Grande passatempo de Cinema a Preto-e-Branco

Tópicos que envolvam mostras de imagens de/sobre filmes
Samwise
Realizador

Grande passatempo de Cinema a Preto-e-Branco

Postby Samwise » 05 Sep 2011 23:06

Para este novo passatempo, a ideia é ser igual à dos anteriores e baseia-se na identificação de filmes representados por fotogramas.

No total vão ser apresentados 125 cenas de filmes a Preto-e-Branco, agregados em 5 tópicos diferentes (25 imagens por tópico), começando pelo nível de dificuldade mais simples e terminando no mais difícil - isto hipoteticamente falando, e segundo a minha noção própria do conhecimento geral que há sobre as obras. Os 5 tópicos serão colocados um de cada vez, e cada novo tópico aparece apenas quando o anterior estiver completo.

São 125 filmes de realizadores diferentes, a esmagadora maioria dos quais foram sucessos de crítica e de público, e compreendem: historicamente, toda a cronologia do cinema desde que foi inventado e massificado; geograficamente, os focos mais importantes em que se verificaram os grandes movimentos e evoluções; e, tematicamente, todos os géneros menos um ( :whistle: ). Hollywood aparece em primeiro plano, mas no total não está em maioria de representação. Não é naturalmente possível representar todos os grandes realizadores da história num punhado de 125, e tive de fazer algumas concessões "dolorosas", mas compreendam que organizar uma iniciativa destas implica fazer necessariamente escolhas e que há omissões importantes (não se irritem se não virem representado o vosso realizador favorito :D ). Ainda assim, reservei-me ao direito de enfiar algumas escolhas pessoais mais ariscas, poucas, ao lote final, roubando para isso espaço a alguns nomes de vulto (shame on me...).

O passatempo vai aparecer ao mesmo tempo no BBdE e no DVD Mania, mas o concurso é mantido em separado. Se alguém acertar um filme num dos fóruns, isso não implica que o filme fique identificado no outro - embora haja sempre o problema de aparecer o título do filme visível primeiro num dos lados (aqui funciona o bom-senso: participar sem ver as soluções que podem ir aparecendo no outro fórum é sempre uma opção própria - cabular e copiar pelo vizinho do lado sempre foram "soluções participativas" que dão frutos, mas não são os que sabem melhor...).

Para não haver questões de dominância participativa, há regras específicas.

Para o BBdE, cada forista fica limitado a colocar duas tentativas de identificação por dia. No final do dia eu revelo quem acertou em que filmes. Entre a uma e as seis da manhã, o desafio fica fechado a participações. É neste período que faço a actualização do tópico. Isto repete-se diariamente até os filmes no tópico estarem todos correctamente identificados.

Dando um exemplo de como as coisas se poderão passar, imaginem que têm a seguinte imagem:

...

13
Image

...

Num determinado dia, o forista VSHJ participa dizendo que o fotograma 13 é do filme Ed Wood.

Logo a seguir, um outro forista,o KJJL, olha melhor para a imagem e, não vendo nem o Johnny Depp nem a Sarah Jessica Parker, participa dizendo que a imagem 13 é do filme Glen or Glenda

Mais à frente há ainda outro forista, o JJSKJ, que repete a tentativa do KJJL, dizendo que é o Glen or Glenda.

No final do dia, o forista KJJL ganha com 1 ponto, e os outros dois ganham 0 (a não ser que tenham identificado correctamente outro filme na segunda tentativa a que têm direito). A imagem passa a ter, logo a seguir ao número, o nick do forista que acertou.

---

A data prevista para início do passatempo é Segunda-feira, dia 26 de Setembro.

Dúvidas e comentários neste tópico.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

grayfox
Edição Única

Re: Grande passatempo de Cinema a Preto-e-Branco

Postby grayfox » 06 Sep 2011 10:22

parece-me engraçado, a limitação a duas tentativas mitiga mas não elimina o que eu acho ser o maior problema destes passatempos: ficarmos limitados ás respostas que ainda não foram dadas, para isso só um sistema de resposta secreta funcionava.

em relação ao exemplo que deste porque é que o JJSKJ repete a tentativa do KJJL? perdeu uma tentativa e não tem possibilidade de ganhar nada com isso!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 06 Sep 2011 11:45

Como não inclui filmes do tipo (...), não contem comigo :mrgreen:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 06 Sep 2011 12:06

grayfox wrote:parece-me engraçado, a limitação a duas tentativas mitiga mas não elimina o que eu acho ser o maior problema destes passatempos: ficarmos limitados ás respostas que ainda não foram dadas, para isso só um sistema de resposta secreta funcionava.

O sistema das respostas secretas tem o problema contrário: como não sabes quem já respondeu ao quê, ficas sujeito a tentar em filme que já tenham tido respostas (certas). E, em todo o caso, eu prefiro manter "tudo à vista" (salvo seja) - dá-me uma sensação mais próxima de "democracia" sem corrupção. :D

em relação ao exemplo que deste porque é que o JJSKJ repete a tentativa do KJJL? perdeu uma tentativa e não tem possibilidade de ganhar nada com isso!

Coloquei o exemplo demonstrar exactamente a tua conclusão, numa de objectividade no regulamento: mesmo que os resultados do dia não tenham sido divulgados, só a primeira tentativa certa é que ganha o ponto.

Ou seja, mesmo às escuras sobre determinado filme, não vale a pena repetir respostas já dadas.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 06 Sep 2011 14:23

Se incluires o American History X ou a Lista de Schindler ainda participo.
De outra forma, aplaudo a iniciativa mas não irei participar por motivos de ignorância.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 06 Sep 2011 14:57

O American History X não deve qualificar já que mais de metade do filme é a cores. Quanto à lista de Schindler, só praí 0.1% :D
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 06 Sep 2011 15:50

urukai wrote:Se incluires o American History X ou a Lista de Schindler ainda participo.

