Batalha - David Soares

<<

Cerridwen

Edição Única

Post 03 Jun 2011 16:31

Batalha - David Soares

Batalha
David Soares

Image

Editora: Saída de Emergência
Ilustrações: Daniel Silvestre da Silva
Data de publicação: 17 de Junho de 2011

Da sinopse: «Em Batalha, David Soares apresenta uma história em que os animais são protagonistas. Passado no início do século XV, Batalha é um romance sombrio, filosófico e comovente, que observa o fenómeno religioso do ponto de vista dos animais e especula sobre o que significa ser-se humano. Batalha, a ratazana, procura por sentido, numa viagem arrojada que a levará até ao local de construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, o derradeiro projecto do mestre arquitecto Afonso Domingues. Entre o romance fantástico e a alegoria hermética, Batalha cruza, com sensibilidade e sofisticação, o encantamento das fábulas com o estilo negro do autor.»

Excerto do livro: «O velho mestre acreditava em valores como o trabalho, como o sacrifício, mas eles não. O velho mestre achava que todas as obras precisavam de ser perfeitas e que se devia almejar a excelência em tudo o que se fazia, por mais humilde que a obra fosse, mas eles não. Eles odiavam o velho arquitecto, porque não eram, nem nunca seriam capazes de ser como ele. Invejavam a sua mais radiante obra-mestra, porque nunca seriam capazes de criar algo tão admirável. Eram homens inferiores — gente cuja imaginação ao serviço do efémero e do superficial não valia um escarro. E como não eram capazes de imaginar, de criar, de construir, viravam-se para o escárnio, para o aviltamento, para a destruição — talvez até acreditando, por força do hábito ou por pura inclinação para o mal, que eram coisas boas. Alimentavam-se uns aos outros, protegiam-se uns aos outros, sempre promovendo uma igualdade infame entre eles: infame e félea, porque não era motivada pela justiça, mas pelo medo absoluto de se descobrir que não se era bom o suficiente.

Se dependesse desses homens, não existiriam flores no mundo, pensou Batalha. Apenas ervas-daninhas.
»

Image

Blogue de Daniel Silvestre da Silva: http://danielsilvestredasilva.blogspot.com/
Blogue de David Soares: http://cadernosdedaath.blogspot.com/
<<

Bugman

Edição Única

Post 09 Jun 2011 10:32

Alguém sabe onde acaba a promoçao e começa a fanfarronice de um autor?

Spoiler! :
Quando deixa de apenas divulgar as críticas positivas à sua obra e as passa a classificar de "excelente"...
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela
<<

Samwise

Realizador

Post 09 Jun 2011 10:38

Bugman wrote:Alguém sabe onde acaba a promoçao e começa a fanfarronice de um autor?

Spoiler! :
Quando deixa de apenas divulgar as críticas positivas à sua obra e as passa a classificar de "excelente"...

Sabes o que seria mesmo, MESMO interessante? Ter agora uma entrada no blog do Seixas com uma crítica dele a essa "excelente" opinião, no mesmo tom e acutilância com que se lançou sobre a opinião do Rogério acerca de outros livros do "Jovem Fantástico Nacional". Pagava para ler.

--

EDIT - :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Também se pode dar o caso do David ter querido dizer que o autor do texto ficou com uma "excelente opinião" sobre o Batalha...
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico -
<<

Thanatos

Edição Única

Post 09 Jun 2011 12:58

Essa lembra-me quando ele escreveu que o Homem do Castelo-Alto, traduzido por ele, era um livro que fazia falta em Portugal.
Alguém lhe apontou que o referido livro já tinha sido publicado cá. Resposta pronta dele: mas esse já está esgotado.

Donde se infere que poderemos estar sempre a estrear os mesmos filmes e a publicar os mesmos livros como novidades. Basta esperar.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!
<<

Thanatos

Edição Única

Post 09 Jun 2011 19:05

Samwise wrote:
Sabes o que seria mesmo, MESMO interessante? Ter agora uma entrada no blog do Seixas com uma crítica dele a essa "excelente" opinião, no mesmo tom e acutilância com que se lançou sobre a opinião do Rogério acerca de outros livros do "Jovem Fantástico Nacional". Pagava para ler.

--

EDIT - :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Também se pode dar o caso do David ter querido dizer que o autor do texto ficou com uma "excelente opinião" sobre o Batalha...

Tens é a crítica/resenha do Rogério: http://idreaminfrared.blogspot.com/2011 ... senha.html
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!
<<

Leo Turilli

Edição Limitada

Post 09 Jun 2011 19:39

Aquela história nunca antes feita: A construção de um mosteiro com crítica à Religião pelo meio.
<<

dracopt

Livro de Bolso

Post 10 Jun 2011 00:09

Leo Turilli wrote:Aquela história nunca antes feita: A construção de um mosteiro com crítica à Religião pelo meio.

Fixe, mais uma que critica livros sem os ler. O método Seixas está mesmo a fazer escola!

:cheers:

Bjs,
Roger
<<

Leo Turilli

Edição Limitada

Post 10 Jun 2011 00:56

dracopt wrote:
Leo Turilli wrote:Aquela história nunca antes feita: A construção de um mosteiro com crítica à Religião pelo meio.

Fixe, mais uma que critica livros sem os ler. O método Seixas está mesmo a fazer escola!

