O Panorama Museológico em Portugal

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13871
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

O Panorama Museológico em Portugal

Postby Thanatos » 17 May 2005 12:19

O lançamento do livro O Panorama Museológico em Portugal e a celebração de um protocolo com a Escola Superior de Teatro e Cinema são duas das principais iniciativas oficiais que assinalam na próxima quarta-feira (18-05-2005) o Dia Internacional dos Museus.

A obra será apresentada no Museu Nacional de Arqueologia, e, paralelamente, serão lançadas reedições do Roteiro de Museus, publicado pela primeira vez no ano passado, e novos roteiros de museus.

Co-edição do IPM e do Observatório das Actividades Culturais (OAC), O Panorama Museológico em Portugal corresponde ao retrato mais recente dos museus portugueses.

Este estudo apresenta uma análise comparativa do desenvolvimento dos museus portugueses entre 2000 e 2003, designadamente quanto à tipologia de colecções, distribuição geográfica, funcionamento, instalações, recursos e actividades orientadas para os visitantes.

Estes espaços culturais celebram o seu dia numa situação de dificuldades financeiras que a maioria dos directores dos museus nacionais denunciou numa carta aberta enviada em Março ao IPM e à nova ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

Nessa carta, cujo conteúdo foi divulgado na imprensa, revelaram dificuldades de fazer face ao dia a dia nos museus e de manter abertas as exposições sem colocar em causa a segurança dos espólios, devido à falta de funcionários.

Isabel Pires de Lima admitiu que a situação nos museus é preocupante, mas garantiu que não fecharão por falta de funcionários, pois o Ministério vai recorrer a mais de duas centenas de jovens preparados pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional.

A governante espera ainda enfrentar os problemas dos museus nacionais através do decreto-lei para a criação de um Conselho de Museus, a estrutura coordenadora da Rede de Museus e a regulamentação da Lei de Bases dos Museus.

Também no Dia Internacional do Museus, o IPM celebra um protocolo com a Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) no Museu Nacional do Teatro, no âmbito do qual serão incluídos trabalhos nos currículos escolares dos alunos daquele estabelecimento de ensino, a partir das colecções dos museus tutelados pelo instituto.

Esses trabalhos consistem em encenação e apresentação de peças teatrais e realização de pequenos filmes promocionais, que se enquadrem no interesse de ambas as instituições.

Numa primeira fase, no ano lectivo de 2005/2006, serão envolvidos o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu Nacional de Etnologia, o Museu Nacional dos Coches e o Museu Nacional do Teatro, com o qual a ESTC já colabora.

O protocolo visa "divulgar as colecções dos museus tutelados e captar novos públicos", através da concretização de projectos de dramatização e de criação com inspiração nas obras dos espaços museológicos.

Além da reedição do Roteiro de Museus, o IPM lança mais dois roteiros de museus, nomeadamente do Museu Nacional Machado de Castro e do Museu Nacional do Traje.

Também por ocasião do Dia Internacional de Museus, o IPM lançará passes de entrada com a particularidade de serem válidos por períodos de dois, cinco ou sete dias, possibilitando aos seus portadores visitar livremente e sem limitação de entradas os 29 museus tutelados por este organismo.

Os passes vão custar cinco euros (dois dias), oito euros (cinco dias) e dez euros (sete dias), podendo ser adquiridos previamente na Loja de Museus do Palácio Foz, em Lisboa, nas lojas dos vários museus e na FNAC.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

User avatar
acrisalves
Edição Única
Posts: 3490
Joined: 29 Dec 2004 13:53
Location: In a florest mist
Contact:

Re: O Panorama Museológico em Portugal

Postby acrisalves » 17 May 2005 12:28

Thanatos wrote: Também por ocasião do Dia Internacional de Museus, o IPM lançará passes de entrada com a particularidade de serem válidos por períodos de dois, cinco ou sete dias, possibilitando aos seus portadores visitar livremente e sem limitação de entradas os 29 museus tutelados por este organismo.

Os passes vão custar cinco euros (dois dias), oito euros (cinco dias) e dez euros (sete dias), podendo ser adquiridos previamente na Loja de Museus do Palácio Foz, em Lisboa, nas lojas dos vários museus e na FNAC.

Isto sim, é que é uma boa iniciativa :D (já arranjei algo para os meus colegas e eu fazermos nas férias em Lisboa)


Return to “Vários”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron