Opiniões ao Jornal Fantástico n.º 1/2

O nome diz tudo, certo?
Thanatos
Edição Única

Re: Opiniões ao Jornal Fantástico n.º 1/2

Postby Thanatos » 15 Oct 2010 17:52

Foi falha de comunicação então. Eu ainda estou a ler o teu conto. Eu sei que é minúsculo mas quando leio com a intenção de escrever algo nem que sejam cinco linhas tenho outro método de leitura.

Parece que o pessoal não compreende que escrever uma opinião não deveria ser feito a quente nem em cima do joelho ou só com a ideia que ficou da leitura. Por exemplo o texto do Pedro já o li há quase três dias. Fiquei a mariná-lo na cabeça para sentir se ainda me dizia o mesmo que me disse na altura da leitura. Por vezes o impacto que tive na leitura de determinado conto dilui-se ao fim duns dias e aquilo que acabo a escrever sobre ele é derivado dessa diluição. Outros casos já tive em que a leitura em si não me impressionou mas alguns dias depois andava com questões interessantes no espírito o que me levaram a ver o texto sob outra luz. Para mim o processo de digestão de textos não é nem nunca foi linear. E não escrevo o que escrevo para agradar a A ou B ou para arreliar C ou D. Escrevo para passar/transmitir a outros potenciais leitores interessados o que eu retive da leitura. Dá-se o caso de algumas pessoas gostarem das minhas «digestões». Outros nem por isso.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 15 Oct 2010 22:12

Thanatos wrote:Parece que o pessoal não compreende que escrever uma opinião não deveria ser feito a quente nem em cima do joelho ou só com a ideia que ficou da leitura.

Ainda bem que nem todos concordamos ou este fórum estava muito mais pobre.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

DreamGazer
Comic Book

Re: Jornal "Conto Fantástico"

Postby DreamGazer » 16 Oct 2010 23:13

Ripley wrote:
DreamGazer wrote:Ia deixar aqui a minha opinião, mas afinal não é preciso porque o post já foi mencionado (sou a dita bloguista) ^_^

Ah, então foste tu quem achou que "quando as viagens no espaço se tornarem comuns" já não se ouve Bowie... :P
Só quero deixar-te o àparte de que o Space Oddity ficou ainda mais pequeno do que o original por causa do espaço de página disponível. Sendo já de si um texto diminuto, as pausas eram importantes mas... não foi possível mantê-las na formatação. <_<

(caso queiras aprofundar o "debate" podemos passar à estante onde está arrumado :mrgreen: )

lol ... David Bowie :whistle:
Mas isso de teres de cortar por falta de espaço realmente é uma pena. Mas eu gostei, a sério que sim. E a razão porque não lhe dei uma nota mais alta foi por ser pequenito. Fiquei com birra (tipo as criancinhas), mas para um conto em tão poucas palavras, conseguiste algo interessante e com um certo nível de "background" que lhe ficou muito bem. Só queria era mais. :P

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Oct 2010 12:38

Alenian de Marcelina Gama Leandro é um conto com uma premissa interessante, razoavelmente bem escrito embora aqui e ali mais algum tempo dado ao descrever dos locais ajudasse o leitor a «conceber o espaço», mas que falha estruturalmente ao acabar abruptamente como se a autora se tivesse enfadado do conto. Talvez refém do pouco espaço autorizado pelo editor a verdade é que o conto precisava de mais espaço para respirar e assim como está pareceu-me mais um estudo para algo mais elaborado onde teria uma primeira parte e segunda secção já quase completas mas um final demasiado em suspenso. Um aspecto a melhorar pela autora, sendo que este conto e o do Pedro Pedroso foram, no conjunto, os dois melhores da revista.

A revista fecha com uma entrevista a Afonso Cruz, autor de Enciclopédia da Estória Universal e Livros que Devoraram o Meu Pai. É uma entrevista que mostra um autor lúcido, ciente das limitações do nosso meio mas convicto de que há que meter mãos à obra na divulgação da literacia. Apreciei e é um autor que terei debaixo de olho já que as suas opiniões despertaram-me ainda mais interesse, que já me vinha de várias boas críticas à sua Enciclopédia..., em lê-lo.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Oct 2010 13:11

No meu blogue coligi as várias opiniões que dei neste tópico fazendo algumas pequenas alteraçõs aqui e ali. Podem ler aqui: http://camaraobscurapt.blogspot.com/201 ... 1-e-2.html

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 05 Nov 2010 13:49

Terminei a opinião ao Jornal Fantástico no blog
- Ficção
- Não Ficção

Return to “Fanzines/Ezines”