Acerca da Pirataria

Samwise
Realizador

Acerca da Pirataria

Postby Samwise » 17 Apr 2009 17:10

Fundadores do Pirate Bay condenados a um ano de prisão por cumplicidade em partilha ilegal de ficheiros

Um tribunal de Estocolmo, na Suécia, condenou hoje a um ano de prisão quatro homens responsáveis pelo Pirate Bay, o maior site de torrents do Mundo. O site foi acusado por várias companhias da indústria discográfica e do cinema de facilitar a partilha ilegal de ficheiros.

Os fundadores da página, Frederik Neij, Gottfrid Svartholm Warg e Peter Sunde foram condenados juntamente com Carl Lundstrom, o fornecedor do serviço de acesso à Internet (ou ISP) onde o site estava hospedado. Para além da pena de prisão, os condenados terão de pagar 30 milhões de coroas suecas (2,7 milhões de euros) em indemnizações. A acusação tinha exigido compensações no valor de 117 milhões de coroas (11 milhões de euros). O julgamento decorreu entre dia 15 de Fevereiro e três de Março, mas só hoje foi conhecida a sentença.

Numa mensagem via Twitter, Peter Sunde desdramatizou o resultado do julgamento, afirmando que tudo não passa de "teatro para os mass media". Anteriormente, os fundadores do site tinham afirmado que iriam recorrer da sentença caso fossem considerados culpados.

De acordo com a AFP, a International Federation of Phonographic Industries (IFPI), associação que representa grandes empresas da indústria discográfica como a Sony BMG e a Universal, afirmou num comunicado que esta sentença era uma "boa notícia" para a comunidade artística. "O tribunal atribuiu uma sentença bastante dissuasora, que reflecte a gravidade dos crimes cometidos" escreveu John Kennedy, presidente da IFPI, no comunicado. A IFPI foi uma das associações a processar o Pirate Bay.

Ao meio dia (uma da tarde na Suécia), Peter Sunde deu uma conferência de imprensa online, através do site sueco www.bambuser.com. Os espectadores puderam enviar perguntas a Peter, mas a ligação foi várias vezes abaixo, devido à enorme quantidade de visitas ao site.

O porta-voz do Pirate Bay mostrou-se descontraído com a sentença. "Todos nos rimos com o resultado. Uma pena de prisão é de facto um assunto sério, mas tão bizarro que só nos conseguimos rir" afirmou Sunde. Quanto à indemnização, Peter disse que nenhum dos quatro condenados poderia pagar aquela soma, nem pagaria mesmo que pudesse.

O porta-voz do grupo de piratas mostrou-se confiante de que iria ganhar o apelo da sentença. Esse processo pode, no entanto, "demorar cinco a seis anos" explicou Sunde.

Questionado sobre qual o efeito que este caso teria na prática de file-sharing ilegal, Sunde afirmou que nada iria mudar. "Na Suécia os menores de 15 anos não podem beber álcool nem ter relações sexuais, mas isso nunca os impediu de o fazerem. Com o file-sharing será igual."

Fundado em 2003, o Pirate Bay não aloja nenhum conteúdo protegido por direitos de autor, mas funciona como motor de busca para torrents, pequenos ficheiros que permitem a partilha de conteúdos entre computadores, mesmo que essa partilha não seja autorizada.

Notícia via Público

O site continua no ar... :blink: :joker: :pcorn:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Re: Acerca da Pirataria

Postby Thanatos » 17 Apr 2009 17:22

Continua no ar porque eles agora estão na fase do processo que permite o recurso. Aé que transite em julgado o recurso nem vão dentro, nem pagam nada nem lhes podem "fechar" o site.

E mesmo que fechem... os clientes de torrent já fazem buscas por n sites, mininova, btjunkie, etc. Isto é uma hidra autêntica.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 17 Apr 2009 17:33

O problema disto tudo (para os que acusam) é que a Internet não tem fronteiras, e como tal está sujeita às interpretações legais de cada pais individualmente. Uma decisão judicial num determinado país só afecta esse mesmo país.

Mas a questão do Google é pertinente à mesma. O Google também permite encontrar torrents. E os outros motores de pesquisa TODOS também o permitem. Será que a Suécia deve bloquear o acesso a todos os motores de pesquisa para os seus cidadãos internautas? Quanto a questões de coerência, devia fazer isso mesmo.

