Orbias - As Guerreiras da Deusa, de Fábio Ventura

Anibunny
Edição Única

Re: Orbias

Postby Anibunny » 14 Aug 2009 14:33

Erm... ele disse que escreveu isto para incitar o público jovem que não lê a ler... se ele quer incitar o público a ler não seria interessante dar outros livros a ler?O_o
Citando da entrevista: "Diria que era para um público entre os mais novos e os adultos, ou seja, pode ser presunção minha mas eu achei que havia ali um ... no público que tinha muita falta de literatura que são os jovens e os jovens adultos. Aquilo público digamos assim do Crepúsculo que agora tem muito sucesso"

Que público imaginas a comprar aquele livro?

Want me to be honest? Os mesmos do Twilight! Pelo menos a escrita faz-me lembrar o Twilight, a mim e não só :wink:

Sam querido acho que não estás a perceber! Eu não tenho NADA contra o homem dizer o que andou a ouvir... mas se me permitem eu quando vou ao blog dele penso... músicas... videojogos... carambas onde anda a literatura??? É um blog sobre um livro... acho que ele podia referenciar alguns livros. Seria de bom tom... digo eu na minha humilde opinião.

http://orbias-asguerreirasdadeusa.blogspot...dont-exist.html

e já agora XD ele também fez publicidade ao fórum... li que estava desempregado e que tirou o curso em comunicação... devia de tentar ir para marketing nunca se sabe :wink: Até pode ter um futuro brilhante

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 14 Aug 2009 14:49

Anibunny wrote:
Que público imaginas a comprar aquele livro?

Want me to be honest? Os mesmos do Twilight!

Ou seja, TU também fazes parte desse público, porque segundo me lembro tu também leste o Twilight (e como se não fosse suficiente, ainda lestes os outros 3...). E quem diz tu, diz eu. :rolleyes:

Em relação ao autor, não me pronuncio, pois não conheço o blogue nem a publicidade que ele anda supostemente a fazer (a não ser pelo que vou lendo aqui e que vocês me contam no chat), mas qual é o mal de ele fazer o máximo possível para divulgar o livro?? Ou falar das influências (sejam elas quais forem)??

S.

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 14 Aug 2009 15:16

Parece-me que a ani está presa a um paradigma antiquado (diga-se de passagem, este é o mal de muito boa gente), que se prende ao facto de se olhar para o livro como um objecto quase sacrossanto em vez de como aquilo que ele é: um produto cultural como qualquer outro, igual a um dvd, um cd de música ou um bilhete para o cinema ou para um espectáculo.

Para mim, é uma falácia enorme desprezar-se a divulgação e o marketing de uma obra e dizer-se que um "livro deve valer por si só" e que "a História irá elevar os que merecem à posição que merecem", dando wildes, byrons e austins como exemplo. Tenho a certeza absoluta que, no decorrer da História, inúmeras obras tão ou mais revolucionárias que as destes autores foram perdidas e esquecidas por falta de visibilidade.

E é neste ponto que muitos autores falham. Realmente é mais fácil queixar-se do esforço de divulgação dos outros e de como estão a "corromper a literatura" do que fazerem eles o mesmo. O que o Fábio faz no seu blog é exactamente o que devia fazer, tentar captivar o público para a obra. E revelar as suas influências é uma excelente maneira de o fazer, pois permite que o público se identifique com o autor.

Depois, é preciso salientar que nem todos os autores são obrigados a escrever "Obras de arte". Quer dizer, obras escritas simplesmente para entreter, entusiarmar, excitar e divertir o leitor sempre existiram, basta pensar nos romances de cordel e nas revista pulp. E os livros destes autores têm tanto lugar nas nossas livrarias como qualquer clássico ou peça de literatura erúdita.

Por outro lado, o papel de qualquer autor (ou artista em geral) não é só escrever um livro, mas sim criar uma experiência mais geral. E é aqui que entram os blogs, os sites, os lançamentos de livros no castelo de S. Jorge, entre outras. E quando alguns, do alto das suas torres de marfim, se queixam que tudo isto "corompe a literatura", estão na realidade a limitar-se e a revelar uma ignorância talvez maior do que a daqueles que eles apelidam de ignorantes.

