O Arranca Corações - Boris Vian

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

O Arranca Corações - Boris Vian

Postby Cerridwen » 17 Oct 2011 10:53

O Arranca Corações
Boris Vian


Editora: Relógio d' Água
ISBN: 9789896412395
Classificação: Literatura
192 páginas

Sinopse: «Jacquemort, psiquiatra, chega a casa de Angel e Clémentine, que está em final de gravidez. Jacquemort vai então ajudá-la a dar à luz três rapazes gémeos, Noël, Joël e Citroën, que, ao contrário dos irmãos, nunca grita. Angel está fechado em casa há dois meses pela mulher, que aceitou mal a gravidez. Só depois do parto é libertado. Jacquemort revela-lhe as razões que o levaram a este recanto aparentemente tranquilo. Ele possui uma capacidade de vazio e procura preenchê-la psicanalisando as pessoas e assimilando os seus sentimentos através de uma psicanálise «integral».

Neste romance, Boris Vian revela um universo terrível, o dos desejos mais implacáveis, em que todo o amor esconde o ódio.

Como escreveu Gilbert Pestureau, no prefácio à edição francesa, neste romance em que o número três desempenha um papel central, «os adultos são selvagens, ferozes ou infelizes, condenados à solidão, enquanto as crianças, cúmplices na magia, procuram secretamente a sua paixão de viver». Tudo isto numa «aldeia entorpecida na vergonha e na religião», onde «os trigémeos exploram o seu universo feérico enquanto uma mãe, que os ama demasiado, lhes reduz inexoravelmente o espaço».»

Boris Vian nasceu em Ville d'Avray, em 1920. Estudou engenharia mecânica. Começou a trabalhar na fábrica AFNOR em 1942. Os seus primeiros escritos foram publicados em 1944/45, sob os pseudónimos Bison Ravi e Hugo Hachebuisson. Em 1947, foi publicada a sua obra Vercoquin et le plancton, sobre o clima organizacional da fábrica. Foi despedido em 1946 e depois começou a trabalhar na Office du Papier. Fez parte da orquestra de jazz de Claude Abadie e foi trompetista no bar "Le Tabou" em Saint-Germain. Publicou ainda A Espuma dos dias, Chronique du menteur em vários números do Temps Modernes, J'irai cracher sur vos tombes sob o pseudónimo de Vernon Sullivan (bestseller censurado em 1949), A erva vermelha (1950) e O Arranca Corações (1953). Foi "matador de primeira classe" no Colégio dos Patafísicos, grupo que reunia Alfred Jarry, o barão Mollé, Michel Leiris, Lonesco, Henri Robillot, Pascal Pic e Jacques Prévert.

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13871
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: O Arranca Corações - Boris Vian

Postby Thanatos » 17 Oct 2011 13:18

Ou muito me engano ou é (em boa hora) reedição. Seja como for recomenda-se a leitura.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!


Return to “Autores U - Z”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 3 guests

cron