Jornal "Conto Fantástico"

O nome diz tudo, certo?
dracopt
Livro de Bolso

Re: Jornal "Conto Fantástico"

Postby dracopt » 09 Sep 2010 15:09

pco69 wrote:No entanto, não me querendo meter em questões legais, pergunto se, estando bem identificada a palavra livro, se a revista (porque é de uma revista que estamos a falar), estará ou não incluída neste DL. :devil:

pco69,

fui reler a legislação do preço fixo:

a) Livro: toda a obra impressa em vários exemplares, destinada a ser comercializada, contendo letras, textos ou ilustrações visíveis, constituída por páginas, formando um volume unitário, autónomo e devidamente encapado, destinada a ser efectivamente posta à disposição do público e comercializada e que não se confunda com uma revista;

ou seja, pelo menos pela minha interpretação, se a revista for confundível com um livro... é um livro!

Abraço,
Rogério

urukai
Edição Única

Postby urukai » 09 Sep 2010 15:15

Mas se na capa mencionar que é revista sendo publicada periodicamente penso q se possa considerar revista. Vejase o exemplo da Paris Review, parece um livro mas é revista.
Contudo prevejo alguma discussao sobre esta questao no futuro...

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 09 Sep 2010 16:00

igdrasil wrote:Obrigado.

Ora bem, uma questão a resolver, mas também não penso que seja demasiado problemática. Resolver-se-á certamente. Da nossa parte temos todo o interesse que a revista saia com um preço que o leitor possa pagar. A revista terá, tenho a certeza, um preço justo.

Uma das razões de publicar no Correio e no BBDE esta novidade é ter um contacto com os nossos leitores (ou potenciais leitores), estamos muito interessados em receber todo o tipo de ideias para a revista. Por exemplo criar um espaço do leitor, onde o leitor possa criticar a revista, apresentando as suas sugestões...

Digam tudo o que gostariam de ver dentro de uma revista deste género. Executaremos as melhores ideias:)

Vamos lá pessoal do BBDE:)

Vou mandar postas de pescada!

Para mim o mais importante é dar voz a pessoas que escrevem bem mas têm pouco espaço. Não tenho duvidas de que muita gente escreve bem mas nunca conseguiu publicar, tal como muita gente não escreve um corno e tá farta de publicar. É isso que mais me atrai a ler publicações como o Conto Fantástico. Obviamente, a inclusão um ou outro conto de gente conceituada é bom para apimentar a colectânea, talvez atrair mais algumas pessoas, e mostrar que o autor tem alguns conhecimentos no meio (kidding :D ).

Outra coisa, que depende não só de ti mas também da matéria que te chegar as mãos é a abrangência. Apesar de não ter nada contra a FC, foi com tristeza que só vi contos deste sub-genero no Conto Fantástico.

Em relação ao espaço do leitor, se não for num meio interactivo (como o site da revista) parece-me redundante nos dias que correm. Entrevista com um dos autores publicados nesse número não me parece mal, e por exemplo, em cada número uma página ou duas sobre um site, blog, forum etc. dedicados à divulgação do fantástico. Seria uma forma de dar conhecimento a quem possa não conhecer, e também de dar algum reconhecimento a essas pessoas.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

igdrasil
Comic Book

Postby igdrasil » 09 Sep 2010 16:20

Estamos em sintonia sobre o que mais gostamos de ver nestas publicações. E o "Conto Fantástico" surgiu para dar espaço a vozes mais desconhecidas (apesar de não fechar as portas a autores já publicados).

Eu até acho que o nº1 e 2 beneficiou de um certo equilíbrio por ter sido todo FC, mas tal já não vai acontecer. Temos Terror, Fantasia e FC para publicar no próximo.

A ideia de promover blogs e fóruns parece óptima!

Obrigado

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 09 Sep 2010 16:23

grayfox wrote:Outra coisa, que depende não só de ti mas também da matéria que te chegar as mãos é a abrangência. Apesar de não ter nada contra a FC, foi com tristeza que só vi contos deste sub-género no Conto Fantástico.

