Marcada - P.C. Cast + Kristin Cast

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
Thanatos
Edição Única

Re: Marcada

Postby Thanatos » 12 Aug 2009 18:16

grayfoxpt wrote:
Thanatos wrote:Já experimentaste colocar a primeira das questões à SdE?

Eu não, so perguntei isso em resposta ao que o shadow disse.

Não entendo. Colocaste uma questão em resposta? Então estou correcto em pensar que eram meras questões retóricas? :unsure:

Tu és, por vezes, demasiado críptico e telegráfico.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 12 Aug 2009 18:23

Thanatos wrote:Não entendo. Colocaste uma questão em resposta? Então estou correcto em pensar que eram meras questões retóricas? :unsure:

Tu és, por vezes, demasiado críptico e telegráfico.

Se o shadow compara (ou critica por comparação) os critérios de atribuição do prémio e de publicação, presumo que saiba se são as mesmas pessoas que avaliam os dois e se os critérios são semelhantes. A mim parece-me que uma coisa e outra são distintas. Alias, como a cerridwen já frisou e bem, foi referido que a qualidade (ou chamem-lhe o que quiserem) de alguns contos é suficiente para merecer publicação mas não o prémio.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 03 Sep 2009 23:47

A propósito do livro, no outro dia na FNAC da baixa-chiado eu e uma amiga minha sentámo-nos no chão a ler esse livro em voz alta... acho que também e de citar a parte do beijo, da "macieza contra dureza" :tongue:

(foi uma tarde bem passada, o livro dá para rir x) )

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 08 Sep 2009 11:26

shadow_phoenix wrote:Ao que eu acho particular piada é que depois disto:

http://www.tecnofantasia.com/cgi-bin/tfmai.../00/T1233740955

Do qual eu saliento esta parte: "E, sejamos honestos, várias das submissões facilmente encontrariam editoras nacionais que as publicassem nas suas colecções de fantástico." (acho que não faz falta tradução)

O pessoal da Saída de Emergência publicou este livro.

Um reparo, e para responder às dúvidas do grayfoxpt: o Luís Filipe Silva, o David Soares e o João Seixas, que decidiram a (não) entrega do Prémio Bang, não são "pessoal da Saída de Emergência". Embora tenham colaborado com a editora, como autores e/ou tradutores, não desempenham aí qualquer função editorial. Se desempenhassem, provavelmente não teríamos estes sucedâneos da Stephenie Meyer, nem a Nora Roberts, nem o Luís Miguel Rocha, nem a Saída de Emergência, que já teria sido engolida pela crise.

Se querem de facto queixar-se de alguma coisa, queixem-se de quem compra estas porcarias, que só continuam a sair porque há mercado. A política editorial da Saída de Emergência sempre foi publicar trambolhos que vendam bem (como estes sucedâneos da Stephenie Meyer, a Nora Roberts ou o Luís Miguel Rocha) e servir-se do lucro para investir noutras coisas em que muito menos gente toca. Afinal, quem nos trouxe o Mervyn Peake, quem foi?

Abraços,
Luís
The vorpal blade went snicker-snack!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 08 Sep 2009 11:54

Steerpike wrote:(...) Afinal, quem nos trouxe o Mervyn Peake, quem foi?

Abraços,
Luís

Trouxeram um terço do Peake, sim! :mrgreen4nw:

Mas mais vale um terço que um rosário.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 08 Sep 2009 11:56

Anibunny wrote:(...)
... só me pergunto... como é que é possível alguém publicar isto? Sexo oral? Obviamente na América não há a disciplina de educação sexual... estes jovens de hoje em dia... mas agora uma pergunta se o livro também foi escrito pela mãe... que raio de mãe autoriza a filha a escrever aquelas coisas?O_o

Qual é problema do 'sexo oral'?
Não existe?
É feio?
O que é que estes jovens 'hoje em dia fazem que não foi feito já pelos seus pais?
E avôs?
É claro que pode chocar pensar que os nossos pais e avós faziam sexo oral!
Mas faziam!
E gostavam!
E acho excelente que haja uma mãe que não tem complexos idiotas de ajudar ou escrever em conjunto com uma filha, um livro onde existe sexo.
Seja de hora a hora ou mesmo de ano a ano...... (trocadilho propositado)
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 08 Sep 2009 12:16

Thanatos wrote:Trouxeram um terço do Peake, sim! :mrgreen4nw:

O segundo terço ainda está a ser traduzido. Quer tudo a correr, esta gente.

Abraços,
Luís

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 08 Sep 2009 13:39

Steerpike wrote:
Thanatos wrote:Trouxeram um terço do Peake, sim! :mrgreen4nw:

O segundo terço ainda está a ser traduzido. Quer tudo a correr, esta gente.

Abraços,
Luís

Opá, paz! :friends: Sabia lá eu disso! Se bem que estar a ser traduzido, convenhamos, nem sempre neste país é sinónimo de publicação.

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 08 Sep 2009 15:15

Steerpike wrote:
shadow_phoenix wrote:Ao que eu acho particular piada é que depois disto:

http://www.tecnofantasia.com/cgi-bin/tfmai.../00/T1233740955

Do qual eu saliento esta parte: "E, sejamos honestos, várias das submissões facilmente encontrariam editoras nacionais que as publicassem nas suas colecções de fantástico." (acho que não faz falta tradução)

O pessoal da Saída de Emergência publicou este livro.

Um reparo, e para responder às dúvidas do grayfoxpt: o Luís Filipe Silva, o David Soares e o João Seixas, que decidiram a (não) entrega do Prémio Bang, não são "pessoal da Saída de Emergência". Embora tenham colaborado com a editora, como autores e/ou tradutores, não desempenham aí qualquer função editorial. Se desempenhassem, provavelmente não teríamos estes sucedâneos da Stephenie Meyer, nem a Nora Roberts, nem o Luís Miguel Rocha, nem a Saída de Emergência, que já teria sido engolida pela crise.

Se querem de facto queixar-se de alguma coisa, queixem-se de quem compra estas porcarias, que só continuam a sair porque há mercado. A política editorial da Saída de Emergência sempre foi publicar trambolhos que vendam bem (como estes sucedâneos da Stephenie Meyer, a Nora Roberts ou o Luís Miguel Rocha) e servir-se do lucro para investir noutras coisas em que muito menos gente toca. Afinal, quem nos trouxe o Mervyn Peake, quem foi?

Abraços,
Luís

Eu nem me estava a queixar, estava só a apontar que esta editora por um lado mostra uma atitude snob e de nariz empinado e por outro publica "lixo" como todas as outras. E sim, compreendo que seja por uma questão de sobrevivência. Só achei irónico, mais nada.

Mas agora que referiste os nomes dos elementos do juri, e conhecendo mais ou menos a visão que eles têm do fantástico (em especial o primeiro e o último), já deu para perceber a situação.

E nem me passa pela cabeça falar mal seja de que trambolho for. Nunca foi esse o objectivo do post.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 08 Sep 2009 18:06

pco69 wrote:
Anibunny wrote:(...)
... só me pergunto... como é que é possível alguém publicar isto? Sexo oral? Obviamente na América não há a disciplina de educação sexual... estes jovens de hoje em dia... mas agora uma pergunta se o livro também foi escrito pela mãe... que raio de mãe autoriza a filha a escrever aquelas coisas?O_o

Qual é problema do 'sexo oral'?
Não existe?
É feio?
O que é que estes jovens 'hoje em dia fazem que não foi feito já pelos seus pais?
E avôs?
É claro que pode chocar pensar que os nossos pais e avós faziam sexo oral!
Mas faziam!
E gostavam!
E acho excelente que haja uma mãe que não tem complexos idiotas de ajudar ou escrever em conjunto com uma filha, um livro onde existe sexo.
Seja de hora a hora ou mesmo de ano a ano...... (trocadilho propositado)

Existe, não, não é feio. Provavelmente faziam mas nem quero imaginar isso (embora ache normal toda a gente ter sexo mau era). Se fosse só o problema do sexo oral a gente até fechava os olhos, o problema é que o livro pelo que tenho visto é só idiotices pegadas, eu quando tinha 12 anos li "os filho da droga" para quem já leu sabe muito bem que aquilo tem cenas hardcore, mas é sobre uma experiência de vida, um testemunho real (e foi a minha mãe que mo deu para ver o quão difícil algumas vidas eram), até haviam palavras que nem conhecia. Acho que um livro que já tem coisas tão más... bem enfim é para vender serve, depois temos gerações morangos com açúcar :whistling:

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 09 Sep 2009 09:38

Steerpike wrote:A política editorial da Saída de Emergência sempre foi publicar trambolhos que vendam bem (como estes sucedâneos da Stephenie Meyer, a Nora Roberts ou o Luís Miguel Rocha) e servir-se do lucro para investir noutras coisas em que muito menos gente toca. Afinal, quem nos trouxe o Mervyn Peake, quem foi?

Noutras coisas? Até fiquei a olhar, de que será que ele tanto fala?

Apostaram em que? Numas antologias? Onde publicam os amigos e os amigos dos amigos?
Apostaram em alguém que já não fosse "garantido"?
Nem um prémio conseguem atribuir, porquê? não havia qualidade? Ou o júri é incapaz de dizer que algo que não tenha sido escrito por eles é bom?
Onde estão as novidades?

A SdE distingue-se pela proximidade com os leitores, aí concordo, agora como editora... é apenas mais uma.

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 10 Sep 2009 16:41

Gaminha wrote:Apostaram em que? Numas antologias? Onde publicam os amigos e os amigos dos amigos?

Infelizmente, apenas duas antologias, e infelizmente de muito fraca qualidade, mas com vários nomes que, pessoalmente, nunca tinha ouvido falar. Se eles são todos amigos ou não, é com eles.

Gaminha wrote:Apostaram em alguém que já não fosse "garantido"?

Neste país quase nada é "garantido". Mas já que insistes: MERVYN PEAKE (estarei a repetir-me?), Brian Stableford, Dan Simmons, HP Lovecraft (a coisa só começou a descolar com o segundo volume), Lord Dunsany, Ágata Ramos, Richard Morgan. Há mais prometidos, como o Scott Lynch e outros que agora não me lembro. Alguns venderam pior que mal, mas sei que foram publicados com muito prazer.

Gaminha wrote:Nem um prémio conseguem atribuir, porquê? não havia qualidade? Ou o júri é incapaz de dizer que algo que não tenha sido escrito por eles é bom?

Deve ser a segunda. Aqueles manuscritos até brilhavam no escuro, tal era o fulgor do seu génio, mas infelizmente o júri era cego.

Abraços,
Luís

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 10 Sep 2009 17:39

Steerpike wrote:(...)Neste país quase nada é "garantido". Mas já que insistes: MERVYN PEAKE (estarei a repetir-me?), Brian Stableford, Dan Simmons, HP Lovecraft

(...)

Desculpa lá Steerpike mas dito assim até parece que foram os primeiros e únicos a publicar por cá Simmons, Lovecraft e Stableford. Ou a memória já me falha - admito porque a esclerose é avançada - ou não terão os mesmíssimos livros do Stableford e do Simmons sido publicados numa outra colecção? E Lovecraft até a velhinha colecção Vampiro já o publicou, além da Dom Quixote e tantos outros.

Vamos lá com calma no endeusamento à Saída de Emergência.

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 10 Sep 2009 20:32

Thanatos wrote:Desculpa lá Steerpike mas dito assim até parece que foram os primeiros e únicos a publicar por cá Simmons, Lovecraft e Stableford.

Em parte alguma eu disse, ou sequer dei a entender, que tinham sido os primeiros ou os únicos. O que disse é que tinham sido apostas sem garantias. As primeiras edições do Simmons e do Stableford, que ainda se encontram nas feiras do livro se procurarem bem, não foram propriamente um sucesso comercial --- mas ainda assim os romances foram recuperados por preferência do editor.

Thanatos wrote:Vamos lá com calma no endeusamento à Saída de Emergência.

Deve ser por isso que eu digo tão bem das antologias da SdE.

Abraços,
Luís

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 10 Sep 2009 20:56

Steerpike wrote:
Gaminha wrote:Nem um prémio conseguem atribuir, porquê? não havia qualidade? Ou o júri é incapaz de dizer que algo que não tenha sido escrito por eles é bom?

Deve ser a segunda. Aqueles manuscritos até brilhavam no escuro, tal era o fulgor do seu génio, mas infelizmente o júri era cego.

Abraços,
Luís

Mas felizmente o editor viu todas as virtudes inerentes aos manuscritos e vai publicá-los na colecção TEEN. Um pelo menos já saiu: <strike>Illusya</strike><sup>*</sup>. O outro está prometido: Veneno de Ofiusa.

Steerpike wrote:
Thanatos wrote:Desculpa lá Steerpike mas dito assim até parece que foram os primeiros e únicos a publicar por cá Simmons, Lovecraft e Stableford.

Em parte alguma eu disse, ou sequer dei a entender, que tinham sido os primeiros ou os únicos. O que disse é que tinham sido apostas sem garantias.

Tens toda a razão. Eu é que entendi mal.

Aliás levando isto ao extremo, se não venderam nada inicialmente nas outras editoras podemos até dizer que eram apostas perdidas à partida.

Mas os meandros da edição aos comuns mortais leitores nada interessam. Eu pelo menos estou-me nas tintas para se o livro vende ou não vende, se foi um risco do editor ou se foi uma aposta ganha, enfim. Isso fica lá para a contabilidade dele. A mim só me interessavam que os editores passassem a publicar livros mais novinhos, com traduções mais competentes, revisões a sério e que não usassem papel pardo para o miolo como um que tive o (des)prazer de ler há pouco tempo da Gradiva. Ainda tenho as pontas dos dedos ásperas.

* UPDATE: Ao que parece o Illusya NÃO concorreu ao concurso da SdE. Fica a correcção aqui.

Return to “Vários”