Postby Bugman » 29 Oct 2015 10:16
Elsefire mistura duas coisas. Esquerda e Direita com conservadorismo/liberalismo moral (aqui penso que falas de costumes). Num mundo em 3D a política tem evoluído para visões mais bidimensionais.
Ou seja, podes ter forças de esquerda conservadoras ou liberais, tal como podes ter forças de direita conservadoras ou liberais. No caso da direita destaco o Governo Sombra, o programa da TSF, que se apresenta com Pedro Mexia, uma figura da direita consrvadora, e João Miguel Tavares, uma figura da direita liberal.
A questão da área em que as pessoas se revêm não deveria mudar com a actualidade política. Aliás, essa visão é bastante sintomática do mal português. A questão não é com a área, ver onde te encaixas é o passo final. A questão é o que é que achas que é o teu modelo de sociedade. És daqueles que achas que não faz sentido a noção de bem comum ou alguém que acha que todos somos responsáveis por todos. Ou estás algures no meio? E estando no meio, priveligias a liberdade individual ao nível dos comportamentos ou achas que devemos ter um tipo de comportamento padronizado a nível social? E achas que a defesa do ambiente deve ser deixada ao cuidado de cada um, ou devemos ter uma abordagem comum? E as empresas, devem ser taxadas como qualquer singular ou devem ter direito a menos impostos porque os seus elementos estão sujeitos à outra tributação?
No fundo, o exercício proposto é um pouco aquele exercício d'A República de desenhar a Polis ideal. Mais do que saber se alguém é de esquerda ou direita a importância é saber que ideias defende. E que compromissos está disposto a fazer para aderir ao jogo democrático!
A PENA online |
O Bug CulturalNormalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela