Fénix Fanzine

O nome diz tudo, certo?
Gaminha
Edição Limitada

Fénix Fanzine

Postby Gaminha » 17 Oct 2010 19:14

Ontem em Braga, aproveitando a tertúlia nacional do BBdE, lançamos Fénix, um fanzine não periódico, dedicado à Ficção Cientifica, Fantasia e Terror, que esperamos venha a ser uma referência no panorama português e um incentivo para os autores e outros criadores, tal como o inicio de uma nova era na edição de fanzines em Portugal.

O fandom e os leitores de fantástico estão bem vivos ao contrário do que algumas vozes da desgraça afirmam. Esta atitude milenarista demonstra aquilo que de pior povoa o universo dos que de alguma forma estão ligados ao género.
Quando um novo projecto, publicação ou livro não é recebido conforme se espera, deve-se analisar o porquê do falhanço, podendo este radicar num sem número de razões., não sendo uma delas a culpa dos potenciais leitores/compradores. Quando isto for percebido deixaremos de assistir a declarações menos capazes da parte de quem deveria estar por demais ciente desta realidade.

A Fénix durará o tempo que os leitores e autores quiserem que dure. Quando o projecto estiver esgotado morrerá. Mas qual fénix um outro surgirá.
A grande vantagem que este projecto encerra é o não buscar de forma alguma qualquer tipo de lucro, de agradar a qualquer espécie de interesses, tendo apenas como objectivo promover a edição de ficção curta e de pequenos trabalhos de não ficção na área da fantasia, em todas as suas expressões. Ou seja, estamos abertos a receber trabalhos de ficção que terão como extensão máxima o conto, BD, não ficção, etc. venham eles de autores consagrados, não consagrados ou estreantes, independente de virem da área ou de fora dela.
Para nos o importante é exclusivamente se estão ou não capazes de serem publicados. Ficamos assim à espera dos vossos trabalhos, os quais deverão ser enviados para o email: ez.fenix@gmail.com

O Fanzine Féniz número 0 está disponível, mediante o envio de 2€ (valor que inclui já o envio por correio normal e que visa meramente cobrir parte da despesa da edição).Quem estiver interessado em obter o número 0 do Fanzine deverá enviar-nos um email para saber como tal deverá ser feito.

mail: ez.fenix@gmail.com
blog: http://fenix-fanzine.blogspot.com/
facebook

Image

Colectivo Fénix composto por: Álvaro de Sousa Holstein, Joel Puga, José Pedro Cunha, Marcelina Gama Leandro, Regina Catarino e Ricardo Loureiro.

Gaminha
Edição Limitada

Fénix Fanzine

Postby Gaminha » 17 Oct 2010 19:19

Já se vêem algumas opiniões por aí. :D

Fica aqui já uma:

http://correiodofantastico.wordpress.com/2010/10/17/novo-fanzine-de-fantastico-fenix/

urukai
Edição Única

Re: Fénix Fanzine

Postby urukai » 17 Oct 2010 19:26

Primeiro que tudo parabéns pela iniciativa.

Gostava de ter participado no primeiro número mas vou apontar canhões ao segundo. :)

Pela leitura do texto diria que pode ser submetida ficção de qualquer género. Certo?

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Oct 2010 19:28

urukai wrote:Primeiro que tudo parabéns pela iniciativa.

Gostava de ter participado no primeiro número mas vou apontar canhões ao segundo. :)

Pela leitura do texto diria que pode ser submetida ficção de qualquer género. Certo?

Olha que
dedicado à Ficção Cientifica, Fantasia e Terror
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 17 Oct 2010 19:31

urukai wrote:Primeiro que tudo parabéns pela iniciativa.

Obrigada urukai.

Ficção dentro do género Fantástico: Ficção Cientifica, Fantasia, Terror etc.
Por fantasia consideramos por exemplo, algo a que poderemos chamar Fantástico Nacional, ou seja, algo que se prenda com as tradições populares do país, como almas penadas, demónios, bruxedos ou agoireiro.

E claro que gostaríamos de receber a tua submissão.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 17 Oct 2010 19:32

Não querendo entrar em guerras, pergunto se faz sentido mais um fanzine para um mercado tão diminuto, quando já existe a Bang, 'conto fantastico' e a Dagon (embora estas estejam em conjunto numa única publicação).

A ideia com que fico, e por favor corrijam-me se estou enganado, é a de uma guerra de comadres. Em vez de publicarem os vosso contos nas referidas revistas/fanzines/publicações, preferem lançar outro em que sejam vós a controlar/coordenar.
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 17 Oct 2010 19:35

Bem eu já tenho o meu :) Pco os autores desta fanzine, são autores que também colaboram com o Roberto, por isso não acho que seja uma guerra, penso que poderá haver uma 3º via :)

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 17 Oct 2010 19:42

Muitos parabéns por este lançamento. Depois de ter visto o projecto inicial abater-se sobre sim mesmo, foi com muita surpresa que o vi "renascer das cinzas" tornando o nome inicialmente proposto, muito mais adequado. Apesar de obviamente ter uma ideia de que algo estava a ser preparado, não fazia ideia do quê. A surpresa para mim foi grande e absolutamente positiva.

Ao Alvaro: O resultado final vai de encontro a tudo aquilo que eu desejava ;) .

Ao Álvaro e á Gaminha: Obrigado pelo tempo e esforço que depositaram no projecto. O resultado final é espectacular.

Aos mais cépticos: É um projecto para aproximar e não para afastar. Não se pretende destronar , ultrapassar, avisar ou vangloriar. É um projecto pequeno mas sério, de fãs para fãs, sem compromissos nem dark agendas.

Ao publico em geral: Participem, mandem contos, desenhos, artigos ou opiniões. O único limite é que seja da vossa autoria e que seja sincero.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 17 Oct 2010 19:45

:bow: Long Live The Fénix Fanzine :bow:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Oct 2010 19:49

Pco69, falando por mim eu diria que muito, mas muito dificilmente a Bang! aceitaria o meu texto. :twisted: Ou qualquer texto que seja se eu alguma vez me tivesse dado à maçada de o submeter.

Por outro lado, obviamente que é guerra de comadres mas se notares que o Roberto Mendes que está ao leme ou perto disso de duas das publicações não teve problemas em comparecer... e que dos outros contactados pelo Álvaro ninguém disse nada, parece-te assim tudo tão linear?

Eu acredito que para ti enquanto leitor desse jeito por uma questão de comodismo que só houvesse um monolítico fanzine/revista/whatever que congregasse os trabalhos da malta toda mas isso nunca virá a acontecer. Portanto terás de continuar a ter a maçada - se assim quiseres - de andar de um lado para o outro à procura das coisas.

Se levarmos essa tua posição ao seu corolário lógico então também nunca faria sentido duas convenções sobre Fantástico no mesmo mês e ano. Mas que elas aí estão, lá isso estão. O que acaba por ser porreiro para mim por exemplo porque assim poderei ir a pelo menos uma delas. Get it? ;)
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 17 Oct 2010 19:50

pco69 wrote:Não querendo entrar em guerras, pergunto se faz sentido mais um fanzine para um mercado tão diminuto, quando já existe a Bang, 'conto fantastico' e a Dagon (embora estas estejam em conjunto numa única publicação).

A ideia com que fico, e por favor corrijam-me se estou enganado, é a de uma guerra de comadres. Em vez de publicarem os vosso contos nas referidas revistas/fanzines/publicações, preferem lançar outro em que sejam vós a controlar/coordenar.

Oh pco69 realmente até parece que não conheces 5 dos 5 futuros editores do projecto, começo por dizer que o mercado em que concorre uma fanzine nunca será o mesmo de revistas profissionais com editoras a suporta-las. Alem disso, o simples facto da Fénix custar 2€ (já com portes de envio) é um trunfo forte contra as restantes revistas.

Claro que existe muito que desconheces, quer na génese, quer no funcionamento do fanzine. Ou seja, cada número será da responsabilidade de um editor que será sempre diferente, editor esse que fará parte do colectivo fénix, e quem sabe num futuro próximo da responsabilidade de editores convidados. Mas já que levantas a questão, onde achas que reside a auto-promoção neste projecto? É que estando por dentro, se calhar escapou-nos alguma coisa e como é exactamente isso que pretendemos evitar a tua ajuda será preciosa.

Tal como poderás ver se vieres a comprar o Fanzine, ao leres o editorial perceberás que este número é da exclusiva responsabilidade do Álvaro e que foi sua opção fazer sair este primeiro número dentro de um total secretismo de forma a ser também uma total surpresa. Assim os convites tiveram de ser limitados a um número restrito de pessoas de forma a não transpirar nada antes do dia de saída. Tal aconteceu e só foi possível devido a metodologia utilizada. Os próximos números a existirem, como não terão de ser surpresa contarão com a colaboração de todos aqueles que submetam trabalhos para publicação, saindo obviamente os que o editor escolher.

Dúvidas? :D

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 17 Oct 2010 19:56

pco69 wrote:Não querendo entrar em guerras, pergunto se faz sentido mais um fanzine para um mercado tão diminuto, quando já existe a Bang, 'conto fantastico' e a Dagon (embora estas estejam em conjunto numa única publicação).

Pco69, fico contente que faças essas perguntas pois acho que são as perguntas que eu mesmo já me fiz, e que passo a explicar:

- em relação á guerra de comadres, é inevitável que assim seja "marcado" este projecto, por muito que tente (e fa-lo-ei) provar em contrário. Não se pretende atacar ninguém com este projecto.

