Pois.....

pco69
Cópia & Cola

Pois.....

Postby pco69 » 21 Feb 2014 11:02

http://livrariapodoslivros.blogspot.pt/ ... -toca.html

O Telefone toca:
Livreiro: Estou sim.
Cliente: Será que me pode ajudar. Eu estou à procura de um livro para a minha sobrinha. Ela tem seis anos e eu não tenho ideia nenhuma do que possa comprar.
Livreiro: Com certeza. Que tipo de livros ela costuma ler?
Cliente: Bem, a verdade é que não faço a mínima... Não a vejo muitas vezes. A minha irmã vive no estrangeiro e a menina só lê inglês.
Livreiro: Ok, qual é o nome dela?
Cliente: Sofia.
Livreiro: Ah, e que tal considerar a série do Dick King Smith, Sophie? Existe um título chamado Sophie’s Six.
Cliente: Ok, parece-me uma boa ideia.
Livreiro: Quer que verifique se o tenho em stock, tenho quase a certeza que sim.
Cliente: Não, não vale a pena. Vou encomendá-lo online.
Livreiro: Mas, mas… eu acabei de o recomendar.
Cliente: Eu sei e aprecio o que fez. É uma pena que a Amazon não tenha uma pessoa real a quem possa perguntar este tipo de coisas. Ainda bem que vos temos a vocês para nos aconselhar.
Livreiro: …!?

http://lojadehistorianatural.blogspot.p ... rcula.html

(...)
Fica o pedido: comprem na net, eu percebo, mas por favor, não me venham esfregar isso na cara. É simplesmente bater com o pau num ninho de vespas virem-me dizer essas coisas.
(...)
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Thanatos
Edição Única

Re: Pois.....

Postby Thanatos » 21 Feb 2014 14:51

Bem, lendo os posts deveria dizer que:

A Amazon paga cá o IVA do que a gente encomenda e graças às entregas via MRW criou uma data de postos de trabalho.

Quantos criaram essas livrarias? Pagam o IVA liquidado?

Pois...
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 21 Feb 2014 14:55

Thanatos wrote:Bem, lendo os posts deveria dizer que:

A Amazon paga cá o IVA do que a gente encomenda e graças às entregas via MRW criou uma data de postos de trabalho.

Quantos criaram essas livrarias? Pagam o IVA liquidado?

Pois...

Já uma vez tivemos uma discussão parecida, mas não querendo tomar partidos (até porque este fórum fez mais por acabar com a minha necessidade de livreiros do que a amazon ou o BD juntos) mas nem os números da MRW substituem as livrarias (afinal os livros tanto têm de chegar à livraria como a minha casa), nem tenho a certeza se o número de livrarias que foi/pode ser eliminada é compensado pelo número de condutores da MRW.

E na questão da fiscalidade, se calhar seria mais prático falar das leis e das condições dos inspectores da DGCI do que da bonomia da amazon.

Dito de outra forma, esse argumento não poderá ser uma coisa tipo Estaleiros de Viana, em que acabamos com 700, mas criamos 40?
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 21 Feb 2014 15:49

O meu post passa também por tentar alertar de que em mercado livre a sardinha tem de aprender a nadar com a baleia.

Porque raios as livrarias não oferecem aquilo que a Amazon e afins não oferecem? Ponham os olhos na bdmania que se sabe orientar numa área em que, à partida, a Amazon os derrotava.

Entretanto... http://bookriot.com/2014/02/19/amazon-w ... e-problem/
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 23 Feb 2014 12:07

As editora estão aos pouco a aprender. Conseguem-se promoções boas quase todos os meses. Ainda este mês com aquilo da Presença dos livros grátis encomendei um e ontem ao ir à MediaMarket tinha lá uma pilha de livro LEYA a 4,90€ :) (e o filho de Odin a 3,50€, mas ninguém quer saber disso) :p (Ah e as editora agoram andam a baixar imenso os preço de algun livros "antigos") Comprei o primeiro da Kim Harrison a 9€ e a Gárgula por 2,90€ :D Infelizmente alguns ebooks continuam caríssimo (18€ por um ebook de 152 páginas ... pff)

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 23 Feb 2014 14:14

Thanatos wrote:O meu post passa também por tentar alertar de que em mercado livre a sardinha tem de aprender a nadar com a baleia.