Não é com estes processos que se dá conta do problema.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 17 Apr 2009 17:39

Samwise wrote:Não é com estes processos que se dá conta do problema.

Sam

Pois, o problema passa mesmo por aí. Sem dúvida, piratear é ilegal, viola os direitos de autor que as empresas pagam para possuir, um editora é que põe o seu dinheiro em risco para distribuir um artista. Os artistas que se vêm chorar para a praça publica não tinham uma pistola apontada à cabeça quando assinaram os contratos. As editoras têm o direito de praticar o preço que quiserem e quem não concorda tem o direito de não comprar.

Outra coisa completamente diferente é: será que a pirataria prejudica mesmo as vendas? Ou será um bom bode expiatório para justificar quedas de vendas devido à fraca qualidade do material?
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Apr 2009 17:42

Para mim isto passa por uma profunda revisão da legislação de direito de autor e por uma revisão profunda da relação artista/público. O middleman que é o editor foi uma figura que surgiu algures no processo e que se calhar ainda tem o seu lugar.

Por exemplo eu mais depressa compro um álbum editado pela Universal ou pela Sony do que um CD-R feito pelo próprio artista. A menos que ouça amostras da música dele. Mas depois a produção (tempo de estúdio) é caro. Paga o artista uma superprodução do seu próprio bolso sem ter garantias de conseguir vender seja o que for? Quem lhe garante a ele que também não o pirateiam?

As editoras aqui funcionam como um garante de investimento. Pagam o estúdio, pagam o marketing, fazem a distribuição, etc. Arcam com uma fatia grossa das despesas (incluindo os quartos de hotel destruídos :tongue:)... ora assim sendo parece legítimo que...

Mas... e se os artistas funcionassem numa perspectiva mais feudal como os antigos jograis? E conforme fossem tendo fãs seriam eles a suportá-los? Ou seja seria um processo meritocrático. Funcionava enquanto tivessem fãs e teriam mais fãs quanto melhores fossem. Digo eu.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 17 Apr 2009 18:06

e se os artistas reconhecessem que sem as editoras não iam a lado nenhum?

Ray_of_Darkness
Encadernado a Couro

Postby Ray_of_Darkness » 17 Apr 2009 18:09

Por curiosidade, há algum site português que venda álbuns ou músicas em mp3? À semelhança do que é feito na Amazon...
<a href="http://madebynatercia.blogspot.com" target="_blank">Made By...Natércia</a>

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Apr 2009 18:14

Ray_of_Darkness wrote:Por curiosidade, há algum site português que venda álbuns ou músicas em mp3? À semelhança do que é feito na Amazon...

Bem, não é português mas a iTunes Store vende para Portugal. Tens de usar o iTunes como frontend.

Se quiseres ouvir músicas à pála por streaming tens a LastFm. (btw também estou por lá :tongue:)

Ray_of_Darkness
Encadernado a Couro

Postby Ray_of_Darkness » 17 Apr 2009 18:32

Thanatos wrote:
Ray_of_Darkness wrote:Por curiosidade, há algum site português que venda álbuns ou músicas em mp3? À semelhança do que é feito na Amazon...

Bem, não é português mas a iTunes Store vende para Portugal. Tens de usar o iTunes como frontend.

Se quiseres ouvir músicas à pála por streaming tens a LastFm. (btw também estou por lá :tongue: )

Estava a tentar ver as músicas e os preços do iTunes, mas parece que tenho de afzer download e instalar um programa qualquer... Depois lembrei-me que tinha visto por aqui um post teu a reclamar de qualquer coisa. :mrgreen4nw: As músicas continuam a €1,29? Acho demasiado se compararmos com a Amazon... É que quando tento abrir uma música para ver a informação aparece "Download iTunes and discover what makes it the world's most popular digital media player. Turn your CD collection into a digital music collection. Buy songs for 99¢ each. Download movies, TV shows, and more." Não me digas que para os EUA pagarias $0.99 e nós pagamos €1,29! Se for assim, bem que faço downloads ilegais.
<a href="http://madebynatercia.blogspot.com" target="_blank">Made By...Natércia</a>

