Postby Samwise » 23 Nov 2009 12:36
Como tenho feito em outros casos, deixo uma sugestão para complementar este Scarface: o Carlito's Way, também de De Palma e também com Al Pacino a principal. Foi (e é) o filme que mais gostei deste realizador e que de certa forma deve um pouco da sua existência a Scarface, tendo algumas similaridades com este - trata de uma realidade parecida - a vida de um "pequeno" criminoso de bairro, desta feita com um plano de fundo situado nos anos 90.
Não sei se posso afirmar que seja um melhor filme que Scarface (até porque é algo desequilibrado), mas posso afirmar que tem qualidades específicas que o tornam uma jóia. Para além de um Al Pacino noutra interpretação de alto nível, todo o elenco de secundários é notável (sem excepções), com um Sean Penn a mostrar e a justificar, já nessa altura, as qualidades que hoje parecem evidentes. O filme é quase uma montra para a imensa habilidade que De Palma tem para filmar sequências de continuidade. A forma como segue os personagens, como intercala a câmara subjectiva com a "terceira pessoa", como se envolve directamente na acção fazendo-nos "estar lá", como não tem medo de experimentar ousadias imaginativas que é raro ver no cinema - a "cinematografia" deste filme é toda de alto calibre. A perseguição final, que culmina na Grand Central Station, é uma das melhores sequências de acção de sempre, pela tensão e pelo suspense que colocam em cena, digo eu - tudo fruto da habilidade com a movimentação da câmara.
Comparando com Scarface, este filme perde em questões de encenação de violência mas ganha em envolvimento emocional. E de que maneira...
De Palma gosta de evocar os clássicos nos seus filmes, e a voz-off, neste Carlito's Way, traz reminiscências dessa pérola da Sétima Arte chamada Sunset Blvd.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -
8½ Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert
-
Monturo Fotográfico -
Câmara Subjectiva -