Uma Mulher do Reino - João Poole da Costa, Helena Henriques

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
User avatar
acrisalves
Edição Única
Posts: 3490
Joined: 29 Dec 2004 13:53
Location: In a florest mist
Contact:

Uma Mulher do Reino - João Poole da Costa, Helena Henriques

Postby acrisalves » 06 Oct 2006 17:55

Editora: Bertrand
Ano de Edição: 2006

Sinopse:

Casados há 23 anos, Helena Campos e João Poole da Costa riem-se das discussões apaixonadas que tiveram enquanto escreviam "Uma Mulher do Reino". Saga familiar em tom folhetinesco, este romance histórico picante dá vida a uma árvore genealógica que inclui antepassados dos autores, cruzando o destino de portugueses comuns com o de figuras históricas e personagens inventadas. Tendo como pano de fundo momentos empolgantes do século XVIII português, como o "ciclo do ouro", o terramoto de Lisboa e o desembarque da corte portuguesa no Rio de Janeiro, "Uma Mulher do Reino" é uma estreia literária plena de aventura, de paixão e de erotismo.

Uma mulher do reino é Joana Maria das Virtudes, lavadeira de Muge, que emigra para o Brasil, terra de todas as aventuras e oportunidades, ao encontro de um homem e de um casamento reparadores da sua reputação; é Mariana Victória, órfã aristocrata, que troca os votos de religiosa por uma vida de fuga e perigo ao lado do homem que ama; é Tomazia, mulher de vários homens e grandes viagens, em busca de si própria e da redenção de um amor incestuoso.

Centrado em três mulheres fortes e extemporâneas, esta trilogia - que reúne "Joana Maria das Virtudes", "O Homem de Cuiabá" e "Rio de Peixe" - decorre entre Portugal e o Brasil, territórios que polarizam toda a acção e conflitualidade das personagens, sejam elas reais ou ficcionais, face ao permanente confronto entre o velho e o novo mundo, a civilização e a natureza, a imposição social e a liberdade, enfim, entre o passado e o devir.

Helena Campos Henriques nasceu em Lisboa, onde completou o curso do liceu e se interessou pelo estudo de línguas estrangeiras. Visitou vários países da Europa e da Bacia Mediterrânica. Sempre se dedicou à literatura e à poesia, tendo publicado, em 1969, um livro de viagens, "Ruy e Concha Fazem um Cruzeiro e, em 1995, um livro de contos para crianças, "Grandma's Tales". Colaborou ainda com vários jornais e revistas. "Uma Mulher do Reino" é su aobra literária mais recente.

João Poole da Costa nasceu em Lisboa, onde se formou em Engenharia Civil. Trabalhou muitos anos no Brasil, Peru e Portugal como consultor internacional em projectos e construção de barragens. Mais recentemente, leccionou na Universidade Nova de Lisboa como Professor Associado Convidado. Por gosto e razões de trabalho, viajou desde cedo por vários paíeses do mundo ocidental onde, em paralelo com a sua actividade profissional, se interessou pela história, pelos costumes e cultura dos povos que conheceu. "Uma Mulher do Reino" é a sua primeira obra literária publicada.

FNAC

Return to “Vários”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 3 guests

cron