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Apr 2009 18:40

Ray_of_Darkness wrote:
Thanatos wrote:

Se quiseres ouvir músicas à pála por streaming tens a LastFm. (btw também estou por lá :tongue: )

Estava a tentar ver as músicas e os preços do iTunes, mas parece que tenho de afzer download e instalar um programa qualquer... Depois lembrei-me que tinha visto por aqui um post teu a reclamar de qualquer coisa. :mrgreen4nw: As músicas continuam a €1,29? Acho demasiado se compararmos com a Amazon... É que quando tento abrir uma música para ver a informação aparece "Download iTunes and discover what makes it the world's most popular digital media player. Turn your CD collection into a digital music collection. Buy songs for 99¢ each. Download movies, TV shows, and more." Não me digas que para os EUA pagarias $0.99 e nós pagamos €1,29! Se for assim, bem que faço downloads ilegais.

O que eu disse de usar o iTunes como frontend é precisamente isso! Descarregas o iTunes que é basicamente um Media Player e a partir dele acedes à iTunes Store. Claro que precisas criar uma conta se quiseres ter acesso seja ao que for. Recentemente passaram também a alugar filmes e séries em alta definição mas por cá (Europa) ainda só na UK e na Alemanha mas os outros países devem vir já a seguir.

Finalmente os preços são para todo o mundo. Obviamente que 99 cêntimos americanos são menos que 99 cêntimos europeus mas isso... temos pena. Mas estou como tu, pagar 1 aéreo e 29 por UMA faixa?? Vai lá vai! Antes fumar! :mrgreen4nw:

P.S.: esqueci-me de dizer que ao criares uma conta ficas "limitada" à store do teu país, i.e. há algumas coisas que não podes comprar embora as vejas nas stores USA. É só para dar ideias de emigrar...

Ray_of_Darkness
Encadernado a Couro

Postby Ray_of_Darkness » 17 Apr 2009 19:07

Thanatos wrote:P.S.: esqueci-me de dizer que ao criares uma conta ficas "limitada" à store do teu país, i.e. há algumas coisas que não podes comprar embora as vejas nas stores USA. É só para dar ideias de emigrar...

Olha que é mesmo... Espero que, com o passar do tempo, as diferenças comecem a ser cada vez menores.

Quanto à pirataria, não acredito que acabe tão cedo. Eu estou disposta a pagar €0,99 por música; acho que os músicos merecem o investimento. Comprar cd's nas lojas nacionais é que é mais complicado. É pena que não haja uma base para artistas portugueses; não sei se o iTunes tem variedade nesse campo. Creio que as editoras e as lojas vão ter de adoptar outras soluções.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Apr 2009 19:10

Ray_of_Darkness wrote:É pena que não haja uma base para artistas portugueses; não sei se o iTunes tem variedade nesse campo. Creio que as editoras e as lojas vão ter de adoptar outras soluções.

O iTunes tem vários artistas nacionais disponíveis. Bastantes até.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 17 Apr 2009 21:37

Thanatos wrote:O iTunes tem vários artistas nacionais disponíveis. Bastantes até.

As músicas do iTunes têm DRM?
lembrei-me de uma coisa, menti quando disse que nunca comprei musicas, ja comprei prai meia dúzia para o Rock Band :smile: !

Titantropo
Livro de Bolso

Postby Titantropo » 17 Apr 2009 23:05

Se as editoras ou empresas cinematográficas (vou referi-me sempre ao caso da Sony) não pretendem perder dinheiro com direitos de autor, para que vendem milhões de cd e dvd graváveis e para que têm um programa de gravação? Só para dados ou para as músicas que se compram na net? Muitas vezes até são eles próprios que põem as coisas cá fora para poderem vender mais cd graváveis. Não fazem lucro de uma maneira, fazem de outra. E quantos milhões não ganham em cinema, dvd, bluray, merchandising... Tudo com custos exorbitantes que não lembram a ninguém.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 18 Apr 2009 11:43

Um post de Martyn Daniels que vem focar precisamente o que já outros aqui debateram. Qual o peso e medida de se perseguir uns e não outros, nomeadamente no que respeita ao "disponibilizar links para material com direitos de autor". Algo me diz que esta decisão do tribunal sueco ainda vai fazer correr tinta.

Return to “Geral”