A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol - Haruki Murakami

Cerridwen
Edição Única

A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol - Haruki Murakami

Postby Cerridwen » 19 Apr 2009 10:53

A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol
Haruki Murakami

Editora: Casa das Letras
ISBN: 9789724618623
Número de Páginas: 248

Sinopse: «Hajime vive numa província um pouco sonolenta, como normalmente todas as províncias o são. Nos seus tempos de rapazinho faz amizade com Shimamoto, também ela filha única, com quem reparte interesses pela leitura e pela música. Mas o destino separa-os, os anos passam, e Hajime segue a sua vida. A lembrança de Shimamoto, porém, permanece viva, tanto como aquilo que poderia ter sido como aquilo que não foi. De um dia para o outro, Shimamoto reaparece certa noite. Para além de ser uma mulher de grande beleza e rara intensidade, a sua simples presença encontra-se envolta em mistério. Da noite para o dia, Hajime vê-se catapultado para o passado, colocando tudo o que tem, todo o seu presente em risco.»

Sharky
Edição Única

A Sul da Fronteira, A Oeste do Sol

Postby Sharky » 11 Sep 2009 11:30

Image

Este livro foi de uma leitura e compreensão fácil, o que me chamou mais à atenção foi a maneira como descreve os sentimentos, as emoções, e depois os acontecimentos que revelam pesos na consciência devido ás suas acções, já para não falar da sua percepção do passado e do presente, do que vale a pena ou não e os ( se, talvez ), levaram-me a gostar bastante deste livro, gostei também da forma como o Murakami aborda o envolvimento sexual entre as personagens que revelou ser bastante sensual, e também a capacidade que ele tem de criar os ambientes perfeitos para cada situação.
Uma história de amor com diálogos muito bem construídos, adorei :thumbsup:

npipas
Dicionário

A Sul da Fronteira A Oeste do Sol - Murakami, Haruki

Postby npipas » 23 Jun 2011 15:51

Image

Desta vez trago-vos mais um livro do escritor japonês Haruki Murakami. Como também já vos disse nos posts anteriores que fiz sobre outros livros dele, este é um escritor com o qual eu tenho uma relação especial, a sua forma de escrever, as suas personagens e o ambiente que ele cria nos seus livros, deixam-me completamente fascinado.
Este livro em particular - "A Sul da Fronteira A Oeste do Sol" - é um desses livros que nos prende do princípio ao fim. Apesar de não ser dos melhores dele, tem uma estória bonita e com algum mistério que se lê bastante bem.
Murakami traz-nos a estória de Hajime e Shimamoto, primeiramente como crianças na década de 50/60 do século passado e depois mais tarde como adultos.
Hajime, filho único é um rapaz com um feitio especial, tímido e com interesses diferentes do resto das crianças, o que o leva a fazer amizade com Shimamoto, uma rapariga igualmente filha única e com os mesmos interesses dele e com uma ligeira deficiência numa perna o que lhe provoca um ligeiro coxear.
Sendo assim, eles passam os dias juntos, a ler, a estudar e principalmente a ouvir música, os discos da colecção do pai de Shimamoto, onde ele descobre a música de Nat King Cole - "South of the Border West of the Sun" - que empresta o seu título a este livro.
A amizade entre eles vai aumentando e aprofundando-se à medida que eles vão crescendo, transformando-se em algo mais profundo mas que eles ainda não percebem o que é.
Infelizmente a vida dá muitas voltas e o pai de Hajime tem de mudar de local de trabalho e devido a isso leva consigo a sua família e vão viver para outra cidade.
Hajime é forçado a separar-se de Shimamoto e apesar de ao princípio ainda ir ter com ela, com o tempo vão se separando definitivamente, entretanto conhece outra rapariga e apaixona-se por ela, mas o relacionamento termina de forma abrupta. Hajime entretanto acaba o secundário e vai para a universidade em Tóquio, aí leva uma vida solitária tanto como estudante, como depois de formado.
Começa a trabalhar numa pequena editora especializada em livros escolares e tem pequenas relações com várias mulheres, mas farta-se de todas elas.
Aos 30 anos conhece Yukiko e casa-se com ela. O pai de Yukiko é um grande empreiteiro de Tóquio, com muito dinheiro e proporciona o arranque da nova vida Hajime ao oferecer-lhe um espaço num prédio construído por ele. Aí Hajime abre o seu primeiro bar de jazz, sonho antigo que ele tinha e ao longo do tempo o seu bar torna-se bastante conhecido e conceituado, tornando-o num empresário de sucesso e com uma vida familiar fabulosa.
Mas um dia Shimamoto reaparece e a partir daí toda a sua vida de Hajime dá uma volta, velhas questões reaparecem, dúvidas sobre os seus sentimentos e claro todo o mistério que envolve a vida de Shimamoto desde que se separaram e que vai interferir também na sua vida.
Naturalmente também adorei este livro, é uma estória bonita, bem construída e com algum mistério o que proporciona uma leitura agradável e empolgante.
Murakami dá um final interessante a este livro, mas que deixa muitas perguntas no ar, o que é óptimo porque o leitor pode interpretar ou imaginar o final de outra forma.
Pipas :cheers:

Sharky
Edição Única

Re: A Sul da Fronteira A Oeste do Sol - Murakami, Haruki

Postby Sharky » 24 Jun 2011 10:49

Eu gostei deste livro :tu:

darkluneangel
Comic Book

Re: A Sul da Fronteira A Oeste do Sol - Murakami, Haruki

Postby darkluneangel » 25 Jun 2011 21:15

Faz parte da minha biblioteca e é um dos meus preferidos. Adoro as cenas surrealistas de Murakami e aos poucos vou comprando todos os livros dele. Os finais, então, deixam água na boca e um grande espaço para a imaginação. :)
If you want to say something and have people listen then you have to wear a mask. If you want to be honest then you have to live a lie. Banksy

http://designing-dreams.blogspot.com // http://pingosdetinta.blogspot.com

Return to “Autores K - O”