The Girl With the Dragon Tattoo - Stieg Larsson

<<

pageHunter

Dicionário

Post 03 Mar 2010 02:23

The Girl With the Dragon Tattoo - Stieg Larsson

Esta é a capa do livro que li

Image

mas para quem lê em português deve estar mais familiarizado com esta

Image

Forty years ago, Harriet Vanger disappeared from a family gathering on the island owned and inhabited by the powerful Vanger clan. Her body was never found, yet her uncle is convinced it was murder - and that the killer is a member of his own tightly knit but dysfunctional family. He employs disgraced financial journalist Mikael Blomkvist and the tattooed, truculent computer hacker Lisbeth Salander to investigate. When the pair link Harriet's disappearance to a number of grotesque murders from forty years ago, they begin to unravel a dark and appalling family history. But the Vangers are a secretive clan, and Blomkvist and Salander are about to find out just how far they are prepared to go to protect themselves.

É um livro rico em personagens e em diversidade de temáticas. A primeira metade do livro é um bocado parada, muito por culpa disso mesmo. Muitas personagens para dar a conhecer (a ponto de ter o meu separador cheio de notas para não me perder :blink: ), muito enredo para desembrulhar... O trama divide-se em vários pontos, desde a situação da revista Millennium que acaba de perder num processo judicial que levará o personagem principal Mikael Blomkvist a cumprir 3 meses na cadeia e a revolta contra Wennertrom, a luta de Lisbeth Salander pela sua independência e inclusão social, e finalmente (e a principal temática do livro), a investigação do desaparecimento de Lisbeth Salander à mais de 40 anos que se atravessa no caminho de Mikael Blomkvist.

Achei a primeira parte do livro interessante, embora não me tenha agarrado por aí além. As personagens do livro são complexas e bem construídas, embora não me tenha conseguido identificar muito com nenhuma delas. À medida que vamos lendo os primeiros capítulos vão surgindo personagens e mais personagens que só mais tarde se vão cruzar, e com elas chega-nos a descrição da sociedade sueca com principal ênfase no ambiente por detrás do jornalismo económico. É ainda nesta primeira metade do livro que nos é introduzida a família Vanger, o principal ingrediente deste livro, do meu ponto de vista.

Ao ser confrontado com o mistério do desaparecimento de Harriet Vanger, à mais de 40 anos, Mikael Blomkvist irá "esmiuçar" a família Vanger para perceber a verdade sobre este mistério. A família Vanger é o principal aperitivo deste livro, e fui o que mais me cativou. Ao explorarmos esta excêntrica família vamos formando as nossas suspeitas, e quando o personagem principal começa a conseguir progressos na sua investigação a leitura passa a ser compulsiva. É a parte melhor do livro e a que lhe confere mais valor sob o meu ponto de vista.

A minha opinião sobre o livro é que é um bom livro. 7/10 :tu:

Penso que o livro ganharia se fosse mais focado no mistério do desaparecimento da Harriet. Depois de descoberto o verdadeiro mistério sobre o seu desaparecimento ainda existem mais 50 penosas páginas para ler e que me retiraram o fascínio com que tinha ficado no clímax da intriga. Mesmo assim vale a pensa adquirir os dois restantes volumes para ler um dia destes...
Read
The Girl Who Played With Fire, Stieg Larsson
Ensaio Sobre a Lucidez, José Saramago
Balada da Praia dos Cães, José Cardoso Pires

Reading
River God, Wilbur Smith
<<

urukai

Edição Limitada

Post 03 Mar 2010 02:27

O livro vale por apenas duas palavras: Lisbeth Salander!
"Um dia um livro há-de escrever-me."

"Youtube killed all the other stars."
<<

pageHunter

Dicionário

Post 03 Mar 2010 02:31

urukai wrote:O livro vale por apenas duas palavras: Lisbeth Salander!

Sim, é de facto uma personagem pouco convencional o que nos causa um certo fascínio. Mas mesmo assim falta-lhe qualquer coisa...

Quando me lembro do livro o nome que me vem à cabeça curiosamente é o da rapariga desaparecida, a Harriet Vanger! Talvez porque o que me cativou mais a mim no livro tenha sido toda a história por detrás do seu desaparecimento mais do que o próprio Mikael e Lisbeth.
Read

Reading
River God, Wilbur Smith
<<

pageHunter

Dicionário

Post 09 Mar 2010 23:31

Vi este fim de semana o filme sueco que é a adaptação a este livro e gostei bastante. Não é uma adaptação tal e qual como o livro (como não o é nenhuma que eu conheça), mas é bastante fiel às personagens e ao tema em geral. É focado essencialmente no desaparecimento de Harriet Vanger e na história da Salander, deixando para a Millenium e o retrato socio-económico sueco em segundo plano, tal como eu gostaria que tivesse sido o livro :rolleyes:

Para quem leu o livro aconselho a visionar este filme. Dá um certo gozo ver a Lisbeth na TV ;)

Podem ver qual é o filme aqui.
Read

Reading
River God, Wilbur Smith
<<

urukai

Edição Limitada

Post 10 Mar 2010 00:18

Já o vi há uns tempos atrás... Preferi, de longe, o livro.
Já a minha mulher, que não o leu, gostou mt do filme.

Abraços
"Um dia um livro há-de escrever-me."

"Youtube killed all the other stars."

Return to Críticas - Opiniões