A Importância de Ser Electrão

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

A Importância de Ser Electrão

Postby Cerridwen » 17 Dec 2009 21:50

A Importância de Ser Electrão
O átomo e as suas ligações: um olhar sobre a evolução da Química

José Lopes da Silva e Palmira Ferreira da Silva


Editora: Gradiva
Colecção: Ciência Aberta
Nº de páginas: 248
ISBN: 978-989-616-345-7

Sinopse: «Este livro foi escrito de forma a poder ser lido por leitores interessados mas sem formação específica na área da Química (e da Física), e também por aqueles que querem recordar pormenores que se foram esbatendo na sua memória ao longo do tempo ou que gostam de estar informados sobre o estado actual dos conhecimentos e as perspectivas do que se avizinha.

Numa perspectiva da Química, o livro descreve a constituição dos átomos e das moléculas, enfatizando o papel determinante do electrão no avanço do conhecimento sobre esse processo e a correlação deste com as propriedades macroscópicas das substâncias e dos materiais.

A correlação entre o microscópico e o macroscópico é abordada de uma forma simples, sem recurso a expressões matemáticas, referindo o enquadramento histórico da evolução do conhecimento sobre o átomo e a molécula que, de alguma maneira, acompanhou a afirmação da Química como ciência básica do conhecimento.

Assim, A Importância de Ser Electrão constitui um útil contributo para uma maior e melhor compreensão das potencialidades da Química e da forma como a ela chegámos, num longo percurso que se iniciou muito antes da nossa era e chegou aos dias de hoje.»

Do Preâmbulo: «Ao escolhermos o título deste livro inspirando-nos no da peça de Oscar Wilde, The Importance of Being Earnest, tivemos presente a importância da descoberta do electrão para o espantoso desenvolvimento de várias disciplinas científicas que marcou o século XX.

É, em boa medida, o caso da Química que, devido às suas contribuições para o aprofundamento do conhecimento do mundo microscópico e da sua capacidade de produzir novos produtos, inventando novos compostos e novos materiais, ocupa um lugar de destaque na história do «boom científico» que atravessou o século passado e se prolonga na actualidade.

Na verdade, não obstante as suas pequeníssimas dimensões, é no comportamento activo do electrão, dependente da sua energia, que encontramos justificações confiáveis, nada insignificantes, de propriedades dos elementos químicos e dos materiais por eles formados.
»

José Lopes da Silva é Licenciado em Engenharia Química e Agregado em Química Física pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL) através do IST, professor catedrático jubilado do Instituto Superior Técnico (IST), Agregado em Química Física pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL) através do IST e Docteur-ès-Sciences Physiques pela Universidade de Estrasburgo. Foi fundador do Centro de Química Física Molecular do IST, responsável pelo Grupo «Superfícies, Interfaces e Dinâmica Molecular de Sistemas Moleculares, Macromoleculares e Nanoestruturados», responsável pela disciplina de Química Geral dos curricula dos cursos de Engenharia do IST, Reitor da UTL e Presidente do CRUP.

Palmira Ferreira da Silva é Doutorada em Engenharia Química pela Universidade Técnica de Lisboa/Instituto Superior Técnico, professora auxiliar no Departamento de Engenharia Química e Biológica do IST e responsável pela disciplina de Química Geral para os cursos de Biomédica e Física Tecnológica. Participa no blogue De Rerum Natura e integra, desde Julho, o Conselho de Gestão do Técnico.

Return to “Vários”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron