29 Oct 2009 01:05 by Aignes
Sofiushka wrote:Talvez sim, mas se queremos ser mesmo picuinhas, o Halloween é apenas mais um resultado da mistura entre as tradições e rituais pagãos com "novas" tradições trazidas pelo cristianismo. Neste caso o galaico-celta Samhain e o Dia de Todos os Santos. A própria palavra halloween deriva de all hallows' eve, ou seja, véspera de todos os santos.
O Samhain era uma celebração de fim de ano, e estava também relacionada com as colheitas. Por cá, no dia de Todos os Santos também havia uma espécie de trick or treating - as crianças recebiam bolinhos e frutos secos em vez de doces, e até há pouco tempo ainda faziam o pedido de pão-por-deus
Eu pedi pão-por-deus um ano, tinha aí uns 10 anos. Suponho que agora já não se faça com os raptos e afins.
Não sei donde é que vem o pão-por-deus, por acaso. Mas é mais um caso ilustrativo da apropriação dos cristãos: "Então os pagãos fazem uma grande festa de culto aos mortos e fim do ano nesta data? Vamos chamar-lhe outra coisa e eles sem darem conta passam a festejar a nossa festa também"
Acho sempre engraçado que na altura o Samhain era o festival celta mais sério, com a homenagem aos mortos e os rituais e afins, mas agora o Halloween já não tem nada disso associado (excepto para quem pratica alguma fé pagã, suponho).
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»