de cinema apenas pelo prazer de criticá-los em voz alta durante a exibição, que vive maniacamente obcecado pelos seus valores morais medievalistas, que nunca foge de brigas absurdas e hilariantes, que elabora constantemente teorias conspirativas sobre todos aqueles que o rodeiam...

... é um grandessíssimo chato. :P

<<

grayfox

Edição Única

Post 15 Feb 2010 14:55

Ando a ler e para já abro um sorriso de cada vez que teno imaginar qual será a reacção do ignacius a determinada situação!
2001: A Space Odissey is about eating ...early man goes from eating leaves and scraps to meat. Then the Russian scientists are waiting to have breakfast at Howard Johnsons. From there we see Hayward enjoying a meal on his journey to the moon. From there he is having sandwiches on the shuttle to the the Tyco crater. Then Frank and Dave are having dinner on Discovery 1 while watching the BBC feed. Up to then all the meals look pretty crappy, till the plunge into the place full of stars. As Dave begins his evolution to the Star Child, he has achieved the ultimate meal in a 5 star room in the space between our dimension and the next...he has achieved, the ultimate dinner. So there you go, the monolith is the quest to find a better way to eat.
Next

Return to Críticas - Opiniões