Guerra e Paz - Tolstói

acrisalves
Edição Única

Guerra e Paz - Tolstói

Postby acrisalves » 19 Apr 2005 19:30

Guerra e Paz - volume 1

Ficha Técnica
Tema: Literatura
Colecção: Obras Primas da Literatura
Nº na Colecção: 1
ISBN: 9722333348
Nº de Páginas: 400
Data de lançamento:19-4-2005

Sinopse
Considerado como um dos nomes maiores da literatura, este escritor, filósofo, pedagogo e até profeta, foi um defensor acérrimo das minorias e dos mais desfavorecidos, e um dos primeiros a insurgir-se contra a escravatura. Apesar das muitas perseguições a que foi sujeito, Tolstói encontrou na escrita um refúgio e foi de forma sábia que abordou temas tão inquietantes quanto complexos. Entre 1865 e 1869 escreveu e publicou aquela que é talvez a sua obra-prima e uma das maiores criações literárias de sempre: Guerra e Paz. Tendo como pano de fundo um cenário de guerra, com a invasão da Rússia por parte das tropas Napoleónicas, esta novela épica apoia-se em episódios ficcionais e históricos sobre aquele país, num momento de profunda convulsão, e surge como uma reflexão sobre a vida humana e a sua frágil existência. Nesta obra grandiosa, as personagens amam, odeiam e lutam, mas acima de tudo anseiam por encontrar o sentido da vida. Tal como elas, também Tolstói se confrontou inúmeras vezes com a sua própria condição enquanto ser humano, refugiando-se a dado momento numa fé e religiosidade profundamente vincadas. Tolstói deixou-nos um valiosíssimo legado literário e o seu nome perfila ao lado de outros grandes vultos como Shakespeare ou Homero.

Samwise
Realizador

Re: Guerra e Paz

Postby Samwise » 20 Apr 2005 10:01

Este confesso que gostava de ler.

Uma vez que vem da "Mother Russia", uma tradução portuguesa serve (desde que tenha sido tradução directa, digo).

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 May 2005 15:21

Pedroi,

Agora que vi a tua lista de leituras recentes (o meu tópico marca pontos :lol: ), o que é que achaste deste livro???

Aqui só está anunciado o primeiro volume... dá-me a sensação de ser um "calhamação"! Isto sem considerar se é boa ou má leitura...

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

pedroi
Dicionário

Postby pedroi » 10 May 2005 21:31

Samwise wrote: Pedroi,

Agora que vi a tua lista de leituras recentes (o meu tópico marca pontos :lol: ), o que é que achaste deste livro???

Aqui só está anunciado o primeiro volume... dá-me a sensação de ser um "calhamação"! Isto sem considerar se é boa ou má leitura...

Sam

Olá Sam.

Eu não li esta edição, li uma mais antiga em que a obra está dividida em 4 volumes.

As (poucas) obras do leste europeu que conheço têm todas a mesma caracteristica: são lentas. Portanto é preciso muita paciencia para levar o livro até ao fim e tambem é preciso gostar de romance historico.

Pessoalmente gostei muito, a descrição das personagens, dos ambientes e dos espaços pareceu-me muito boa e fiel á epoca. Permitiu-me entender melhor uma serie que vi quando era mais novo, baseada no livro, que tinha umas cenas que me pareceram completamente irreais na altura, mas depois de ler o livro já se percebem perfeitamente.

É um excelente livro, que merece todos os elogios que lhe foram feitos mas que tambem merece as criticas: quem o queira ler tem que esquecer o ritmo narrativo que se usa hoje e entrar no ritmo que se usava na altura, descritivo, lento, com muita atenção aos pormenores...

Para mim teve uma qualidade extra, como gosto muito de romance historico e já li alguns sobre as Guerras Napoleonicas é engraçado comparar a visão francesa e russa dos mesmos acontecimentos, as varias maneiras como os autores retratam a historia. A visão do Tolstoi sobre os factos historicos foi das coisas que mais me agradaram no livro.

Um pormenor importante: eu não sou um homem de letras, que escreva ou que analise os livros que leio com pretensões literarias. Na prosa ou na BD sou apenas um leitor (viciado... mas apenas um leitor) e coleccionador na medida das minhas possibilidades. Portanto peço que deêm algum desconto a alguma opinião mais descabida da minha parte...

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 10 May 2005 21:46

pedroi wrote: Um pormenor importante: eu não sou um homem de letras, que escreva ou que analise os livros que leio com pretensões literarias. Na prosa ou na BD sou apenas um leitor (viciado... mas apenas um leitor) e coleccionador na medida das minhas possibilidades. Portanto peço que deêm algum desconto a alguma opinião mais descabida da minha parte...

Se me permites... eu acho que direito a criticar / comentar temos todos, desde que fundamentemos as nossas opiniões... E as nossas opiniões valem por isso - pela experiência de leitura e pelo modo como fundamentamos... :)

Boas Leituras

pedroi
Dicionário

Postby pedroi » 10 May 2005 22:01

acrisalves wrote:Se me permites... eu acho que direito a criticar / comentar temos todos, desde que fundamentemos as nossas opiniões... E as nossas opiniões valem por isso - pela experiência de leitura e pelo modo como fundamentamos... :)

Boas Leituras

Concordo contigo, mas é importante que quem lê as minhas opiniões saiba que eu não tenho pretensões a ser um entendido da materia, sou apenas um leitor.

