Passatempo de Cinema - Nível 3 - Médio

Tópicos que envolvam mostras de imagens de/sobre filmes
Dandelion
Comic Book

Re: Passatempo de Cinema - Nível 3 - Médio

Postby Dandelion » 30 Sep 2011 16:23

23 - Faces ?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Sep 2011 16:25

Dandelion wrote:23 - Faces ?

Usando a técnica do Arsénio... :D

http://www.google.pt/search?tbm=isch&hl ... l2.5.1l8l0

;)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Sep 2011 17:45

Uma pesquisa um pouco mais dedicada por "Unica+key" levou-me a um link surpreendente:

Por este momento já valeu a pena aquele fotograma "janado". Quando vi o Notorious agora, a propósito do passatempo - e ao fim de tanto tempo que não me lembrava já bem da história -, repeti vezes sem conta a sequência de que a Bergman fala no vídeo, um "zoom" que começa de uma perspectiva abrangente e elevada (do topo de uma escadaria imponente) de um Hall de entrada de uma mansão, e que "desliza" calmamente até à mão da protagonista, que esconde uma chave. É um daqueles movimentos de câmara que merece um lugar na história do Cinema.
EDIT - Cá está ele:

A minha primeira escolha como filme do Hitch tinha sido o The 39 Steps, mas depois não gostei dos fotogramas que captei. :D
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 30 Sep 2011 19:01

Quando vi o 20 lembrei-me de Bunuel. A pista que dás aponta para L'Age d'Or. Mas não tenho a certeza.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Sep 2011 19:19

Não é o L'age Dor e não é do Bunuel (esta última parte serve para vos dispensar de irem pesquisar "Bunuel+3 jeune filles" no google :P )

O banimento foi por motivos estritamente políticos, o que não impediu a fita de ganhar uns quantos prémios fora de França. Mais que isto é dar o título.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 30 Sep 2011 19:36

Bolas! :(

Quanto ao clássico do terror preto e branco com uma imagem daquelas não sei, não. Ele há tantos... lembrei-me do Cat People não se desse o caso de não ter imagem nenhuma daquelas.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Sep 2011 19:48

A imagem está muito inserida no "terror" do filme. Nada de gatos nem panteras... :P

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 30 Sep 2011 19:59

Pois. Já vi qual era... andava lá perto e com parte do título a bater-me na memória mas só o vi uma vez e esqueci. Longe de mim dizer que é um clássico mas isso, naturalmente, é relativo.

Dandelion
Comic Book

Postby Dandelion » 30 Sep 2011 21:08

Também já sei, apesar de ainda não o ter visto. Aparece em grande parte das listas de grandes filmes, por isso me chamou a atenção.

Ignatius Wao
Encadernado a Couro

Postby Ignatius Wao » 30 Sep 2011 21:19

[quote="Samwise"]Vamos a pistas:

3 - A personagem masculina da imagem é muito carismática e icónica, se bem que o actor é relativamente desconhecido. "Heist-movie".

Este não vi, não chego lá.

9 - Um clássico dos filmes de terror.

Este vi, mas não me lembro muito bem. Vou precisar de presquisar no Imdb e no Google. Mas podia jurar que o o título tem a palavra Devil/Devils.

20 - A França baniu este filme durante uma série de anos.

Este também vi, mas também já não me lembrava do título. Bastou colocar no Google "filme banido na França" e a resposta surgiu logo - "La Battaglia di Algeri" :P
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 30 Sep 2011 22:46

Que se dane o teste/passatempo: as imagens são fantásticas! :)
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 01 Oct 2011 00:04

Com as dicas e cruzando Wikipedia com imdb:
20 -
Spoiler! :
Segunda ou terceira imagem no trailer de "A Batalha de Argel"

Se for válido é o meu quarto e retiro-me airosamente. :whistle:

EDIT - isso e ler os comentários até ao fim... :blush:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 01 Oct 2011 00:32

Thanatos wrote:Pois. Já vi qual era... andava lá perto e com parte do título a bater-me na memória mas só o vi uma vez e esqueci. Longe de mim dizer que é um clássico mas isso, naturalmente, é relativo.

Ahahah... pensei que ali para trás estavas a brincar, até porque, na sequência do post anterior, foste direitinho ao realizador, com a indicação de um outro filme dele, o Cat People. Eu a isso já não podia responder que pesquisassem no google... :D

9 - Night of the Demon --> Foi a segunda escolha para este realizador, a primeira era o Out of the Past, só que não tinha muitos representantes no género terror e já tinha uns quantos no noir. Há por ai uma lista com os filmes de terror favoritos do Scorsese - este é um deles.

20 - La Battaglia di Alger

Estas eram as mais difíceis deste lote, IMO.

Falta o 3. A melhor pista que posso dar é a seguinte :D :

Image

Não considero esta assim tão difícil, mesmo para quem não tenha visto o filme. Basta ter passado os olhos pela filmografia de um realizador francês com algum nome na praça. A figura do actor aparece em tudo quando é sítio quando este filme vem à baila.

O próximo nível será colocado de Domingo para Segunda. João Arctico, fizeste-me pensar em algo importante com esse teu comentário... :tu:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 01 Oct 2011 02:10

Samwise wrote:
Bugman wrote:O tipo de ar sádico tem um aspecto Pasolínico.tenebroso.

Aspecto "Pasolínico"... :D Tenho de colocar esta no meu dicionário. De resto, sádico e tenebroso são palavras que fazem parte do vocabulário da personagem, embora ele ali esteja a forçar um sorriso de ... aceitação e felicidade. :mrgreen:

Mas a verdade é que tem parecenças com o Pasolini. Basta confirmar no Decameron e nos Contos de Canterbury. :)
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 01 Oct 2011 03:23

3. "Bob, le flambeur"

Return to “Fotogramas”