Bem também terminei o livro, posso bater Ana?
Estou a brincar! Antes de mais deixa-me descansar-te que não detectei tanta coisa como o pco69

No geral devo dizer que é um livro que não tem muito para se destacar dentro dos outros do género, mas tem algumas coisas! (a partir daqui há SPOILERS, estão avisados)
Todos os clichets do género estão lá, os elfos, os dragões, o personagem forte, o sábio mago, mas mesmo assim e como já por cá foi dito, não parece em nada um mundo "colado" de outros sucessos do mesmo género. Acho que criaste um mundo coerente, com uma história que lhe dá forma (gostei particularmente da história da origem da guerra elfos/humanos, contada pelo pai da Alleana) e muito interessante, fiquei com curiosidade em saber o que há para lá das montanhas para onde foi o Lorean.
Em relação às personagens, concordo com o que foi dito, são todas muito superficiais, não chegamos a conhecer nenhuma delas, a morte da Kiri e do alosondre não me afectaram minimamente, bem como o sofrimento dos outros depois destas mortes. Outra coisa que achei é que não só desenvolves pouco as personagens, não lhes dás um background ou uma motivação para se juntarem ao grupo, como também tens demasiadas personagens para conseguires desenvolve-las em condições, a certa altura parece que mais gente se junta à festa so porque sim. Outra coisa que me fez comichão mas que é comum a quase todos os livros do género é que quase sempre as boas decisões são tomadas pela mesma pessoa, é a pessoa que conhece tudo, sabe sempre mais que os outros e a mais sensata, mas isto já é embirração minha

! Em relação a momentos concretos da história, aqueles que realmente me pareceram mais forçados foram aquele do elfo esgueirar-se e conseguir roubar aquilo que os dragões estavam lá para guardar e a do Kels convencer o coronel (ou general) a enviar a mensagem de aviso. Tentaste também criar uma empatia entre o Lorean e o cavalo que também não me convenceu muito, mas já estou a ser muito picuinhas.
A escrita em si é para mim o ponto alto do livro, em nenhuma parte do livro escreves mal e a espaços escreves muito bem, dando a entender que as sequelas e outros livros que venhas a escrever, com a devida aprendizagem que já levas deste, podem ser livros muito bons! Acho também que tens um vocabulário muito rico, e do pouco que sei acho que tens uma escrita acima da média dos escritores do mesmo género. Quanto a mim a parte criativa é que precisa de uns retoques mas com a prática vai lá.
Espero que o meu comentário te seja útil, que não leves a mal as críticas que fiz, e que saibas que tens aqui um seguidor... que te trata por tu

A melhor assinatura chinesa da actualidade.