P.S. - Já agora, Fábio, siga o seu próprio conselho (http://orbias-asguerreirasdadeusa.blogs ... exist.html) e junte-se a nós :wink:

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 14 Aug 2009 15:21

shadow_phoenix wrote:P.S. - Já agoras, Fábio, siga o seu próprio conselho (http://orbias-asguerreirasdadeusa.blogs ... exist.html) e junte-se a nós :wink:

humm... ia jurar que já la tinha deixado um convite nesse sentido, provavelmente os comentários estão sujeitos a aprovação.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 14 Aug 2009 15:34

Não estou presa ao passado somente penso que se um autior que dar um exemplo e incentivar jovens a ler porque não fazer uma lista e falar mais de livros :wink:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Aug 2009 16:09

Anibunny wrote:Não estou presa ao passado somente penso que se um autor que dar um exemplo e incentivar jovens a ler porque não fazer uma lista e falar mais de livros :wink:

Acho que depois desta conversa toda no BBdE (e a piada grande aqui é que não aborda o livro), o autor vai ponderar essa questão com mais atenção.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

fabiomventura
Panfleto

Postby fabiomventura » 14 Aug 2009 17:12

Yey, finalmente consegui escrever aqui! A minha Net é bastante lenta e aliou-se o facto de ter de esperar permissão para responder aos posts.

Antes de mais, olá a todos! (prometo que faço a minha apresentação oficial no tópico de apresentações). Nunca pensei que a minha obra fosse motivo de tanto debate, mas fico feliz por isso. É como a famosa frase, "love or hate me, just talk about me".

Tentando responder um pouco ao que muito se tem dito por aqui...Há uma razão para eu não ter falado de outros livros que me inspiraram. Realmente, eu não me inspirei em nenhum! Eu leio muito, especialmente livros do género fantástico. E o que quis realmente foi escrever um livro original, diferente de tudo o que já tinha lido. Confesso que alguns podem ver algumas reminiscências de Twilight, mas apenas porque o "Orbias" está escrito na primeira pessoa e a personagem principal é uma jovem mulher. Ora para um homem, eu tinha de beber em alguma coisa. No entanto, enquanto que a história de Twilight gira em torno do amor e do romance, a minha tem como base a aventura, a acção e os elos entre as Guerreiras. Em relação a "dar o exemplo" aos futuros leitores, acho que sinceramente esse não é o meu papel. Não posso mentir e dizer aos futuros leitores que me inspirei em determinadas obras quando isso não é verdade. Posso, isso sim, sugerir obras numa altura em que eu já tenha um grupo de leitores que me aceita enquanto influência.

Quanto às bandas, não vejo mesmo qual é o mal de falar nelas. A verdade é que eu escrevi mesmo ao som de todas aquelas músicas e foram quase como que o motor da minha escrita. Hoje em dia assistimos à convergência de diversos media, elementos do cinema e da música (por exemplo) que se conjugam noutro produto cultural. Porque não com os livros? Se me perguntarem, "Orbias - As Guerreiras da Deusa" é uma convergência de elementos da música, cinema, televisão, videojogos, literatura. Fui beber influências de todos esses dispositivos para produzir aquilo que a meu ver foi o mais original para o meu actual nível de escrita.

Não me compete a mim dizer se a minha obra tem qualidade ou se serei uma boa influência. Tive a sorte de ter a Casa das Letras a pegar em mim e apostar numa publicação, também porque a obra tem um carácter bastante comercial. Mas é a minha primeira obra (a primeira de muitas, espero), sou bastante jovem e ainda tenho muito a aprender e batalhar. Pode parecer naif, mas não escrevi a minha obra por querer fama, dinheiro, ou seja o que for. Escrevi porque apenas quis dar a conhecer uma história às pessoas =)

Espero não ter sido demasiado exaustivo, mas agrada-me este género de debate, especialmente se tiver a minha obra como ponto central. Fiquem à vontade para perguntar ou comentar tudo =)

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 14 Aug 2009 17:21

Obrigado pelo teu ponto de vista Fábio. É de salutar a maneira como encaixas as críticas (ou dúvidas ) em relação ao livro ou ao que está em volta dele, e como reconheces que como jovem e jovem autor reconheces que a publicação não é o ponto final ou o culminar do processo de aprendizagem, mas sim mais uma etapa ou até uma das primeiras para se escrever mais e melhor.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Aug 2009 17:31

Viva, bem-vindo.

É bom poder contar com a tua presença por aqui - finalmente, segundo também o meu ponto de vista.

Estranho é estar a debater algo em dois locais diferentes em simultâneo fazendo constantes referências cruzadas.

