Revista Ler

O nome diz tudo, certo?
Cerridwen
Edição Única

Revista Ler

Postby Cerridwen » 11 Jan 2006 21:25

<!--sizeo:3-->[size=100]<!--/sizeo-->Revista "Ler" passa de trimestral a anual<!--sizec-->[/color]<!--/sizec-->

Revista Ler, editada trimestralmente pelo Círculo de Leitores e dirigida por Mafalda Lopes da Costa, vai tornar-se anual. O próximo número, a sair pela Feira do Livro, fará um balanço da actividade literária e editorial.

De acordo com Guilhermina Gomes, directora editorial do Círculo de Leitores, a mudança não visa a redução de custos, já que a nova revista "será muito maior", o que implica um investimento superior, nem se deve "a qualquer sinal de desinteresse do público".

A responsável acrescentou, no entanto, que a Ler remodelada "pode seduzir novos leitores, já que apresentará um trabalho exaustivo sobre os editores" e o mercado literário, tendo lançamento previsto para coincidir com as feiras do Livro de Lisboa e do Porto.

Guilhermina Gomes assinalou ainda que a mudança de periodicidade, decidida pela administração da Fundação Círculo de Leitores e a direcção da revista, "é importante para quebrar a rotina da publicação".

A revista Ler surgiu no último trimestre de 1987 e encontra-se actualmente no número 67, não estando ainda definido se a próxima edição terá o número 68, numa linha de continuidade, ou se começará do zero, para vincar a mudança.

A publicação começou por ser dirigida pelo seu mentor, o jornalista e escritor António Mega Ferreira, teve depois na coordenação Paulo Alves Guerra, seguindo-se Francisco José Viegas e, nos últimos cinco anos, tem por directora Mafalda Lopes da Costa.

Entrevistas com escritores nacionais e estrangeiros, crítica literária, divulgação de obras e de perfis de autores e publicação de textos inéditos têm feito parte dos 19 anos de vida da revista.

In Público

Thanatos
Edição Única

Re: Revista Ler

Postby Thanatos » 11 Jan 2006 21:29

Anual? Estou mesmo a ver lá na tabacaria/papelaria: olhe reserve-me aí a Ler, não quero perder os próximos números. :lol:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 11 Jan 2006 22:18

Anual? É com alguma tristeza que recebo a notícia. A revista "Os meus livros" está cada vez pior. A "Ler" era a minha revista de eleição e agora vai sair só um número por ano? E se o número de páginas vai aumentar... o preço deve seguir o mesmo caminho. Ou seja, deve ficar a custar tanto como um livro.
www.revistaantologia.com

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 26 May 2006 15:26

Alguém sabe se sempre vão lançar a revista na Feira do Livro? No site do Círculo de Leitores não encontrei informação referente à revista.
www.revistaantologia.com

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 04 Jun 2006 10:15

Saiu a primeira edição anual da Revista Ler, com o número n.º 68.

[img]http://www.circuloleitores.pt/imgupload/cl_ler_68.gif[/img]

Conteúdos:

Entrevista Manuel António Pina.
Texto de Carlos Vaz Marques, Fotografias de Luísa Ferreira.

As Escolhas LER
Poesia, Ficção, Banda Desenhada e Ensaio... Um guia dos livros deste ano.

Aposta LER Mulher em Branco.
Excerto do novo livro de Rodrigo Guedes de Carvalho ilustrado por Ajubel.

Reportagem Katherine Mansfield.
Texto de Carla Maia de Almeida.

Dossier Os Livros do Terramoto.
Texto de Paulo Lopes, Ilustrações de Gonçalo Pena

Autor Sergio Atzeni.
Texto de Umberto Marongiu, Ilustrações de Alain Corbel.

Leitores em Série Humberto Brito
Sobre as almas malsãs e livros que não existem... Fotografias de Raquel Porto.

<a href='http://www.circuloleitores.pt/cl/sec_clube.asp?cod_seccao=4979' target='_blank'>Círculo de Leitores</a>

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 22 Jun 2006 13:22

Crítica ao n.º 68 da revista Ler, no blogue <a href='http://livrosdeareia.blogspot.com/2006/06/s-pr-ano.html' target='_blank'>Livros de Areia</a>

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 22 Jun 2006 13:36

Eu já comprei e...

De acordo com Guilhermina Gomes, directora editorial do Círculo de Leitores, a mudança não visa a redução de custos, já que a nova revista "será muito maior"

Isto é falso. Continua com o mesmo formato.

A responsável acrescentou, no entanto, que a Ler remodelada "pode seduzir novos leitores, já que apresentará um trabalho exaustivo sobre os editores" e o mercado literário

Isto também é falso. Tem uma escolha dos melhores livros do ano em determinados géneros... não vejo isso como um trabalho exaustivo sobre os editores.

