Hyperion & Fall of Hyperion - Dan Simmons

pco69
Cópia & Cola

Re: Hyperion & Fall of Hyperion

Postby pco69 » 16 Mar 2009 12:14

grayfoxpt wrote:vi este hoje na FNAC e fiquei tentado a comprar. mas so tinham o primeiro por isso não sei se vale a pena!

Recebi o Hyperion (numa edição que inclui o Fall of Hyperion) numa oferta do nosso amigo Thanatos.
Posso fazer forward dele para ti
Como moras em Braga (e agora estás na Bégica) é uma questão de pagares os portes de correio, para um ou outro destino à tua escolha.
Mas olha que o bicho é pesado...
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 16 Mar 2009 12:37

Obrigado pco69! quando voltar a Braga, se entretanto não o tiver comprado, talvez to peça emprestado!
De qualquer maneira a minha pergunta deve-se a ter ficado com a ideia que o primeiro livro não "fecha" a história!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 16 Mar 2009 12:43

grayfoxpt wrote:Obrigado pco69! quando voltar a Braga, se entretanto não o tiver comprado, talvez to peça emprestado!
De qualquer maneira a minha pergunta deve-se a ter ficado com a ideia que o primeiro livro não "fecha" a história!

Certo.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 16 Mar 2009 14:35

Samwise wrote:
grayfoxpt wrote:Obrigado pco69! quando voltar a Braga, se entretanto não o tiver comprado, talvez to peça emprestado!

Certo.

Sam

Como me foi dado, a ideia até nem era emprestar, mas sim dar.

Segundo o Thanatos, estes dois mais os os dois seguintes, formam um todo.

Também já tenho o Endymion e Rise of Endymion, (este sim, comprado), mas ainda não li.
Como é um bicho grande, devo lê-lo nas férias

Após isso, também to posso emprestar (ou mesmo dar também)....

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 18 Aug 2009 22:32

Não me apetece começar outra thread e sendo assim, vou agora 'falar' do Endimyon e Ryse of Endimyon.
Estes dois, completam o ciclo chamado de 'Cantos of Hyperion', composto pelos dois que dão titulo a esta thread e por estes dois.

Por acaso, li os quatro em duas edições Omnybus, ou seja, cada par reunido num unico livro. :cheers:

Não sendo uma continuação directa dos dois anteriores, é mesmo assim uma continuação, com referencias e mesmo personagens dos livros anteriores novamente a aparecerem nestes.
Nota) Uma das coisas que acontecem nesta história, é bastantes personagens viajarem no tempo.

Comparando os dois primeiros com estes dois, eu diria que os dois anteriores são uma verdadeira Space Opera, ao estilo antigo. Naves espaciais, grandes batalhas, teletransporte, etc...
Nestes dois, as grandes batalhas não existem tanto. Havendo na mesma grandes naves espaciais de combate e algumas batalhas, mas são apenas um acessório para a história.

Gostei muito mais dos dois primeiros. Estes dois concentram-se muito mais nas três/quatro personagens principais e nas suas viagems e problemas. Com isto não estou a diminuir os dois livros em questão. Estou apenas a referir que gostei mais dos dois primeiros.

Tenho a referir que me irritou excesso de referencias ao século 20 que estes dois livros contêm. Por exemplo, em mil anos de história (após o nosso sec xx), não haverá um vilão pior que o Hitler??? :dry:

Bom, mas mesmo assim, recomendo a sua leitura. Sobretudo a quem já tenha lido o Hyperion e Fall of Hyperion. :mrgreen4nw:

Thanatos
Edição Única

Re: Hyperion & Fall of Hyperion - Dan Simmons

Postby Thanatos » 10 Nov 2011 19:44

A Subterranean Press anunciou a edição limitada de Hyperion e a arte da capa da responsabilidade de John Picacio já está disponível para visualização no site da editora: http://www.subterraneanpress.com/news.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 28 Mar 2014 16:38

Isto um tipo chega atrasado a uma discussão e depois já lhe sobra pouco para dizer...

Samwise wrote:Este resumo é a descrição da Amazon para o primeiro livro. Devo dizer que a separação da obra em dois livros é desnecessária, sendo que o segundo é a continuação directa do primeiro, com uma mudança de primeira pessoa.

Eh pá... Leste dois livros totalmente diferentes dos meus então! Acho que a distinção é mais do que justificada uma vez que há uma mudança de estilo, de foco e, à falta de melhor termo, ambiente filosófico.

Quanto à problemática do Picanço, o comentário do carlnen tem a sua razão, mas sejamos francos, como também foi dito, o Shrike para lá de não ter um aspecto fofinho, tem um nome que só de dizê-lo tira o sono, já Picanço... Este parece-me um daqueles casos em que deixar estar é melhor.

De qualquer das formas, com quase três meses de atraso, já comecei a trabalhar a minha opinião para o blog. Depois passo por aqui, quanto mais não seja para roubar umas frases de quando o T ainda se alongava nas suas opiniões. :P

EDIT: ortografia de "filosófico" e parêntesis no quote
Last edited by Bugman on 28 Mar 2014 19:14, edited 1 time in total.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 28 Mar 2014 18:08

A opção por Picanço apenas a posso entender por pura casmurrice porque o pássaro é também conhecido como Pássaro-Carniceiro e em inglês Shrike também deriva de talhante.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 28 Mar 2014 20:05

Bugman wrote:Isto um tipo chega atrasado a uma discussão e depois já lhe sobra pouco para dizer...

Samwise wrote:Este resumo é a descrição da Amazon para o primeiro livro. Devo dizer que a separação da obra em dois livros é desnecessária, sendo que o segundo é a continuação directa do primeiro, com uma mudança de primeira pessoa.

Eh pá... Leste dois livros totalmente diferentes dos meus então! Acho que a distinção é mais do que justificada uma vez que há uma mudança de estilo, de foco e, à falta de melhor termo, ambiente filosófico.

Tens razão quanto às diferenças apontadas - eu também as senti - mas o meu argumento era mais em favor de haver uma continuidade narrativa entre as duas obras que não faz sentido quebrar. Ok - a palavra "desnecessária" está ali colocada a mau uso... <_<
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 28 Mar 2014 20:21

Acho que percebo o que estás a dizer, mas mesmo assim acho que faz sentido a quebra. A forma aqui toma muito mais predominância sobre a acção, daí a necessidade de algo mais do que uma folha em branco. Bom, isso e há que fazer render o peixe! :twisted:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 05 Jun 2014 14:12

Um bom comentário/análise ao Hyperion :tu:

http://revistabang.com/2014/05/14/hyper ... -profundo/

Return to “Autores P - T”