Não estou a menosprezar os leitores (sem leitores existirião livros?), é apenas para que quem lê o que escrevi me perceba melhor. :)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 May 2005 09:51

pedroi wrote: Concordo contigo, mas é importante que quem lê as minhas opiniões saiba que eu não tenho pretensões a ser um entendido da materia, sou apenas um leitor.

Bom ...

Então estamos entendidos... Eu sou como tu!

Sam

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 May 2005 09:56

Em relação ao ritmo narrativo, compreendo que seja totalmente diferente do habitual que se pratica hoje em dia....

Mas também... quem pegar neste livro não está concerteza à espera de ler um Thriller hipersónico do género do "Da Vinci Code".... :lol:

Não sei se tenho paciência para o ler.... pode ser que sim!

Sam

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 14 Jun 2005 20:24

Guerra e Paz - Volume II
de Lev Tolstói

Editora: Editorial Presença
Nº na Colecção: 2
ISBN: 9722333879
Nº de Páginas: 436
Ano de Edição: 2005

Sinopse: «Considerado como um dos nomes maiores da literatura, este escritor, filósofo, pedagogo e até profeta, foi um defensor acérrimo das minorias e dos mais desfavorecidos, e um dos primeiros a insurgir-se contra a escravatura. Apesar das muitas perseguições a que foi sujeito, Tolstói encontrou na escrita um refúgio e foi de forma sábia que abordou temas tão inquietantes quanto complexos. Entre 1865 e 1869 escreveu e publicou aquela que é talvez a sua obra-prima e uma das maiores criações literárias de sempre: Guerra e Paz. Tendo como pano de fundo um cenário de guerra, com a invasão da Rússia por parte das tropas Napoleónicas, esta novela épica apoia-se em episódios ficcionais e históricos sobre aquele país, num momento de profunda convulsão. Nesta obra grandiosa, as personagens amam, odeiam e lutam, mas acima de tudo anseiam por encontrar o sentido da vida. Tal como elas, também Tolstói se confrontou inúmeras vezes com a sua própria condição enquanto ser humano, refugiando-se a dado momento numa fé e religiosidade profundamente vincadas. Tolstói deixou-nos um valiosíssimo legado literário e o seu nome perfila ao lado de outros grandes vultos como Shakespeare ou Homero.»

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 15 Jun 2005 10:28

Já agora...

Estive com o Volume I nas mãos e confirmo que a tradução foi feita do Russo para o Português... sem passar por línguas terceiras.

Which means good news!

SamW

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 17 Aug 2005 12:01

Guerra e Paz - Volume III

Tema: Literatura
Nº na Colecção: 3
Data de lançamento:17-8-2005

Sinopse:
Considerado como um dos nomes maiores da literatura, este escritor, filósofo, pedagogo e até profeta, foi um defensor acérrimo das minorias e dos mais desfavorecidos, e um dos primeiros a insurgir-se contra a escravatura. Apesar das muitas perseguições a que foi sujeito, Tolstói encontrou na escrita um refúgio e foi de forma sábia que abordou temas tão inquietantes quanto complexos. Entre 1865 e 1869 escreveu e publicou aquela que é talvez a sua obra-prima e uma das maiores criações literárias de sempre: Guerra e Paz. Tendo como pano de fundo um cenário de guerra, com a invasão da Rússia por parte das tropas napoleónicas, esta novela épica apoia-se em episódios ficcionais e históricos sobre aquele país, num momento de profunda convulsão. Tolstói deixou-nos um valiosíssimo legado literário ao lado de outros grandes vultos como Shakespeare ou Homero.

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 24 Aug 2005 18:41

Stabb wrote: P.S.: na edição que tenho diz que Tolstoi escreveu o livro em russo e a maioria dos diálogos em francês porque era a língua queque da altura e por isso as partes traduzidas do francês estão a itálico. Isto é verídico? :bbde:

Não me admirava que na altura fosse essa a língua queque.... só nos últimos anos é que aumentou consideravelmente a percentagem dos que falam inglês... antes, a língua culta era o frances

Entre 1865 e 1869 escreveu e publicou aquela que é talvez a sua obra-prima e uma das maiores criações literárias de sempre: Guerra e Paz.

http://en.wikipedia.org/wiki/War_and_Peace

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 21 Sep 2005 13:49

Guerra e Paz - Volume IV

Editora: Editorial Presença
ISBN: 9722334360
Nº de Páginas: 416
Data de lançamento: 21-9-2005

Sinopse: «Considerado como um dos nomes maiores da literatura, este escritor, filósofo, pedagogo e até profeta, foi um defensor acérrimo das minorias e dos mais desfavorecidos, e um dos primeiros a insurgir-se contra a escravatura. Apesar das muitas perseguições a que foi sujeito, Tolstói encontrou na escrita um refúgio e foi de forma sábia que abordou temas tão inquietantes quanto complexos. Entre 1865 e 1869 escreveu e publicou aquela que é talvez a sua obra-prima e uma das maiores criações literárias de sempre: Guerra e Paz. Tendo como pano de fundo um cenário de guerra, com a invasão da Rússia por parte das tropas Napoleónicas, esta novela épica apoia-se em episódios ficcionais e históricos sobre aquele país, num momento de profunda convulsão. Tolstói deixou-nos um valiosíssimo legado literário e o seu nome perfila ao lado de outros grandes vultos como Shakespeare ou Homero.»

Return to “Autores P - T”