:mrgreen:

Não confirmo, nem desminto. Wait and see...

grayfox wrote:O American History X não deve qualificar já que mais de metade do filme é a cores.

Ainda bem que isto veio à baila. Sim, há cenas-a-preto e branco retiradas de filmes que também têm partes a cores. São poucos casos, mas "há-los"! :D

Samwise
Realizador

Re: Pride and Prejudice

Postby Samwise » 09 Sep 2011 17:46

annawen wrote:Mas o passatempo sobre cinema continua de pé, não é? Eu quero participar.

Sim, o passatempo de cinema continua de pé, pelas mesmas razões que mencionei anteriormente: julgo que há umas quantas pessoas (não muitas) por aqui que o vão adorar. E não estando inscritas no "DVD Mania", merecem ter acesso participativo à iniciativa. Se não fosse por elas, também julgo que não faria grande sentido avançar com isto no BBdE.

urukai
Edição Única

Re: Pride and Prejudice

Postby urukai » 09 Sep 2011 17:51

Samwise wrote:Sim, o passatempo de cinema continua de pé, pelas mesmas razões que mencionei anteriormente: julgo que há umas quantas pessoas (não muitas) por aqui que o vão adorar. E não estando inscritas no "DVD Mania", merecem ter acesso participativo à iniciativa. Se não fosse por elas, também julgo que não faria grande sentido avançar com isto no BBdE.

Sam,

não quero retirar o mérito ao DVD Mania, mas esse teu raciocinio deveria ser o inverso.
A tua thread teaser sobre o passatempo teve o dobro de respostas no BBdE (6) quando comparada com a thread no DVD Mania (3). E a participação de 3 users (BBdE) vs 2 (DVD Mania). :cheers:

O BBdE só perde nas views (53 vs 111)!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Sep 2011 18:07

Eles não se manifestaram tanto, mas andam por lá.

No "DVD Mania" tenho mais ou menos uma noção de quem vai acertar no quê para a maioria dos filmes. Aqui, curiosamente, não tenho (sei quem vai pontuar mais, mas não sei com que filmes ao certo :D ). Aqui tenho outra curiosidade, que é saber até onde certas pessoas conseguem ir... :P

Ignatius Wao
Encadernado a Couro

Postby Ignatius Wao » 09 Sep 2011 23:47

Infelizmente não devo participar. :(
Surgiu uma oportunidade fantástica de férias, :yahoo: vou já dia 12 e só devo voltar a 9 de Outubro. Além do mais, geralmente, só tenho contacto com o computador a partir das 21h. Logo, iria chegar sempre atrasado.
Mas como já mencionei no "outro lado" é uma boa iniciativa Sam. :thumbsup:
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Sep 2011 10:23

Ignatius,

Se tiveres acesso a um computador e disponibilidade/tempo podes sempre cá dar um pulo. Eu prevejo que os níveis de dificuldades 1 e 2 sejam bastante concorridos, mas a partir daí a afluência de respostas vai diminuir drasticamente. Isto, em conjunto com a restrição à participações por dia, garante que o pessoal que só tenha acesso net ao fim da tarde/noite tenha também hipótese de participar.

Boas Férias! :P

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 16 Sep 2011 00:07

:pipoca: Em princípio também devo participar.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 16 Sep 2011 10:42

MAGG wrote::pipoca: Em princípio também devo participar.

Cool! :tu:

Aqui no BBdE bem são precisos (e precisas :mrgreen: ) participantes.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Sep 2011 14:24

Confirmo o início do Passatempo para a próxima Segunda-feira, dia 26.

As imagens do primeiro conjunto (nível mais fácil) serão colocadas durante a noite de Domingo para Segunda, sendo que podem logo começar a participar.

Ainda me faltam ver uns 10 filmes, mas pertencem todos ao escalões de dificuldade mais elevados, e penso que até lá chegarmos ainda os consigo ver todos. Se sobrar tempo ainda enfio mais uns filmes pelo meio. :P

Constato, ao fim de mais de uma centena de obras vistas e revistas, que a dificuldade do passatempo resultou um pouco mais elevada do que aquilo que inicialmente supus. Esta dificuldade não foi propiciada de forma deliberada, já que os realizadores e as obras são sobejamente conhecidas e famosas (a grande maioria, pelos menos), e já que não andei a tentar escolher fotogramas de forma a complicar a vida aos participantes. Aconteceu antes pelo evidente distanciamento espacio-temporal para com aquilo que é o cinema mais comum de ser visto nas salas hoje em dia pelo grosso dos espectadores. Mais de metade dos filmes no conjunto não são Americanos, e, dos que são Americanos, a predominância de títulos é claramente pré anos 70 (já para não falar no "preto-e-branco"). Tenho sinceras dúvidas que, mesmo em conjunto, consigam identificar as obras todas (e sei que, se participasse no desafio sem o ter elaborado - e sem ter visto os filmes que escolhi - , não acertaria pelo menos em metade... :ph34r: )

Em todo o caso, em minhas defesa, tenho a dizer que o passatempo não foi feito para quem gosta de ver filmes, foi feito para quem gosta de Cinema - tive sempre este pensamento à medida que fui escolhendo as obras. A intenção é também criar vontade suficiente para conhecerem este filmes - e para que os títulos se tornem alternativas válidas num momento de indecisão quanto ao filme a escolher para ver a seguir. Espero sobretudo que se divirtam a participar.

Return to “Fotogramas”