O Pêndulo de Foucault (Umberto Eco)

ApoK
Enciclopédia

O Pêndulo de Foucault (Umberto Eco)

Postby ApoK » 27 Mar 2005 14:43

Image

Título: O Pêndulo de Foucault
Autor: Umberto Eco
Editora: Difel
Edição: 2005
Páginas: 566
Preço de capa: 23,29€

Optei por transferir para aqui esta breve opinião sobre a obra que postei anteriormente numa outra secção.

Não me sinto capaz a nível intelectual de fazer uma crítica digna desta obra. Posso em palavras rápidas dizer que é um livro que aborda o esoterismo e de alguma forma joga com umas supostas forças ocultas segundo as quais o nosso "mundo" é regido.

Não vou dizer que adorei este livro porque me considero um leigo nas matérias abordadas. Poderia dizer que se trata de um romance, mas isso seria bastante básico e não corresponderia à realidade, uma vez que por trás de uma história aparentemente simples de três amigos a tentarem reconstruir um Plano secular, a narrativa é-nos apresentada de uma forma extremamente complexa que apenas fará algum sentido para quem está por dentro desses assuntos. Não será vergonha nenhuma dizer que houveram umas dezenas de páginas que me passaram ao lado, por eu pura e simplesmente ter um desconhecimento total da história dos templários, das religiões, das ceitas secretas, do esoterismo, do ocultismo e por aí adiante. Creio que isto se passará com a grande maioria dos leitores que depois de terem o Código Da Vinci se julgam doutorados na matéria.

Concluindo, gostei moderadamente do livro, mas tenho a certeza que para os conhecedores do assunto poderá ser uma livro fabuloso. Eu tive de dissecar e de certa forma seleccionar e tentar agarrar-me aquilo que eu conseguia perceber e que considerava necessário para entender razoavelmente bem a relação dos acontecimentos.

O meu conselho será, se forem como eu, que não tenho praticamente cultura nenhuma nestas matérias, este não é um livro que faça uma grande falta. Por outro lado se são apaixonados pelo tema e se possuem alguns conhecimentos significativos da área é sem dúvida uma obra a não perder, sendo que nesse caso já deverão ter lido o livro e o meu conselho é escusado.

Gostaria só de acrescentar que me pareceu que Umberto Eco tem um total controlo sobre a narrativa, sabendo exactamente como escrever de forma a atingir cada objectivo, aplicando uma série de estilos de acordo com o tipo de situação que se apresenta.

p.s. eu não queria ter escrito nada sobre o livro porque de certeza que com estas poucas palavras já devo estar a meter água.

José Carvalho (ApoK)
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Cerridwen
Edição Única

Re: O Pêndulo de Foucault

Postby Cerridwen » 27 Mar 2005 15:47

Gostei da crítica, é simples e acessível.
No entanto, no que diz respeito à história tratada na obra, a informação está um pouco vaga.

Não sabia que O Pêndulo de Foucault pegava em assuntos como os templários ou seitas secretas. :unsure: (se soubesse já o tinha lido).

[size=50]Vai direitinho para a minha lista, lá para o início. [/color]

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 27 Mar 2005 15:58

Cerridwen wrote: Não sabia que O Pêndulo de Foucault pegava em assuntos como os templários ou seitas secretas. :unsure: (se soubesse já o tinha lido).

O Thanatos já tinha referido algures aqui no fórum.. :)
Este já está na minha lista de compras há algum tempo... e este autor não me aventuro a comprar em inglês... se em português já se tem de ter extremo cuidado com o que se lê por causa das nuances de certas frases ... :)

Boas Leituras

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 27 Mar 2005 16:10

acrisalves wrote: (...)e este autor não me aventuro a comprar em inglês... se em português já se tem de ter extremo cuidado com o que se lê por causa das nuances de certas frases ... :)

Boas Leituras

Nem faria muito sentido visto que ele não escreve originalmente em inglês. ;)

Ao comprares o livro na edição nacional estás a apoiar a editora e a dizer-lhe que pode editar mais livros. :P

(eu não escrevi isto... :blink: , eu que faço 99% das minhas compras na Amazon!)
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 27 Mar 2005 16:15

Thanatos wrote: Ao comprares o livro na edição nacional estás a apoiar a editora e a dizer-lhe que pode editar mais livros.  :P

Bem... shame on me... eu até já comprei Isabel Allende em inglês...