Porque raios as livrarias não oferecem aquilo que a Amazon e afins não oferecem? Ponham os olhos na bdmania que se sabe orientar numa área em que, à partida, a Amazon os derrotava.

Pronto, agora já estamos a ter uma discussão a sério!

Começando pelo link (que removi da citação, mas recomendo a leitura a muito boa gente), é basicamente isso!

Por outro lado, o motivo pelo qual normalmente perco mais tempo em livrarias do que em sites (não confundir "perder tempo" com "fazer compras") é mesmo o facto da confusão não se limitar aos saldos do dia, o catálogo é infinitamente mais fácil de percorrer e dá-me menos dor de cabeça. Ah! E não vivo obcecado em comprar novidades. Quer dizer, de vez em quando lá vem uma (normalmente com selo Thanatos ou afins), mas com a pilha que há aqui para ler, não me preocupam os livros que têm destaque nos sites ou nos retalhistas.

Quando aqui quero distinguir um sítio onde se vendem livros de uma livraria chego ao que tu dizes da sardinha e da baleia. Se calhar até há um imenso mar onde a sardinha pode nadar sem concorrer com a baleia, vivendo dos restos desta e o que falta é a sardinha sair da lata e querer mesmo nadar. Claro que o mercado do livro em massa não é para livrarias, mas sejamos francos, elas nunca foram para o público em geral...

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 23 Feb 2014 21:57

Na verdade, o meu post não era sobre as dificuldades que as livrarias 'tradicionais' enfrentam. Era mesmo sobre a estupidez e sobretudo, incorrecção de ir (ou no caso do primeiro, telefonar) a uma livraria, aproveitar as facilidades de poder manusear um livro e depois dar-se ao luxo de dizer que 'vai comprar na net'. :ph34r:

Relativamente a sardinhas e baleias, creio que as sardinhas já descobriram que só ficam com as sobras. e muitas vezes, o que as sardinhas reclamam não é tanto com os 'compradores' mas mais com as editoras que lhes fazem preços muitas vezes superiores aos que fazem às grandes superfícies. E por vezes ainda fazem promoções elas próprias... :whistle:

Ainda me lembro de um comentário de alguém que disse haver proprietários de livrarias a comprarem livros na feira do livro durante a hora H, porque lhes ficava muitíssimo mais barato que encomendando directamente à/às editora/as. :X

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 23 Feb 2014 22:11

Não é bem estupidez é mais "chico-espertismo" XD

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 24 Feb 2014 16:18

Pois o que fica é mais um misto de chico-espertismo com incorrecção comercial. O caso do telefonema a ser verídico então é de bradar aos céus...

Li há uns anos um comentário, não sei se do Jaime no blog da PdL ou de algum anglófono, que de cada vez que via alguém tirar um caderno de apontamentos na sua loja, lhe dava um arrepio por ser tempo que mais valia ter a casa fechada. Por acaso passei a ter o cuidado de deixar de tirar apontamentos dentro das livrarias :unsure: , mas isso não me resolve o problema de apenas raramente ter uma lista de coisas que quero mesmo comprar, apesar de não gostar de comprar novidades.

---//---

Pois... É capaz de ter sido o mesmo blog.

Numa questão de restos da baleia, isso das horas H e das promoções dos sites tanto é acessível ao público em geral, como ao livreiro em particular, ou costumam haver condições? E já agora, o nosso perito fiscal ( :angel: ) não sabe dizer se há algum crime em que o praticante da revenda desses livros incorra?

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 24 Feb 2014 19:39

Ao contrário do que possa parecer o Fisco está-se nas tintas paa as relações comerciais entre parceiros. Naturalmente quer-me parecer que entre um livreiro e um editor deve haver alguma relação contratual que obviasse à xico-esperteza de comprar em promoção por fora da normal relação comercial entre eles.

Agora onde eu vejo logo um problema é na questão da guia de transporte que é documento obrigatório quando se leva bens de um lado para o outro (vd. Regime de Bens em Circulação) e que nos últimos tempos teve uma caganeira legislativa a tal ponto que algum dia até irmos nós às compras temos de passar a andar com guia. Portanto, das duas uma, ou o livreiro só vai comprar um exemplar de cada livro e se for parado em operação fiscal alega que são para consumo próprio (como eu ou tu, na ótica de consumidor) ou então se vai várias vezes comprar os mesmos livros calhando acaba por não poupar nada. Isto porque, admito, nas barraquinhas da Feira do Livro não passam guia a ninguém.

