Os Melhores Contos de Howard Phillips Lovecraft

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 09 Sep 2005 20:03

Howard Phillips Lovecraft

Image

Autor: Howard Phillips Lovecraft
Colecção: N I
Editora: Saída de Emergência
Ano de edição: 2005

Introduções de Fernando Ribeiro, vocalista dos "Moonspell"

Organização de José Manuel Lopes, Professor da Universidade Lusófona.

"O melhor escritor de terror do século XX", Stephen King.

<a href='http://www.fnac.pt/produto.aspx?catalogo=livros&categoria=literaturaLinguaPortuguesaFantastica&produto=9789728839321' target='_blank'>FNAC</a>

Thanatos
Edição Única

Re: Os Melhores Contos de Howard Phillips Lovecraft

Postby Thanatos » 10 Sep 2005 08:30

A capa é simplesmente espectacular! remete de imediato para os pulp magazines da década de 30/40. Embora já tenha lido tudo do Lovecraft (e acreditem que é uma experiência que não aconselho a todos) estava bem capaz de comprar este livro só pelo interesse da edição nacional. A bem ver Lovecraft tem sido um pouco mal tratado pelas editoras nacionais sendo esta provavelmente uma excepção que importa reter.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Sep 2005 10:29

Tenho estado a ler (aos poucos) os contos de terror de Edgar Allan Poe ("Selected Tales" da Pinguin Classics) e estou a achar a escrita um bocado complicada.

Dirias que este é semelhante?

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Sep 2005 12:56

Nada a ver. Poe é um verdadeiro senhor das letras. Lovecraft é mais um hack, se bem que um hack interessante. O problema é que com a leitura contínua torna-se maçador. Demasiados adjectivos para o meu gosto. Mas tem interesse histórico. Apenas menos que Poe a meu ver.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 16 Sep 2005 19:08

Mais informações :)

Finalmente uma edição, em Portugal, digna da obra do mestre do terror Howard Phillips Lovecraft. Com organização do Prof. José Manuel Lopes, da Universidade Lusófona, e introduções aos contos de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, Os Melhores Contos de Howard Phillips Lovecraft traz até junto do público nacional alguns dos contos mais marcantes do Mito de Cthulhu. Obra feita com um intenso amor pelo legado de HPL, todo o design da capa e interior procura recuperar o imaginário barroco dos contos do autor. Com pré-publicação no revista Os Meus Livros de Setembro, deixamos uma amostra do índice e, mais abaixo, a possibiliade de ler o prefácio do organizador.

[img]http://www.fiodanavalha.pt/Images/INDICEhpl.jpg[/img]

<a href='http://www.fiodanavalha.pt/HPL.doc' target='_blank'>Um capitulo</a>

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 19 Sep 2005 12:19

Estive com o livro nas mão...

Só os comentários que estão na contra-capa, de outros ilustres do género "terror"... dão-me logo vontade de ler Lovecraft.

Mas não em português... não em português...

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 19 Sep 2005 12:25

O capítulo que a Acrisalves disponibiliza no post dela é uma introdução sobre a tradução apresentada nesta obra...

Faz-me lembrar um artigo que o Thanatos publicou há uns tempos atrás sobre a arte da tradução. Claro que o deste livro fala quase exclusivamente sobre o sue objecto de trabalho... mas não deixam de haver uma "lamirés" à arte de tradução em geral e ao facto que haver uma boa dose de "criação" subentedida... Interessante.

SamW

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 29 Sep 2005 18:26

Image

LANÇAMENTO OFICIAL NA FNAC
OS MELHORES CONTOS DE H. P. LOVECRAFT

Com a participação dos dois responsáveis pela execução da obra: Fernando Ribeiro (letrista e vocalista dos Moospell) e José Manuel Lopes (professor da Universidade Lusófona), o lançamento de Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft vai ser um encontro informal com leituras, perguntas, autógrafos e discussão sobre a obra de um dos maiores escritores de terror gótico / fantástico de sempre.

Escolha qual dos encontros lhe dá mais jeito:

PORTO - Fnac de Sta. Catarina
Domingo, dia 9 de Outubro, pelas 17 horas

LISBOA - Fnac do Chiado
Sábado, dia 15 de Outubro, pelas 19 horas

Abraços tentaculares;
Os Editores

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 28 Oct 2005 18:42

O primeiro conto deta colectânea, que dá pelo nome de "Call of the Cthulhu", é sobejamente conhecido (até deu origem a um jogo de computador, se bem me lembro).

