Talentos Fantásticos 2009

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
Gaminha
Edição Limitada

Re: Talentos Fantásticos 2009

Postby Gaminha » 02 Nov 2009 11:18

Uiiiiiiiii isto vai dar pano para mangas. O editor deve agradecer muito a publicidade, vai, vai.

O que me desagrada e muito foi a falta de qualidade da capa, das folhas, da paginação do livro. :thumbdown: Fiquei muito desiludida com a edição.
E está cara para a falta de qualidade. Agora então é que posso dizer, estupidamente caro.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Nov 2009 11:25

Desculpem lá só uma coisinha: então eu tive um trabalhão do caraças a dividir o tópico a pedido do Mr. Shadow que alegava que a conversa nada tinha a ver com o lançamento e vocês agora voltam a encher este tópico com conversa de plágios e etcs?

Já não gostam do outro tópico? Ando aqui a trabalhar prá parede? Vamos lá a ver vamos se os meninos e meninas se portam mal. :tongue:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

dragaoquantico
Brochura

Postby dragaoquantico » 02 Nov 2009 11:28

Samwise wrote:Pergunta: deixaria de ser plágio se fosse apresentada a fonte da inspiração? (e dessa forma eliminando da definição de plágio o factor "apresentar como original")

Pois, hoje em dia a fronteira entre plágio e "homenagem" está muito ténue. Como exemplo, basta atentar no caso do "Código de Da Vinci", do Dan Brown, e o "Holy Blood, Holy Grail". Como o autor do primeiro reconheceu o segundo como "fonte de inspiração", escapou ao processo de plágio.
Claro que há aquela versão cínica de que desde a epopeia suméria do Gilgamesh nunca mais ninguem inventou nada de novo, looool.

A outra hipótese, neste mundo globalizado, é até terem ido os dois (Rex Mundi e Render da Guarda) inspirar-se a uma fonte comum. Embora repetir nomes de protagonistas é dar muito nas vistas... mas nisso, o Rex Mundi também foi buscar Sauniére ao mesmo sítio dos livros anteriormente mencionados... ou seja, ninguém escapa! LOL

Rogério

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 02 Nov 2009 11:29

Thanatos wrote:Desculpem lá só uma coisinha: então eu tive um trabalhão do caraças a dividir o tópico a pedido do Mr. Shadow que alegava que a conversa nada tinha a ver com o lançamento e vocês agora voltam a encher este tópico com conversa de plágios e etcs?

Já não gostam do outro tópico? Ando aqui a trabalhar prá parede? Vamos lá a ver vamos se os meninos e meninas se portam mal. :tongue:

:blush: sorry Thanatos. Tens razão.
Mas como autora publicada, :rofl2: (tive piada) posso deixar aqui a minha indignação porque me mexeram no conto. Retiram texto do final e a ultima frase do meu conto deixou de fazer sentido. :bash-combo:

dragaoquantico
Brochura

Postby dragaoquantico » 02 Nov 2009 11:33

Gaminha wrote:Uiiiiiiiii isto vai dar pano para mangas. O editor deve agradecer muito a publicidade, vai, vai.

O que me desagrada e muito foi a falta de qualidade da capa, das folhas, da paginação do livro. :thumbdown: Fiquei muito desiludida com a edição.
E está cara para a falta de qualidade. Agora então é que posso dizer, estupidamente caro.

O editor agradecerá mais que os autores, infelizmente.
Com o livro pago no lançamento e tudo o que vier de lucro a beneficiar a 100% a editora, vem-me à memória a imagem do Smaug (o dragão do Hobbit, do Tolkien) deitado sobre uma grande pilha de moedas! :tongue:

Rogério

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Nov 2009 11:40

Estive a olhar para a tabela classificativa e reconheço por lá outros nomes do «meio» como a Carla Ribeiro. Estranhei a posição dela na tabela porque daquilo que já li da moça até não a acho de todo má. Mas também como não li o conto e dias maus todos têm...

Alguém que já tenha lido o conto pode dizer em relação a outros dela como o que está na Dagon por exemplo se tem o mesmo nível ou não?

Mera curiosidade.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 02 Nov 2009 11:44

Thanatos wrote:Estive a olhar para a tabela classificativa e reconheço por lá outros nomes do «meio» como a Carla Ribeiro. Estranhei a posição dela na tabela porque daquilo que já li da moça até não a acho de todo má. Mas também como não li o conto e dias maus todos têm...

Alguém que já tenha lido o conto pode dizer em relação a outros dela como o que está na Dagon por exemplo se tem o mesmo nível ou não?

Mera curiosidade.

A nível de escrita, está bastante bem. Digo-te mais, melhor escrito que o primeiro.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Nov 2009 11:44

Gaminha wrote:Estão todos convidados, como é obvio!!!! :lol2:
Entrada gratuita sem consumo obrigatório!

Publicidade enganosa! Pelo que já li num comentário cobraram 3 euros ao pessoal. :devil2:

Ai, ai... isto está a tornar-se numa farsa de costumes. :rolleyes:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Nov 2009 11:47

dragaoquantico wrote:Pois, hoje em dia a fronteira entre plágio e "homenagem" está muito ténue. Como exemplo, basta atentar no caso do "Código de Da Vinci", do Dan Brown, e o "Holy Blood, Holy Grail". Como o autor do primeiro reconheceu o segundo como "fonte de inspiração", escapou ao processo de plágio.
Claro que há aquela versão cínica de que desde a epopeia suméria do Gilgamesh nunca mais ninguem inventou nada de novo, looool.

A outra hipótese, neste mundo globalizado, é até terem ido os dois (Rex Mundi e Render da Guarda) inspirar-se a uma fonte comum. Embora repetir nomes de protagonistas é dar muito nas vistas... mas nisso, o Rex Mundi também foi buscar Sauniére ao mesmo sítio dos livros anteriormente mencionados... ou seja, ninguém escapa! LOL

Rogério

Sim, as fronteiras entre uma situação de plágio e "não plágio" (seja por "homenagem", "fonte de inspiração" ou outras razões) é muito ténue nalgumas situações, mas também me parece que o mínimo pormenor ou coincidência serve logo para trazer a acusação à baila, muitas vezes sem argumentos objectivos que o comprovem. Neste caso da antologia, e do conto que ganhou, creio que o acusador tem muito para explicar.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Nov 2009 11:48

Gaminha, não ficaste nada mal na classificação! :thumbsup: (a tua nota de "escrita" é que ficou mais em baixo...)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 02 Nov 2009 11:49

Thanatos wrote:Publicidade enganosa! Pelo que já li num comentário cobraram 3 euros ao pessoal. :devil2:

Ai, ai... isto está a tornar-se numa farsa de costumes. :rolleyes:

Ui T, nem imaginas o que para lá foi. Fui chamar uma das gajas por causa disso. Passado pouco tempo ela veio dizer-me que estava tudo resolvido, que podíamos sair sem pagar entrada. Depois vamos a pagar e eu paguei uma fortuna por uma merda que bebia lá e logo a seguir voltam a cobrar consumo obrigatório, bem já pintei o santo macaco ao editor via email.

Não vai adiantar de nada mas pronto, escrevi o que me tinham informado. De modo algum foi para enganar alguém como podes imaginar.

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 02 Nov 2009 11:51

Samwise wrote:Gaminha, não ficaste nada mal na classificação! :thumbsup: (a tua nota de "escrita" é que ficou mais em baixo...)

Obrigada Sam.
Pois é natural, tenho pouca experiencia, muito caminho ainda para andar :thumbsup:

PS.: Se quiseres ler o meu conto, mando-te por email :blush:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Nov 2009 11:57

Gaminha wrote:Não vai adiantar de nada mas pronto, escrevi o que me tinham informado. De modo algum foi para enganar alguém como podes imaginar.

Eu percebi isso perfeitamente. E sinceramente digo-te que até estava à espera que na hora de anunciarem os vencedores viessem com uma cantiga qualquer de que o júri tinha decidido não atribuir os prémios e coiso e tal.

Portanto, com a minha habitual desconfiança, resta saber se e quando é que os tais portáteis vão chegar às mãos dos vencedores. E de que portáteis estamos a falar. É que a bem ver também tenho um Acer arrumado ali a um canto... se calhar até o oferecia num «concurso».

Opá não é querer armar-me aos cágados mas até os passatempos que eu aqui faço são mais transparentes que esse concurso. E não tenho razão de queixas de ninguém. Sempre entreguei os «prémios» e sem custo para ninguém além dos portes. Por isso se formos a querer ser mauzinhos fazer uma coisa destas como a Edita-Me fez... epá... nem sei que dizer. É dar um chouriço a quem lhes dá um porco.

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 02 Nov 2009 12:03

Thanatos wrote:Eu percebi isso perfeitamente. E sinceramente digo-te que até estava à espera que na hora de anunciarem os vencedores viessem com uma cantiga qualquer de que o júri tinha decidido não atribuir os prémios e coiso e tal.

Portanto, com a minha habitual desconfiança, resta saber se e quando é que os tais portáteis vão chegar às mãos dos vencedores. E de que portáteis estamos a falar. É que a bem ver também tenho um Acer arrumado ali a um canto... se calhar até o oferecia num «concurso».

Opá não é querer armar-me aos cágados mas até os passatempos que eu aqui faço são mais transparentes que esse concurso. E não tenho razão de queixas de ninguém. Sempre entreguei os «prémios» e sem custo para ninguém além dos portes. Por isso se formos a querer ser mauzinhos fazer uma coisa destas como a Edita-Me fez... epá... nem sei que dizer. É dar um chouriço a quem lhes dá um porco.

Por acaso, vi os gajos com os portáteis na mão. Alias foi assim que soube quem ganhou, porque vi uma gaja enorme de coroa e agarrada a uma caixa de portátil.

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 02 Nov 2009 12:08

Thanatos wrote:Portanto, com a minha habitual desconfiança, resta saber se e quando é que os tais portáteis vão chegar às mãos dos vencedores.

E, se chegam, quem são eles. Afinal, nada no regulamento do concurso impede a participação de familiares e amigos dos editores.

Abraços,
Luís
The vorpal blade went snicker-snack!

Return to “Vários”