Diamantes de Sangue - Rafael Marques

pco69
Cópia & Cola

Diamantes de Sangue - Rafael Marques

Postby pco69 » 07 Oct 2011 09:15

Image

http://livrariapodoslivros.blogspot.com ... angue.html

Na província angolana da Lunda­‑Norte, onde se concentram as principais áreas de exploração aluvial diamantífera, grande parte dos habitantes vive em regime de quase escravatura. São impedidos de manter actividades de auto­‑subsistência, roubados, torturados, assassinados. As forças armadas e as empresas privadas de segurança protagonizam os crimes com total impunidade. As autoridades e o governo ignoram esses crimes.
Jornalista de investigação, Rafael Marques é um dos principais responsáveis por denunciar e divulgar os esquemas de corrupção que envolvem as mais altas esferas do poder em Angola, bem como as empresas e entidades estrangeiras que com ele negoceiam.
«Diamantes de Sangue» é uma investigação sobre personalidades, instituições e empresas envolvidas no negócio dos diamantes e inclui o testemunho de centenas de vítimas.

edição: tinta-da-china
título: Diamantes de Sangue
autor: Rafael Marques
n.º de páginas: 232
formato: 14x21 cm
isbn: 9789896710859
pvp: 15.90€
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Thanatos
Edição Única

Re: Diamantes de Sangue - Rafael Marques

Postby Thanatos » 07 Oct 2011 20:34

E as madames querem lá saber quem espirrou sangue para elas terem o caxuxo no dedinho.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 07 Oct 2011 20:48

Gostei do filme B)

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 07 Oct 2011 21:22

Sharky wrote:Gostei do filme B)

Qual filme? Estarás a falar do Blood Diamond? Nada a ver. Esse passa-se na Serra Leoa e foca muito assim de raspão a questão da tortura. Mas compreendo a confusão.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 07 Oct 2011 22:08

Thanatos wrote:
Sharky wrote:Gostei do filme B)
Qual filme? Estarás a falar do Blood Diamond? Nada a ver. Esse passa-se na Serra Leoa e foca muito assim de raspão a questão da tortura. Mas compreendo a confusão.

Sim, estava a referir-me a esse filme. Pensei que fosse o mesmo :tu:

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 07 Oct 2011 22:35

Thanatos wrote:E as madames querem lá saber quem espirrou sangue para elas terem o caxuxo no dedinho.

Curioso é que o diamante não é caro por ser a pedra mais rara; é "artificialmente caro" porque as reservas de diamantes são controladas por mega-corporações como a DeBeers, limitando a oferta. Isso inflacciona o preço, que aumenta a vontade dos "warlords" em usá-los para financiar conflitos. Por seu lado os embargos a diamantes de sangue levantados por coisas como o Kimberly Process impossibilitam que a empresa os compre, esta fica limitada às explorações legais e o preço inflaciona. E a pescadinha lá vai de rabo na boca. Mais engraçado: quem criou a moda do anel de noivado com diamante? A DeBeers. Quem "contacta" e medeia "representantes" de organizações de direitos humanos para investigar minas embargadas há décadas e depois pressiona a UN para as certificar com o Kimberly Process? A DeBeers.

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 08 Oct 2011 00:48

Talvez a necessidade de ter um diamante seja tão artificial como muitas outras mas os diamantes também são caros porque têm variadas aplicações industriais.

Sem qualquer interesse pessoal ou financeiro naquela Ca...
Não estará a DeBeers a comportar-se como qualquer outra empresa que estivesse no lugar deles?
O drama humano inerente não continuaria a existir mesmo sem o monopólio daquela empresa?

O problema dos diamantes é paralelo ao do negócio do ouro e provavelmente melhor que o do Coltan.

Quanto ao Coltan, e já agora, o que se importam V/ Exas. com a quantidade de sangue derramado desde que tenham os Vossos Ipads, playstations, laptops e outros gadjets do mesmo tipo?

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 08 Oct 2011 01:24

Eu cá importo-me e muito. Não fazia a mínima ideia. Já tinha deixado de comprar roupa e ténis de certas marcas que exploram o trabalho infantil, já tinha deixado de alimentar a compra de produtos da Apple desde que veio a lume a questão da Índia.

Tanto assim que fui inteirar-me sobre esses problemas do Coltan na República do Congo e insatisfeito com a possibilidade de estar a fomentar uma guerra civil decidi que vou doar os meus gadgets a alguma instituição de solidariedade começando já amanhã.

Assim sendo dificilmente voltarei aqui sendo que apenas usarei computadores no trabalho já que a tal sou obrigado.

Desafio outros com mentalidades pró-ambientalistas a tomarem o mesmo rumo.

Em relação aos diamantes não tenho desses problemas já que foram luxo a que nunca me entreguei.

Fiquem bem. :bye:

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 08 Oct 2011 22:42

Acho que estás enganado.

Thanatos wrote:E as madames querem lá saber quem espirrou sangue para elas terem o caxuxo no dedinho.

Pareces dar mais importância ao caxuxo para marcar a diferença com o que escrevi. Por mim dou mais importância ao sangue para marcar as semelhanças.

Mas também não acho que seja necessário ser virgem para condenar a prostituição. Por essa ordem de ideias ninguém discutia ou partilhava ideias sobre o que quer que fosse.

Tirando isso, tudo bem. :tu:

Return to “Autores K - O”