Sim, é verdade... mas também estou a dizer que podem manter a qualidade das edições que eu compro na mesma... Quando eu "quero" pagar €20 por um livro, posso sempre comprar uma HB inglesa de jeito... Felizmente editoras como a Editorial Presença estão a lançar livros com preços competitivos... Só espero que outras a sigam...

editado - desculpem o desabafo acima, mas eu ainda sou uma romântica... ainda acho que vale a pena lutar / refilar para que algumas coisas melhorem

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 27 Mar 2005 16:25

acrisalves wrote: editado - desculpem o desabafo acima, mas eu ainda sou uma romântica... ainda acho que vale a pena lutar / refilar para que algumas coisas melhorem

E fazes tu muito bem. Aliás eu deveria estar calado já que nos últimos tempos devo ter comprado uns 3 livros de editoras portuguesas, contra uns 30 norte-americanos.

Mas também acho que isto é uma pescadinha de rabo na boca. Se não compramos os preços não baixam, mas como os preços não baixam nós não compramos e como não compramos... oh well :rolleyes:

O facto é que de algum dos actores (epá esta lembrou-me o curso de sociologia :P ) sociais terá de partir o primeiro gesto. Ou as editoras mantendo preços aceitáveis, ou os leitores dando o alvará às editoras... pela minha parte aposto que as editoras só com a concorrência é que começarão a baixar os preços a níveis europeus. Até lá quem paga a factura será o leitor sem opções. Sim, porque nem toda a gente lê em inglês, ou está para "arriscar" a comprar na net. Para esses resta comprar cá ou não comprar... penso que optam pela última das hipóteses...
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 27 Mar 2005 16:36

Realmente, o problema das editoras é haver sempre leitores que procurem os seus livros e haver pouca concorrência ou quase nenhuma.
Eu prefiro ler em português porque compreendo muito melhor a obra, já que não domino muito o inglês. E muitas vezes sou obrigada a adiar a compra de um livro, porque não concordo com o seu preço. -_-

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 27 Mar 2005 16:40

Fico à espera que as excelentíssimas senhoras leiam a obra para depois virem completar a crítica ao livro :) Eu tive bastantes dificuldades a escrever o texto, porque nem sabia bem o que dizer.

Talvez quando acabarem de ler o livro percebam as dificuldades que eu tive :D Ou enão, talvez eu não seja suficientemente capaz de acompanhar obras desta envergadura. :lol

Agora a sério, leiam o livro porque é difícil conseguir dizer-vos muito mais do que isto. Podia ter escrito mais sobre a história, mas a primeira intenção deste texto não era ser uma crítica. Era só para dar uma ideia à acrisalves.

Portem-se bem.
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 27 Mar 2005 16:44

Thanatos wrote: Para esses resta comprar cá ou não comprar... penso que optam pela última das hipóteses...

E pensas tu muito bem... felizmente para aqueles que não compram via internet começam a haver mais opções por cá para livros ingleses - a secção da fnac aumentou bastante, e nalgumas livrarias é possível encomendar quase sem pagar portes.
Por outro lado, comprar via internet ainda não se tornou um hábito... medo dos pagamentos, medo dos correios, medo dos sites... Depois a imprensa não tem ajudado - a maioria das pessoas não conhece o sistema de pagamento, e julgam que é muito fácil alguém fazer compras com o cartão alheio.

Outros, que não lêm em inglês, passam a espaçar grandemente as compras... isto porque pagar €20 por um livro que se le em 2/3 livros não rende...

Uma coisa que eu acho curiosa por cá é não ver diferentes editoras a publicar o mesmo livro... o que penso que acaba por baixar a qualidade da edição.
Por outro lado, todas (ou quase) optam pelo mesmo formato, mesmo tamanho... tudo igual de tal maneira que tenho aqui montes de livros que nem diria que fossem editados por diferentes editoras...

Apok wrote:Agora a sério, leiam o livro porque é difícil conseguir dizer-vos muito mais do que isto. Podia ter escrito mais sobre a história, mas a primeira intenção deste texto não era ser uma crítica. Era só para dar uma ideia à acrisalves.

Gracias [img]http://pwp.netcabo.pt/0224390402/icones/smile2.gif[/img]

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 27 Mar 2005 16:53

Por outro lado, comprar via internet ainda não se tornou um hábito... medo dos pagamentos, medo dos correios, medo dos sites... Depois a imprensa não tem ajudado - a maioria das pessoas não conhece o sistema de pagamento, e julgam que é muito fácil alguém fazer compras com o cartão alheio.