Mas não foi a propósito disso que eu vim aqui falar... foi a propósito do termo "Hack Writing", que o Thanatos usou para apelidar o Lovecraft, e que eu vi o Stephen King usar numa dessas entrevistas que descarreguei lá do tal site (http://www.stephenkingshortmovies.com/)..

Uma pesquisa rápida na Internet e eis a definição, pela wikipedia:

A hack writer is a writer for hire, paid to express others' thoughts or opinions in felicitous verbiage, often in the form of political pamphlets. Some such writers are very talented. Nonetheless, in one vernacular usage, a hack is a person lacking talent or ability. It has been adopted (in British English) as a self-deprecating self-description by journalists.

As a writer for hire, a hack writer is usually remunerated by the number of words: so the implication of hack writing is usually that quantity takes precedence over quality. Hack writing may take the form of ghost writing, or the production of generic novels under pseudonyms (for example romantic fiction under the Mills & Boon brand, or the old Sexton Blakes)."

SamW

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 28 Apr 2007 13:25

Os Melhores Contos de Howard Phillips Lovecraft - vol. II

Image

Editora: Saída de Emergência
ISBN: 9728839707
Nº de páginas: 288

Organização de José Manuel Lopes. Introdução de Fernando Ribeiro.

Ler um excerto da obra

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 19 Aug 2008 09:58

Os melhores Contos de H.P. Lovecraft - Vol.3

Image

Editor: Saida de Emergência / 2008
ISBN: 9789896370411
Núm. páginas: 288
Géneros: Fantasia / Horror

Sinopse: «Finalmente o terceiro volume de uma colecção digna da obra de Howard Phillips Lovecraft. Com organização e tradução do professor José Manuel Lopes da Universidade Lusófona e de Sérgio Gonçalves, Os Melhores Contos de Howard Phillips Lovecraft - 3º Volume trazem até junto do público contos que fazem parte da própria História da literatura fantástica do século XX.»

Ler um excerto da obra

Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Postby Jorge dos Santos » 19 Aug 2008 10:14

Samwise wrote:O primeiro conto deta colectânea, que dá pelo nome de "Call of the Cthulhu", é sobejamente conhecido (até deu origem a um jogo de computador, se bem me lembro).

É verdade. E fico muito feliz, porque muito antes de haver PC, lá pelos anos 77, 78, já o jogo existia em versão tabuleiro. Muito bom mesmo, com excelentes cenários, bem montado e bem adaptado. Hoje existe em RPG, também em versão mesa, mas muito melhor e tão completo que já não é para qualquer um!

H.P. Lovecraft é um escritor muito especial, sem dúvida!
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 27 Aug 2008 01:15

A sair o 3º e eu ainda nem li os dois primeiros, que se encontram a ganhar pó numa prateleira. :ph34r:

Custa-me sempre pegar em livros de contos. Ainda por cima pela introdução do primeiro livro percebi que era mais um daqueles autores em que devia ter comprado os livros na língua original.
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

virose_pt
Dicionário

Postby virose_pt » 27 Aug 2008 09:15

Tenho o primeiro volume de uma colecção de 3 em inglês. Acho o autor muito irregular, capaz de escrever contos assombrosos para logo de seguida darmos de cara com um conto quase ilegível, cheio de adjectivos até enjoar.

Ainda não sei se vou comprar o segundo volume, tal a irregularidade do homem.

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 27 Aug 2008 10:01

virose_pt wrote:Tenho o primeiro volume de uma colecção de 3 em inglês. Acho o autor muito irregular

É irregular no sentido em que a escrita varia do mau ao inominavelmente horrível. Há coisas para gostar no Lovecraft, sempre o disse, e é uma figura incontornável no panteão da literatura de horror, mas não consigo ultrapassar a escrita previsível e atravancada de adjectivos, aquele tom histérico e desprovido de ironia, ou o suspense tantas vezes forçado. Infelizmente, Lovecraft foi daqueles escritores cujas ideias estão anos-luz à frente do talento para a escrita . . . Uma pessoa pergunta-se o que não poderia ter sido.

Abraços,
Luís
The vorpal blade went snicker-snack!

Return to “Autores K - O”