O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares - R. R.

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares - R. R.

Postby Cerridwen » 03 Oct 2012 08:50

O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares
Ransom Riggs


Edições Contraponto
Título original: Miss Peregrine's Home for Peculiar Children
ISBN: 9789896661281
Classificação: Romance
Páginas: 344

Sinopse: «Uma ilha misteriosa. Uma casa abandonada. Uma estranha coleção de fotografias peculiares.

Uma terrível tragédia familiar leva Jacob, um jovem de dezasseis anos, a uma ilha remota na costa do País de Gales, onde vai encontrar as ruínas do lar para crianças peculiares, criado pela senhora Peregrine.

Ao explorar os quartos e corredores abandonados, apercebe-se de que as crianças do lar eram mais do que apenas peculiares; podiam também ser perigosas. É possível que tenham sido mantidas enclausuradas numa ilha quase deserta por um bom motivo. E, por incrível que pareça, podem ainda estar vivas.

Um romance arrepiante, ilustrado com fantasmagóricas fotografias vintage, que fará as delícias de adultos, jovens e todos aqueles que apreciam o suspense.»

Ransom Riggs cresceu na Florida e actualmente vive em Los Angeles, para onde se mudou quando iniciou os seus estudos de cinema na University of Southern California. Realizou diversas curta-metragens. Publicou ensaios sobre viagens e Sherlock Holmes, bem como um livro de fotografia. O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares é o seu primeiro romance. Site: http://www.ransomriggs.com/

User avatar
Sofiushka
Edição Limitada
Posts: 1048
Joined: 14 Dec 2007 22:58
Location: Porto
Contact:

Re: O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares - R. R.

Postby Sofiushka » 14 Oct 2012 20:43

O que me atraiu ao livro foi o conceito de uma história escrita à volta de um monte de fotografias antigas. É daquelas coisas que pode acabar numa de duas maneiras: ou fica fluido e segue lindamente ou fica forçado e estranho. Felizmente, na maior parte temos a primeira hipótese, embora não escape de uma ou outra ocasião da segunda.

Apesar da capa um bocado creepy, que induz muita gente em erro, isto não é uma história de terror, nem sequer de sobrenatural. É uma história curiosa acerca de crianças com capacidades estranhas.
Quando era pequeno, Jacob cresceu com as histórias do seu avô acerca de crianças estranhas e monstros terríveis, mas logo aprendeu a vê-las apenas como metáforas embelezadas para as memórias de um velho veterano judeu da Segunda Guerra Mundial. Quando o seu avô morre em circunstâncias estranhas, Jacob decide que a única forma de se reconciliar com o facto é viajar até ao orfanato onde o avô passou a infância e vasculhar no passado. O resto da história é uma aventura não só no passado do avô, mas também entre os elusivos membros do grupo de crianças peculiares da Miss Peregrine.

A combinação da história com as fotografias é curiosa e funciona bem o suficiente para manter o interesse, mas o ritmo não é para todos: o primeiro terço do livro é apenas a relação do Jacob com o avô, no meio surgem as crianças peculiares que passam o seu tempo, bem, a serem crianças peculiares, e o conflito só arranca no último terço do livro. O final aberto torna evidente que haverá uma sequela, mas o livro aguenta-se bem sozinho, embora tenha uma aura de "origin-story".

4/5

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares - R.

Postby Cerridwen » 21 Jan 2013 20:19

A peculiaridade tem a ver com a condição judaica. O volume inclui 44 fotografias cuja origem está registada em apêndice. Riggs não é um escritor canónico, é alguém que trabalha em cinema e fotografia e escreve sobre viagens. Este foi o seu primeiro livro.
- Eduardo Pitta no seu blogue Da Literatura

User avatar
Titantropo
Livro de Bolso
Posts: 229
Joined: 26 Dec 2008 12:17
Location: Vale da Pedra
Contact:

Re: O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares - R. R.

Postby Titantropo » 05 Dec 2016 21:31

Alguma notícia de quando sairá o terceiro volume em terras lusitanas?


Return to “Autores P - T”




  Who is online

Users browsing this forum: Bing [Bot] and 4 guests

cron