Adeus, África - A História do Soldado Esquecido - João Céu e Silva

User avatar
pco69
Cópia & Cola
Posts: 5487
Joined: 29 Apr 2005 23:13
Location: Fernão Ferro
Contact:

Adeus, África - A História do Soldado Esquecido - João Céu e Silva

Postby pco69 » 09 Jul 2015 07:59

Image

Edição/reimpressão:2015
Páginas:320
Editor:Editora Guerra & Paz
ISBN:9789897021503

Dez de Novembro de 1975: as últimas autoridades militares portuguesas abandonam Angola horas antes da independência. O atirador especial Afonso está nas praias de Porto Amboim e não embarca no navio português. Afonso sobreviverá à guerra civil escondido durante onze anos, até ser capturado e repatriado.


João Céu e Silva: "A guerra colonial ainda não está bem contada"
por José Fialho Gouveia

João Céu e Silva: "A guerra colonial ainda não está bem contada"

Jornalista do DN e escritor, João Céu e Silva lança hoje Adeus África, uma obra de ficção sobre a guerra colonial, baseada em depoimentos reais

Na nota de autor que aparece no fim do livro, faz referência a troféus de guerra, trazidos por um familiar, que o horrorizaram em criança. Que troféus eram esses?

Um tio meu que tinha estado na guerra contava histórias aos meus pais e uma vez mostrou lá em casa uma argola com quatro orelhas de negros presas. Se não eram orelhas eram pelo menos pedaços de carne humana já seca. Eu tinha cerca de 10 anos e aquilo fez-me muita impressão.

Esse tio ainda é vivo?

Sim. Ainda há dois meses estive com ele.

Falaram sobre isso?

São assuntos sobre os quais as pessoas preferem não falar. Tenho um outro tio que esteve na guerra e também nunca quis contar nada. O que é estranho, porque ele falava muito e sempre contou muitas histórias.

Tinha acabado de fazer 15 anos quando se deu o 25 de Abril. Na época, pensava que se estava a aproximar o seu tempo de ir para a guerra?

Recordo-me de a minha mãe falar nisso - em relação a mim e ao meu irmão, que é um ano e meio mais novo -, mas eu não me lembro de ter essa noção, ou de sentir essa ansiedade. A minha consciência política aparece com o 25 de Abril.

Leia mais pormenores na edição impressa ou no e-paper do DN



http://www.dn.pt/inicio/artes/interior. ... 36&page=-1
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

  • Similar Topics
    Replies
    Views
    Last post

Return to “Autores P - T”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron