Watchmen

Espaço dedicado à nona arte, desde a franco-belga aos comics norte-americanos passando pelo mangá, desde mainstream a independente.
Anibunny
Edição Única

Watchmen

Postby Anibunny » 24 Dec 2012 20:33

Image

This Hugo Award-winning graphic novel chronicles the fall from grace of a group of super-heroes plagued by all-too-human failings. Along the way, the concept of the super-hero is dissected as the heroes are stalked by an unknown assassin. One of the most influential graphic novels of all time and a perennial best-seller, Watchmen has been studied on college campuses across the nation and is considered a gateway title, leading readers to other graphic novels such as V for Vendetta, Batman: The Dark Knight Returns and The Sandman series.

opinião de uma ruiva que mal percebe da coisa:

Passei mais de metade do livro a pensar "Então Moore, quero gore, dá-me gore!" e nas últimas páginas sangue e mortos por todo o lado (e a psycho dentro de mim estava contente).
Moore propôs-se a colocar uma questão que provavelmente poucas pessoas nos anos 80 pensaram: tratar o super-heróis como pessoas, com os seus dilemas e loucuras. Aliás todos estes super-heróis não passam de anti-heróis com capas e muito pouco dos seus poderes são revelados. Watchmen é claramente um comic direccionado para um terror psicológico, imaginar o que poderia acontecer se os heróis virassem vilões e não houvesse ninguém para nos salvar. Por outro lado: who watches the watchmen? (esta frase é a melhor do livro) Os super-heróis descem do pedestal para se tornarem meros humanos desprotegidos, vítimas e sem rumo.
O porquê de eu preferir o Sandman ainda não é bem clara. Embora a minha personagem favorita oscilasse entre o Doctor Manhattan e Roscharch, nada deles se comparou à reacção quando li o Sandman e a personagem Death. Mesmo assim, para quem gostar de anti-heróis, plots complicadas e personagens com tendências para reflexões, Watchmen is for you.

Samwise
Realizador

Re: Watchmen

Postby Samwise » 25 Dec 2012 11:35

Eu sei que não sou um bom exemplo estatístico (porque leio muito pouca BD), mas este é o livro que tenho em mais alta estima dentro desse segmento - e o tempo encarregou-se de firmar esta convicção (Li-o pela primeira vez quando foi lançado pela editora Abril cá em Portugal, algures no princípio dos anos 90, não sei precisar). É complicado dizer o que sinto ao certo por ele, mas em todo o caso não foi o resultado de uma só leitura - a primeira leitura serviu apenas para ficar consciente de que há um imenso tesouro lá dentro.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

pco69
Cópia & Cola

Re: Watchmen

Postby pco69 » 25 Dec 2012 14:04

Comprei uma edição brasileira com a série Watchmen completa (esteve à venda na FNAC). Comecei a ler, mas a meio parei. Não me interessou o suficiente. No entanto, irá ser lido um dia destes. Só não sei quando :P
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Return to “Banda Desenhada”