Espero que tenhas muito sucesso com a tua obra! :thumbsup:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

fabiomventura
Panfleto

Postby fabiomventura » 14 Aug 2009 18:38

Samwise wrote:Viva, bem-vindo.

É bom poder contar com a tua presença por aqui - finalmente, segundo também o meu ponto de vista.

Estranho é estar a debater algo em dois locais diferentes em simultâneo fazendo constantes referências cruzadas.

Espero que tenhas muito sucesso com a tua obra! :thumbsup:

Sam

Muito obrigado =) E sim, concordo. É verdade que já podia ter entrado no debate há mais tempo. Mas cá estou eu =) De qualquer forma, achei que devia postar algo no Blog para convidar novas pessoas para o vosso Forum.

Continuação de bom trabalho :wink:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 14 Aug 2009 18:54

fabiomventura wrote:Muito obrigado =) E sim, concordo. É verdade que já podia ter entrado no debate há mais tempo. Mas cá estou eu =) De qualquer forma, achei que devia postar algo no Blog para convidar novas pessoas para o vosso Forum.

Continuação de bom trabalho :wink:

Gahhhhh!!!! Mais trabalho!!! :mrgreen4nw:

Olha. Não sei se alguma vez comprarei o teu livro - o mais certo é comprá-lo - mas logo à partida gostei da tua postura de abertura e diálogo. Acho que essa postura falta a muito boa gente. No entanto também vejo que a nova geração anda mais aberta à participação nestes veículos de comunicação como são os blogues, fóruns, twitters &c.

Aqui vais ter companhia de mais alguns escritores como a Ana Vicente e a Madalena Santos, só para citar dois dos exemplos mais recentes. Espero que nos enriqueças com a tua presença e que faças uma apresentação do livro para que os membros do fórum possam aparecer e chatear-te com pedidos de autógrafos. :mrgreen4nw:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Angelica_Angel
Livro de Bolso

Postby Angelica_Angel » 15 Aug 2009 03:10

Espero que nos enriqueças com a tua presença e que faças uma apresentação do livro para que os membros do fórum possam aparecer e chatear-te com pedidos de autógrafos.

... ou fotografias.

:mrgreen4nw:

Entendo a perspectiva do Fábio, a música que ouço quando escrevo é escolhida a dedo. Mas há uma divergência: não é fonte de inspiração, estimula sim na hora de passar para texto final as ideias que andava a congeminar nos meus silêncios.

Bem-vindo.
Terras de Corza - O DÉCIMO TERCEIRO PODER (2006) *3.ª edição
Terras de Corza - A COROA DE SANGUE (2007) *2.ª edição
Terras de Corza - AS TRIBOS DO SUL (2009)
Terras de Corza - OS DOZE REINOS (2010)
Madalena Nogueira dos Santos
LEYA ASA

Para mais informações: www.madalenasantos.com

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Aug 2009 08:07

Angelica_Angel wrote:
Espero que nos enriqueças com a tua presença e que faças uma apresentação do livro para que os membros do fórum possam aparecer e chatear-te com pedidos de autógrafos.

... ou fotografias.

:mrgreen4nw: (...)

Very funny! :_sissyfight__by_cindre: Prá próxima filmo e tudo! :tongue:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 20 Aug 2009 21:44

O livro só vai sair em setembro? :ranting:
Bom...nessa altrua, em principio irei adquiri-lo e lê-lo.
E vou tentar ser tão irritante quanto fui para a Ana Vicente. :whistling:

Em relação a este thread na sua totalidade, esta é a minha opinião:
* Estou-me a borrifar em qual foi a inspiração do autor. Se livros ou musica ou caracóis.
A minha preocupação é se o valor que eu vou pagar pelo livro se vai justificar ou não(1). :mrgreen4nw:
E mesmo que seja um copyPaste, se tiver alguma originalidade e estiver bem escrito, provavelmente darei esse dinheiro como bem empregue.

Tal como o Tanathos referiu, gostei da forma como o autor entrou dentro da discussão.
Só por isso, merece a minha deslocação a uma livraria para adquirir o livro. :cheers:

(1) e não me venham com as tangas de 'a cultura não tem valor'...... :lol2:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

anavicenteferreira
Edição Limitada

Postby anavicenteferreira » 22 Aug 2009 11:43

pco69 wrote:E vou tentar ser tão irritante quanto fui para a Ana Vicente. :whistling:

Acho bem, acho bem! Agora vê lá não traumatizes o moço! :rolleyes:

E bem vindo Fábio! :cheers:
Ana

Return to “Autores U - Z”