A Casa dos Espíritos - Isabel Allende

acrisalves
Edição Única

A Casa dos Espíritos - Isabel Allende

Postby acrisalves » 17 Jan 2005 20:59

Primeiro que tudo, a autora

Isabel Allende nasce a 2 de Agosto em 1942 em Lima (Perú).
A escritora e jornalista chilena fez parte da primeira equipa editorial da revista para mulheres "Paula".
Do seu currículo fazem ainda parte: a revista para crianças "Mampato", filmes-documentário e uma colaboração com o jornal venezuelano "El Nacional" entre 1975 e 1984.
Isabel Allende também já foi docente nas universidades norte-americanas da Virgínia, de Mont Clair, em New Jersey e da Califórnia, onde leccionou aulas de literatura.
A escritora também fez incursões pelo teatro, onde escreveu as peças "El Embajador" (1971), "La Balada del Medio Pelo" (1973) e "Los Siete Espejos" (1974).
Para além, de todos estes trabalhos, em 1982, esta escritora e jornalista de nacionalidade chilena, entrou no mundo da literatura com o aclamado romance "A Casa dos Espíritos".
Mas este livro foi apenas o ponto de partida, porque Isabell Allende, depois deste, ainda viria a escrever mais nove livros:

"De Amor e de Sombra"
" Paula"
" Eva Luna"
" O Plano Infinito"
" Afrodita"
“ Filha da Fortuna”
" Retrato a Sépia"
" A Cidade dos Deuses Selvagens"
" O Meu País Inventado"
“ O Reino do Dragão de Ouro”

O Livro

Image

Através do relato da vida da família Trueba, dos seus amores e desamores, paixões e traições, fica-se a conhecer parte da história política chilena desde o início do século... não que seja um relato somente histórico, mas sendo a autora sobrinha de Salvador Allende (presidente socio-democrata retirado do poder por Pinochet), a autora não poderia retirar os factores socio-económicos do retrato da vida ao longo de tantas gerações chilenas....

Apesar de não ter lido metade da sua obra, achei este livro o melhor dela até ao momento... lembram-se do filme? esqueçam-no porque não fica aos pés do livro

Boas Leituras

Island
Panfleto

Re: A Casa dos Espíritos

Postby Island » 19 Jan 2005 17:57

Já li, pelo menos que me lembre, 6 livros desta autora e gostei de todos.
Não conheço as obras mais recentes, mas de todos o que gostei mais foi "A Casa dos Espiritos" com todo o enquadrameto histórico e o retrato das personagens ao longo dos anos.

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 19 Jan 2005 21:11

"A Casa dos Espíritos" é considerado por muitos como o zénite de Isabel Allende.

Nunca li este livro, mas o dia virá.

BTW fiquei muito desiludido com a trilogia lançada por ela. Não é que sejam maus, mas são demasiado infantis.
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 19 Jan 2005 22:17

Só tenho um comentário acerca deste livro: Venerável!! Dos melhores livros que alguma vez li :D É incrível como uma pessoa se deixa embrenhar na história daquela família, geração após geração, e ao mesmo tempo compreender as mudanças a nível ideológico que passam no país.

Mas também sou suspeita, Isabel Allende é a minha escritora preferida :P

Apok, estás a referir-te a que trilogia? A da "Cidade dos Deuses Selvagens"?
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 19 Jan 2005 22:33

Bubbles exactamente... a essa mesmo.
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 19 Jan 2005 22:45

Dessa trilogia ainda só li mesmo a "Cidade dos Deuses Selvagens", e realmente notei uma mudança a nível do estilo de escrita, para além do livro ser muito mais pequeno que os da trilogia "Casa dos espíritos".

Mas não o achei assim tão infantil. Quando ler o resto da trilogia logo te dou a minha opinião final ;)

Já alguém leu mais alguma obra da escritora?

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 19 Jan 2005 23:45

Além da Casa dos Espiritos, desta autora li ainda

De amor e de Sombra - <a href='http://profweb.no.sapo.pt/profweb_leu/isabel_allende/isabel_allende_amor_sombra.htm' target='_blank'>Resumo</a>
[img]http://www.somlivre.pt/capas/111587.jpg[/img]

<a href='http://profweb.no.sapo.pt/profweb_leu/isabel_allende/isabel_allende_eva_luna.htm' target='_blank'>Eva Luna</a> (com um resumo em atalho)
[img]http://profweb.no.sapo.pt/profweb_leu/isabel_allende/gifs/livro_eva_luna.jpg[/img]

Gostei de ambos...

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 21 Jan 2005 18:43

Não conhecia o "De amor e sombra", mas gostei do resumo. É mais um livro que vou ter de arranjar :lol:

A "Eva Luna" li há pouco tempo, e está muito bom. Para além dos personagens serem deliciosos, e toda a história genialmente bem escrita, adorei o final! :wub:
Fiquei com muita vontade de ler "Contos de Eva Luna", e saber que histórias realmente se desenrolavam na cabeça de Eva...

De Allende já li a trilogia "Casa dos Espíritos" , "Filha da Fortuna" e "Retrato a Sépia", "Eva Luna" e "Cidade dos Deuses Perdidos". Em stand-by está "No Reino do Dragão de Ouro".

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 21 Jan 2005 19:48

Ya - eu também fiquei com muita vontade de ler "os contos de Eva Luna"... na altura andei a procura do livro, mas não sei porque, devia andar esgotado.... Ultimamente já o tenho visto... a ver se o compro...

Boas Leituras

Dalilah
Comic Book

Postby Dalilah » 18 Jul 2005 10:49

Isabel Allende é também a minha escritora favorita.

Adorei "A casa dos espíritos", "Filha da fortuna", "Retrato a Sépia", "O meu País inventado" e a trilogia da Águia e do Jaguar, embora destes não tenha gostado lá muito do terceiro.

A casa dos espíritos é, na minha opinião, uma verdadeira obra-prima. As descrições das casas e dos ambiente, os acontecimentos desde a infância até ao envelhecimento e morte das várias gerações... é mesmo muito envolvente.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."<br><br>Cumprimentos,<br><br>Dalilah

Charlie
Brochura

Postby Charlie » 10 Apr 2008 17:47

Tenho o livro, li as primeiras páginas enquanto esperava não sei bem porquê e atraiu-me. Depois de ler os milhares que ainda tenho aqui arrumados esse não ficará a ganhar pó!

Return to “Autores A - E”