- em relação ao espaço que a fanzine tem, a questão pode ser mais complexa. Uma das razões por que o projecto inicial foi cancelado foi por ter nascido a Dagon. Uma vez que o lançamento de um novo projecto poderia ser visto como uma resposta ao lançamento da "Dagon", e como precisávamos de tempo para ver o que seria a Dagon e que "espaço" iria ocupar, o projecto acabou por se abater. Em relação ao Correio Fantástico pode haver alguma semelhança de conteúdos, com algumas nuances: - não estamos associados a editoras, não vendemos em lado nenhum que não seja na internet, é um projecto muito mais "caseiro"; - o próprio autor do Correio Fantástico participou neste projecto de bom grado, tal como o Editor da Fénix 0 participa nos seus projectos. Isto prova o ponto anterior, e pergunto-me o quanto o fandom não poderá ganhar quando vir dois projectos diferentes vindos de pessoas diferentes, que não se tentam atropelar nem denegrir! Em relação á Bang! penso que o formato, as origens e os propósitos são completamente diferentes.

PS: nunca tentei publicar nenhum conto meu. Mais do que isso, nunca tinha escrito um conto completo até me ser pedido pelo Alvaro, sem eu saber para o que seria aceitei e meti mãos à obra. Por isso não aceito que me digam que este projecto é a maneira fácil de ter coisas minhas publicadas.
Last edited by grayfox on 17 Oct 2010 20:09, edited 2 times in total.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 17 Oct 2010 20:05

Gaminha wrote:Oh pco69 realmente até parece que não conheces 5 dos 5 futuros editores do projecto, começo por dizer que o mercado em que concorre uma fanzine nunca será o mesmo de revistas profissionais com editoras a suporta-las. Alem disso, o simples facto da Fénix custar 2€ (já com portes de envio) é um trunfo forte contra as restantes revistas.

Conheço e por isso fiquei surpreso. Deu-me ideia de ser algo que tenha partido de um determinado fórum de livros. :whistle:

Gaminha wrote:Claro que existe muito que desconheces, quer na génese, quer no funcionamento do fanzine. Ou seja, cada número será da responsabilidade de um editor que será sempre diferente, editor esse que fará parte do colectivo fénix, e quem sabe num futuro próximo da responsabilidade de editores convidados. Mas já que levantas a questão, onde achas que reside a auto-promoção neste projecto? É que estando por dentro, se calhar escapou-nos alguma coisa e como é exactamente isso que pretendemos evitar a tua ajuda será preciosa.

Não referi auto-promoção. Referi coordenação/controlo :pipoca:

Gaminha wrote:Tal como poderás ver se vieres a comprar o Fanzine,

Já mandei um mail a inquirir formas de pagamento e de recepção :mrgreen:

Gaminha wrote:ao leres o editorial perceberás que este número é da exclusiva responsabilidade do Álvaro e que foi sua opção fazer sair este primeiro número dentro de um total secretismo de forma a ser também uma total surpresa.
(...)

Creio que a minha reacção inicial derivou da infeliz troca de galhardetes no blog da Safaa, que deu origem a este meu pensamento da guerra de comadres. Mas pensando a frio e sobretudo após a tua resposta, percebo que seria impossível pensarem, organizarem e fazerem sair um fanzine com tão pouco tempo de diferença dessa troca de opiniões. :blush:

Gaminha wrote:Dúvidas? :D

Neste momento, nenhuma :angel:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 17 Oct 2010 20:14

Eu entendo as reticências iniciais do pco, que verbalizou o que se calhar irá na cabeça de mais pessoas: o número 0 sai quase exclusivamente de contribuições da própria equipa. Mas, tal como a Gaminha disse, isso teve mais a ver com o desejo de secretismo do Lovecraft do que com auto-promoção (ou desejo de controlar conteúdos).
Até arriscaria dizer que aponta para o contrário - caso o projecto não venha a ter a aceitação desejada, não "queimamos" ninguém. Não haverá nenhum autor que possa dizer que se arrepende de ter participado neste número da Fénix em vez de mandar um original para outro lado. Suponhamos que tinham sido aceites (e publicados) vários textos de outros autores mas que o projecto entrava (novamente) em letargia prolongada... o mais natural seria algum deles pensar que mais valia ter enviado para outra revista qualquer! Assim, quem colocou "a cabeça no cepo" foram principalmente os próprios membros da equipa. Se não correr como esperado, batatas!, aprendemos algo com isso. Se correr de forma positiva o número 0 será talvez o que menos interesse terá de uma série que espero bem longa.

Seja como for, e digo isto como opinião pessoal embora ache que se estende a todo o grupo, considero uma "win-win situation". O futuro será ditado principalmente pelas participações/contribuições e não por agendas de terceiros.
Portanto, agora toca mas é a ler que queremos também as críticas ao conteúdo do projecto e não apenas ao espírito que o motivou. Pode ser? ;)
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Oct 2010 20:19

Agora quem está com dúvidas sou eu! :blink: Pensava que o próximo editor ia ser o shadow mas pela conversa parece-me que será o grayfox. Percebi mal? Não é que isso tenha assim tanta importância porque se algum deles precisar da minha ajuda sabe que pode contar comigo.

Return to “Fanzines/Ezines”