Finalmente se eu fosse inspetor do Fisco daqueles mesmo mauzinhos e ele me mostrasse como ativos livros comprados no mercado de revenda eu caía em cima do gajo caso ele não estivesse coletado para venda de bens usados (que tem as suas leis próprias), ou seja, mais tarde ou mais cedo o xico-espertismo morde sempre um gajo no traseiro. E é à pála dos xicos-espertos que nada consegue ir para a frente. Os cumpridores desistem a meio da jornada, os xicos-espertos obrigam-nos a desistir.

Quanto à situação do post original: calhando os livreiros deixam de dar informações por telefone a menos que seja a clientes conhecidos - e considerando que atuam num mercado quase de nicho não é muito difícil conhecer as caras - e começam a ser menos agradáveis para com quem vai ver as modas à livraria.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 16 Sep 2014 15:46

Por preguiça de criar novo tópico, vai mesmo neste :)

http://www.publico.pt/culturaipsilon/no ... al-1669737

Há menos editoras, menos livrarias e vendem-se menos livros em Portugal
(...)
Estas são as principais conclusões de um estudo encomendado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) ao ISCTE-IUL, depois de no ano passado várias livrarias independentes terem acusado redes livreiras como a FNAC e a Bertrand de violarem a lei do preço fixo do livro. As conclusões não são propriamente uma novidade mas para o presidente da APEL vêm dar força à necessidade de uma mudança no mercado livreiro, que precisa de ser dinamizado.
(...)

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 01 Nov 2014 11:39

Assim de repente. Acho muita falta de educação essas pessoas que mandam à cara de trabalhadores honestos que vão comprar na concorrência porque é mais barato, especialmente nestes casos em que antes recorrem a serviços, mais quando muitas dessas pessoas dizem isso como forma de chantagem, esperando apanhar um ingénuo que diga "espere lá que eu faço um preço mais acessível", de preferência um "descontinho" de 50% para cima. O pior é que parece que estas criaturas são cada vez mais frequentes, provavelmente uma das consequências do incentivo ao consumo desenfreado.

Quanto à Amazon e afins, há muito a dizer e não sou a pessoa indicada para o fazer. Mas vou dar uns "tostões" para a discussão. Empresas com grande poder de mercado é mau, tivemos ha pouco uma amostra do que a Amazon é capaz, com o aumento súbito nas despesas de envio, com diferença de valores considerável. Se houvesse empresas a concorrer ao mesmo nível não poderia fazer isso, pois sujeitava-se a perder muitos clientes. Os conflitos entre editoras e livreiros também têm sido uma constante, vemos com a Amazon, em Portugal sobretudo entre editoras e distribuidoras. O domínio de algumas empresas a par com o reduzido número de leitores tem levado cá e lá à perda de qualidade, que afeta os leitores que procuram mais do que best sellers e reedições.

Como muitos leitores tenho contribuído para a "morte" e "estrangulamento" de boas editoras. Sem grande hipótese. O próprio mercado me obriga a isso, tenho de procurar preços baixos porque o rendimento é baixo. Assim, em vez de comprar os livros da Antígona e da Cavalo de Ferro a p.v.p. às próprias editoras, acabo a comprá-los em segunda mão e a livrarias como a Fnac ou a Wook quando estão em promoção. No entanto, a Internet pouca culpa tem ao contrário do que alguns meios de comiunicação procuram passar, tem aproximado empresas de compradores, especialmente pequenos negócios e contribuido para a venda direta ou quase de diversos produtos, incluindo livros.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 04 Nov 2014 13:35

De certa forma, como é que comprar à FNAC ou à Wook é diferente de comprar à amazon em vez de comprar directamente às editoras? Confesso que se fizermos do nosso cavalo de batalha a morte e o estrangulamento de boas editoras, não há nenhuma grande diferença entre ir à Fnac, à Amazon ou à Wook. Quer dizer, se calhar até há. Tenho uma vaga memória de ser mais fácil encontrar edições pouco recentes na Amazon e na Wook do que na FNAC!

Return to “Geral”