A imprensa e os media ajudam aqueles que não percebem nada de net, nem de compras na net a terem medo deste "mundo". Todos os meses vemos notícias sobre os malefícios da net, mas não me lembro de nenhuma notícia construtiva e positiva sobre este meio.
Isso é só uma pequena demonstração da falta de qualidade a nível de jornalismo, nos tempos em que vivemos.

[size=50] (e depois eu sou uma das pessoas que tem de ouvir todos os dias que a internet é perigosa, que comunicar com um amigo por email é perigoso, que comprar livros na net não é seguro...) [/color]

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 27 Mar 2005 17:07

Bem... comprar na net não é seguro. Disso não há dúvida, mas como já fui assaltado 3 vezes na rua... conclusão as ruas são perigosas é melhor deixar de andar na rua.

A técnica da avestruz é prejudicial. Existem muitos sites pouco fiáveis mas também existem muitos fiáveis. É uma questão de informação. E para quem tem medo de usar o VISA pode sempre optar pelo MB Net ou pedir a um(a) amigo(a) que lhe faça as compras. A hipótese de sair «escaldado» por causa de compras na net vem mais dos «esquecimentos» dos correios que outra coisa.

Mas com livros não há problemas. Já compro na net desde 95 e até agora só me desapareceram DVDs... livros nunca. Os carteiros também lá têm as suas preferências :P

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 27 Mar 2005 17:12

Thanatos wrote: Mas com livros não há problemas. Já compro na net desde 95 e até agora só me desapareceram DVDs... livros nunca. Os carteiros também lá têm as suas preferências :P

Eu uso sempre mbnet....
Em relação ao desaparecimento - não é por parte dos carteiros, é por parte do pessoal que empacota do aeroporto / porto para os correios ou de quem dá entrada nos correios - a partir daí as encomendas estão registadas como tendo dado entrada, e como tendo saído com o carteiro X à hora Y.
Já comprei jogos, livros, peças de computador (motherboard, placa gráfica, memórias) e apareceu tudo inteiro dentro do prazo... Mas eu tenho tido o cuidado de mandar para moradas diferentes...

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 27 Mar 2005 17:13

Em relação à compra de livros pela net, existem sempre várias opções de pagamento, até dá para pagar por vale postal, depois há que ver qual a mais segura e mais "em conta".

Costumo comprar livros pela net (os preços são mais acessíveis em relação aos preços das papelarias da minha zona) e nunca tive problemas.

Por acaso já tinha pensado em comprar alguns DVDs pela net, mas depois dessa observação resolvi pensar melhor. :wacko:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 27 Mar 2005 17:18

acrisalves... eu sei que a "culpa" não é dos carteiros! Aliás já tive longas (e infrutíferas) discussões sobre isso no fórum DVDMania. Estava apenas a tipificar o tipo de «medo» que o consumidor nacional tem.

Os DVDs que me desapareceram foram todos das mesmas lojas (nenhuma delas a Amazon) o que me leva a crer haver uma «descoordenação» entre a facturação e a remessa dessas ditas lojas. Mas por outro lado também sei de histórias, não sei se verídicas, de muitas coisas que se passam nas zonas de desalfandegamento. O que não deixa de ser curioso até porque há dias veio a lume a notícia duma rede que operava no aeroporto do Porto e que tinha umas mãozinhas muito rotas...

Enfim, mas para que também não se julgue que é tudo mau apenas posso dizer que de todas as lojas que já usei a Amazon, tanto a USA como as congéneres europeias, é a mais profissional de todas e embora tenha os preços algo puxados vale a pena pelo descanso que é.

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 27 Mar 2005 17:20

Cerridwen wrote: Por acaso já tinha pensado em comprar alguns DVDs pela net, mas depois dessa observação resolvi pensar melhor.  :wacko:

Tem cuidado com a censura - uma amiga comprou o Indiana Jones em Londres, e estava todo cortado, sem qualquer aviso em lado nenhum...

Thanatos wrote: Mas por outro lado também sei de histórias, não sei se verídicas, de muitas coisas que se passam nas zonas de desalfandegamento

Sim, por isso disse que o desaparecimento normalmente se dá entre a saída do aeroporto e a entrada nos correios... eu conheço pessoal nos correios que já me explicaram que é aí que ha falta de controlo das encomendas... porque a encomenda dá entrada no avião, mas depois quando sai, ninguém vai verificar o que de lá sai...

Return to “Autores A - E”