Bjs,
Roger

Mas que raio...?
Agora uma pessoa já não pode comentar? O.o não fiz critica nenhuma limitei-me a comentar a sinopse, não percebo de onde veio o ataque...
Julgo que não dei razoes para me rotular como 'uma que critica livros sem ler' mas pronto não quero comprar nenhuma guerra...
<<

Bugman

Edição Única

Post 10 Jun 2011 08:41

Como nao estou na situaçao do Rogério, nao posso avaliar se leste ou nao o livro, mas na verdade também nao percebi de como do artigo, ou das várias sinopses divulgadas, retiraste que há a construçao de um mosteiro envolvido.

Quanto à parte da crítica à Religiao: há dois assuntos que asseguram vendas, sexo e religiao. Se for um livro crítico em tons difamatórios e/ou ofensivos, nao será o primeiro; se for uma defesa cega e acérrima, também nao será o primeiro. A maravilha de nao vivermos na Arábia Saudita ou no Irao é mesmo essa...

Quanto ao livro, tenho um livro do autor em casa, que pondero ler nas minhas férias de verao. Consoante o que sair daí, entao logo vejo se parto para outras obras, nomeadamente esta.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela
<<

Leo Turilli

Edição Limitada

Post 10 Jun 2011 09:50

Bugman wrote:Como nao estou na situaçao do Rogério, nao posso avaliar se leste ou nao o livro, mas na verdade também nao percebi de como do artigo, ou das várias sinopses divulgadas, retiraste que há a construçao de um mosteiro envolvido.

a levará até ao local de construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória

está na sinopse
:friends:
<<

dracopt

Livro de Bolso

Post 10 Jun 2011 11:52

Leo Turilli wrote:
dracopt wrote:

Bjs,
Roger

Mas que raio...?
Agora uma pessoa já não pode comentar? O.o não fiz critica nenhuma limitei-me a comentar a sinopse, não percebo de onde veio o ataque...
Julgo que não dei razoes para me rotular como 'uma que critica livros sem ler' mas pronto não quero comprar nenhuma guerra...

O "problema" das sinopses é que não são o livro. E todos já vimos suficientes sinopses que atiram ao lado do que é afinal a obra, já para não falar que a sinopse tem um peso publicitário cada vez maior, em detrimento de um peso literário, que a cautela aconselharia não se tomar a sinopse como base desse tipo de comentários, que, descontextualizado como foi, só pode ser atreito a criar impressões erróneas.
Além disso, não há razão para espanto... estava apenas a comentar o teu comentário! Ou isso já não se pode? :P

Bjs,
Roger
<<

dracopt

Livro de Bolso

Post 10 Jun 2011 12:03

Leo Turilli wrote:está na sinopse
:friends:

Aonde o personagem chega na página 157 de um romance de 200 páginas. O que quer dizer que o livro dificilmente se resumirá "à construção de um mosteiro com crítica à Religião pelo meio".
Enough said? :pipoca:

Bjs,
Roger
<<

Leo Turilli

Edição Limitada

Post 10 Jun 2011 12:06

dracopt wrote:O "problema" das sinopses é que não são o livro. E todos já vimos suficientes sinopses que atiram ao lado do que é afinal a obra, já para não falar que a sinopse tem um peso publicitário cada vez maior, em detrimento de um peso literário, que a cautela aconselharia não se tomar a sinopse como base desse tipo de comentários, que, descontextualizado como foi, só pode ser atreito a criar impressões erróneas.
Além disso, não há razão para espanto... estava apenas a comentar o teu comentário! Ou isso já não se pode? :P

Bjs,
Roger

Rogério, eu limitei-me a comentar a sinopse e a ideia que me deu, tal como faria se fosse a uma livraria e lesse a contracapa do livro. Não percebo onde poderia criar impressões erróneas... Mas pronto, lets forget it :friends:

E já agora, eu por acaso ando em blogs a dizer mal de livros que não li? :blink: Não, não sou uma seguidora do método Seixas :tu:

PS: A única vez que comentei no seu blog a propósito da revista Fénix (apenas para dizer que a revista me tinha causado boa impressão, não a dizer criticar algo que não tinha lido) levei com uma enchente de comentários ofensivos de users anónimos sem razão nenhuma...

PPS:
Aonde o personagem chega na página 157 de um romance de 200 páginas. O que quer dizer que o livro dificilmente se resumirá "à construção de um mosteiro com crítica à Religião pelo meio".

Como já expliquei, limitei-me a comentar a sinopse, ninguém criticou o livro....
<<

dracopt

Livro de Bolso

Post 10 Jun 2011 12:09

Tenho o hábito de não ligar nenhuma às sinopses, principalmente dos livros que já sei que quero ler. Fui num instante ler a do Batalha, e está perfeitamente no alvo.
Não andarás a sofrer de um caso de "Os Pilares da Terra"ite?! :P

Bjs,
Roger
<<

Leo Turilli

Edição Limitada

Post 10 Jun 2011 12:11

dracopt wrote:Tenho o hábito de não ligar nenhuma às sinopses, principalmente dos livros que já sei que quero ler. Fui num instante ler a do Batalha, e está perfeitamente no alvo.
Não andarás a sofrer de um caso de "Os Pilares da Terra"ite?! :P

Bjs,
Roger

Sim, mas eu tenho por hábito ver se a sinopse me cativa a ler o livro.
Não percebi essa dos Pilares da Terra :blink:
Next

Return to Autores P - T