Em relação a este ponto, é por gostares mais do género designado por "fantasia", ou porque preferias que o jornal não fosse SÓ FC, mas um misto? Pergunto isto, só por curiosidade.
Evito escrever "fantasia" porque acho que é o que há em maior número, ou melhor, acho que se escreve menos FC.
Sou também da opinião que escrever boa FC é mais difícil que escrever Fantasia, então opto pelo desafio, mas isso também é uma questão de gosto pessoal.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 09 Sep 2010 16:51

Gaminha wrote:Em relação a este ponto, é por gostares mais do género designado por "fantasia", ou porque preferias que o jornal não fosse SÓ FC, mas um misto? Pergunto isto, só por curiosidade.
Evito escrever "fantasia" porque acho que é o que há em maior número, ou melhor, acho que se escreve menos FC.
Sou também da opinião que escrever boa FC é mais difícil que escrever Fantasia, então opto pelo desafio, mas isso também é uma questão de gosto pessoal.

Não é por gostar mais de fantasia, até porque não é verdade. Mas com o titulo Conto Fantástico pensei que fosse ter contos dos vários sub-géneros dentro do fantástico: FC, fantasia e horror.

Se o titulo fosse Conto de Ficção Cientifica eu já não estranhava tanto :)

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 09 Sep 2010 16:56

Gaminha wrote:Sou também da opinião que escrever boa FC é mais difícil que escrever Fantasia...

:o :wacko: :huh:

urukai
Edição Única

Postby urukai » 09 Sep 2010 16:58

Hard FC será mais conplicado por causa de toda a sustentação cientifica mas de resto nao noto diferencas de dificuldade nos dois generos...

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 09 Sep 2010 17:05

Gaminha wrote:Sou também da opinião que escrever boa FC é mais difícil que escrever Fantasia...

Se comparas intencionalmente boa FC com Fantasia (não explicitas se é boa ou má) então concordo.

E dizes tu:"Mas tu nunca escreves como sabes qual é mais dificil escrever?" :whistle:

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 09 Sep 2010 17:27

grayfox wrote:

Se comparas intencionalmente boa FC com Fantasia (não explicitas se é boa ou má) então concordo.

E dizes tu:"Mas tu nunca escreves como sabes qual é mais dificil escrever?" :whistle:

Hehehe, claro que não era intencional. ;) Claro que ao comparar, pretendo faze-lo em livros da mesma qualidade, de outra forma nem faz sentido.
Por isso entre boa FC e boa Fantasia, sou da opinião (e é a minha opinião) de que a FC é mais difícil.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 09 Sep 2010 17:40

grayfox wrote:
Gaminha wrote:Em relação a este ponto, é por gostares mais do género designado por "fantasia", ou porque preferias que o jornal não fosse SÓ FC, mas um misto? Pergunto isto, só por curiosidade.

Não é por gostar mais de fantasia, até porque não é verdade. Mas com o titulo Conto Fantástico pensei que fosse ter contos dos vários sub-géneros dentro do fantástico: FC, fantasia e horror.

Se o titulo fosse Conto de Ficção Cientifica eu já não estranhava tanto :)

Faço minhas as tuas palavras. Quanto à divulgação de blogs/sites, não me parece mal mas, já se sabe levanta sempre polémicas sobre os critérios de escolhas (e nós já sabemos como é este meio quando toca a arranjar polémicas :mrgreen: ).

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 09 Sep 2010 17:47

dracopt, esse é o balcão onde espreito sempre e não a vi por lá. Mea culpa que nunca pergunto nada. Mas hoje volto lá (dia de estreias hehehe) e desta vez já indago.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 09 Sep 2010 20:08

Yep! Estava lá uma, já cá canta. Esperava mais grossita...
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 17 Mar 2011 13:25

Poster para o lançamento da DAGON / CONTO FANTÁSTICO

Image

urukai
Edição Única

Postby urukai » 17 Mar 2011 13:34

Gosto!