Contos de Vampiros

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
Cerridwen
Edição Única

Contos de Vampiros

Postby Cerridwen » 18 Oct 2009 19:55

Contos de Vampiros
Ana Paula Tavares, Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, João Tordo, Jorge Reis-Sá, José Eduardo Agualusa, Miguel Esteves Cardoso, Rui Zink e Susana Cabaço

Imagem da capa

Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04293-4
Páginas: 144
Data de publicação: 29 de Outubro/2009
Coordenação: Pedro Sena-Lino

«É essa a substância, a natureza do vampiro: fazer temer a invasão do outro no meu espaço corporal, no primeiro e mais claro reduto da minha identidade. E assim perder a própria existência, metamorfoseando-me no outro. Atenção, caros leitores: porque ao ler este livro é isso que está em jogo - perder a própria identidade!» - Pedro Sena-Lino (in Nota Introdutória)

A colectânea tem nove contos.

Índice do livro / Leitura de um excerto do livro

Informação sobre Gonçalo M. Tavares.
Informação sobre Hélia Correia.
Informação sobre João Tordo.
Informação sobre Jorge Reis-Sá.
Informação sobre José Eduardo Agualusa.
Informação sobre Rui Zink.

Anibunny
Edição Única

Re: Contos de Vampiros

Postby Anibunny » 18 Oct 2009 20:04

O site da Porto Editora está em baixo! Sinto uma enorme curiosidade até por ter o Gonçalo M. Tavares mesmo assim se for aquela capa que eu estou a pensar... tudo vai depender do preço me guess!

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 18 Oct 2009 20:09

A capa do livro:

[img]http://img40.imageshack.us/img40/989/contosn.jpg[/img]

No meu computador o site da Porto Editora está a funcionar.

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 18 Oct 2009 20:16

ai que capa horrivel x.x (no sentido de estar mal feita)

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 18 Oct 2009 20:17

Ew era essa a capa! O site principal também está mas clica-se no link do livro e PUFF não aparece nada :sad: mesmo assim com essa capa deviam de meter a 5€ que deve ter sido o que pagaram ao designer para fazer o raio da capa! Até eu consigo fazer melhor... mas o que interessa é o conteúdo

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 18 Oct 2009 20:57

se calhar encomendaram uma capa horrível, e foi este o resultado :lol2:
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 18 Oct 2009 22:02

Até poderia estar razoável, se não tivessem cortado em cima a cabeça, parecendo que usa um daqueles lenços que as freiras usam x)

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 07 Nov 2009 14:58

«No arsenal de figuras maléficas do nosso imaginário tradicional encontramos bruxos e bruxas, alguns lobisomens, trinta mil diabos e muitas aparições da morte, a personagem mais terrífica e difícil de ludibriar. Vampiros, essas criaturas da noite e do enigma, conhecemo-los de outras paragens mais frias e brumosas, mas serão sempre estrangeiros entre nós. «Não há um modelo do vampiro português», diz Pedro Sena-Lino, organizador das colectâneas. «Temos de escrever mais para o criar. Este livro também pretende contribuir para isso.»

Sena-Lino garante que o projecto já estava a ser preparado há mais de um ano e que não vem na senda dos best-sellers da série Crepúsculo, de Stephenie Meyer, ou Crónicas Vampíricas, de L.J. Smith. Contudo, também não vem a despropósito. Contos de Vampiros sucede a Contos Policiais (2008), repetindo o princípio de base: desafiar autores portugueses, de diferentes gerações e linhas literárias, a acertar num alvo bem definido. Um conto, um tema – para resumir em quatro palavras.

Tal como no anterior, também aqui há um autor em estreia, cabendo a Susana Caldeira Cabaço descer o pano com uma história de vampiros melómanos, «Como tocar violino». Os oito restantes são bem conhecidos, mas tanto o género literário eleito como o registo temático cultivam o inesperado, quer na relação dos autores com a sua obra quer no conjunto do panorama editorial português. E se não surpreende encontrar aqui João Tordo ou Hélia Correia, já as abordagens de Jorge Reis-Sá, Gonçalo M. Tavares ou Miguel Esteves Cardoso podem apanhar-nos desprevenidos. «A ideia foi essa, fazer uma provocação criativa, convidando pessoas que nunca abordaram o tema. Só o prazo e o limite de caracteres são determinados à partida, o resto é com cada um», acrescenta Pedro Sena-Lino.

Mais alegóricos ou mais literais, dramáticos, cínicos ou trágico-cómicos, estes vampiros reflectem também a diversidade do imaginário geográfico dos seus criadores. Em Angola, por exemplo, há vampiros? Foi o que perguntámos a Ana Paula Tavares, autora do conto inaugural, «O mistério da Rua da Missão», cuja história sobrenatural circula à volta de «uma espécie de não-lugar» e explora o poderoso simbolismo do número sete. «Durante muitos anos, os estudos literários e as ciências sociais em geral não consideraram a figura do vampiro nas diferentes culturas africanas», afirma. Hoje há uma maior flexibilidade na definição dos conceitos: «As sombras, o roubo do sangue através da sombra, animais que se alimentam de outros seres vivos, o sangue como ligação à vida e à morte, o dia e a noite, as fases da Lua, os objectos de protecção, os pássaros do mal, tudo isso faz parte do imaginário das culturas que conheço.»»

Carla Maia de Almeida, Revista Notícias Sábado. Texto completo: "Vampiros à portuguesa"

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 16 Nov 2009 22:56

Entrevista a Pedro Sena-Lino, coordenador dos livros Princesa, Príncipes, Fadas e Piratas com Problemas e Contos de Vampiros: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?sect...;id_news=421169

«O facto de trabalharem temas quase ou nada presentes na Literatura Portuguesa. Nesse aspecto, a aposta da Porto Editora é duplamente vencedora à partida: porque faz história na literatura portuguesa ao criar obras que reflectem temas não trabalhados, como o policial ou os vampiros. E ao provocar criadores e leitores para esses temas: a partir daqui os leitores vão encontrar na sua língua, com autores portugueses, temas que procuravam antes noutras literaturas. É preciso de uma vez por todas acabar com o mito nacional de que só o estrangeiro é bom.»

«Estou convencido que o conto representa um mercado extraordinário e que pode ser largamente expandido. Com as dificuldades de tempo com que os leitores de hoje se defrontam, o conto representa uma espécie de unidade mínima de tempo real de leitura. Penso que esta ideia devia ser trabalhada pelas editoras, e mais, devia ser fruto de uma campanha nacional.»

«Infelizmente em Portugal ainda achamos que boa literatura é bom vocabulário, frases barrocadas e construções sintáticas em talha dourada: uma história é para contar, e o estilo não é um trono pessoal, é uma forma de servir o leitor.»

Pedro Sena-Lino

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 23 Nov 2009 17:57

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 23 Nov 2009 18:59

Uma última nota para a capa, demasiado vulgar para uma obra deste género, o que é uma pena, já que o conteúdo merecia muito mais do que uma face com sangue a escorrer do canto da boca.

Infelizmente tenho de concordar já peguei no livro várias vezes mas a capa é algo horripilante, que me impede sempre de comprar o livro. Talvez façam uma 2º edição com uma capa melhorzinha :dry:

DreamGazer
Comic Book

Postby DreamGazer » 20 Jan 2010 01:27

Estou a ver que não sou a única que odeia esta capa. E também sou como a Anibunny, com uma capa daquelas, por mais que tenha curiosidade sobre a antologia, não tenho a coragem de gastar o dinheiro para o comprar.

Return to “Vários”