Enfim, a revista continua praticamente igual, só mudou a periodicidade. Continua a ser uma boa revista, é pena só podermos ter uma por ano.
www.revistaantologia.com

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 20 Jun 2007 11:38

<!--sizeo:3-->[size=100]<!--/sizeo-->Volta a ser editada revista Ler do Círculos de Leitores<!--sizec-->[/color]<!--/sizec-->

O novo administrador do Círculo de Leitores (CL), Pedro Cabrita Carneiro, anunciou o regresso, ainda este ano, da revista Ler e a abertura de novos pontos de venda dentro das livrarias Bertrand.

O administrador afirmou num encontro com a imprensa, hoje em Lisboa, que a revista Ler, suspensa o ano passado, "irá voltar ainda este ano".

"Não há datas, mas o certo é que será ainda este ano", disse acrescentando que, relativamente à direcção da revista, não está por ora na mesa qualquer nome.

Cabrita Carneiro anunciou também remodelações gráficas e de conteúdos na revista do Círculo de Leitores.

Relativamente à abertura de "pontos de venda" de edições do CL na rede de Livrarias Bertrand, assinalou que, em vista dos "resultados positivos" alcançados pelos dois abertos em Lisboa, irão abrir "outros três", noutras localidades, que não identificou.

Os dois "pontos de venda" de edições do CL em Lisboa situam-se nas livrarias do Centro Comercial Vasco da Gama e em Picoas.

Os novos "deverão abrir até Julho", indicou Cabrita Carneiro, que apontou como objectivos da empresa captar mais leitores e "criar uma nova dinâmica".

Fonte: LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 19 Apr 2008 17:16

A revista LER estará nas bancas a 23 de Abril de 2008. Também tem um blog: http://ler.blogs.sapo.pt/

<!--sizeo:3-->[size=100]<!--/sizeo-->Lobo Antunes fala sobre novo romance na renovada revista LER<!--sizec-->[/color]<!--/sizec-->

O escritor António Lobo Antunes fala sobre o seu próximo romance, "O arquipélago da insónia", na renovada revista LER, sob a direcção de Francisco José Viegas, que estará à venda na próxima semana.

Com o título "O solitário que aprendeu a viver de outra maneira", a entrevista a Lobo Antunes é um dos temas em destaque na edição de Maio (nº 69) da revista LER, publicada pela Fundação Círculo de Leitores, que é retomada depois de uma pausa de dois anos.

A publicação volta a ter periodicidade mensal, custará cinco euros e pela primeira vez estará à venda nas bancas, ao contrário do que acontecia até aqui, vendida em livrarias ou por assinatura.

Além da entrevista a Lobo Antunes, conduzida por Carlos Vaz Marques, a LER de Maio associa-se aos 85 anos de Eduardo Lourenço, elenca quais os 50 escritores mais influentes do século XX e apresenta em pré-publicação um excerto de "O jogo do mundo - Rayuela", de Julio Cortázar, que a Cavalo de Ferro vai editar.

Paulo Teixeira Pinto, antigo administrador do BCP, conta como vai ser a Guimarães Editores, que acaba de adquirir, e o escritor e tradutor Pedro Tamen abre as portas da sua sala de trabalho.

Destinada a leitores, autores, livreiros, pessoas que gostam de comprar e ler livros, como explicou Francisco José Viegas à Lusa, a LER contará ainda com um núcleo de vários cronistas, entre os quais Onésimo Teotónio Almeida, Francisco Belard, Maria Filomena Mónica e Inês Pedrosa, embora as duas últimas só o integrem a partir da edição de Junho.

José Mário Silva, João Pombeiro, José Riço Direitinho, Pedro Vieira e os fotógrafos Pedro Loureiro e Ricardo Meireles também integram a equipa da nova LER, cujo design é de Rui Leitão (Grande Reportagem, A Volta ao Mundo).

O número de Maio terá 98 páginas e uma tiragem de 17 mil exemplares.

Para Francisco José Viegas, a revista LER não enfrentará grande concorrência no mercado, porque "é totalmente diferente de tudo o que existe".

Nos próximos números, a revista terá ainda secções dedicadas, por exemplo, à música e à arquitectura, mas sem esquecer sempre a perspectiva dos livros.

Lançada em 1987 com periodicidade trimestral e exclusivamente dedicada à literatura, a revista LER foi interrompida em Junho de 2006, na altura com periodicidade anual e dirigda por Mafalda Lopes da Costa.

Com este relançamento, Francisco José Viegas, jornalista e escritor, regressa a um projecto editorial que já dirigiu entre 1989 e 2000.

O Círculo de Leitores, cujo volume anual de vendas ronda os 30 milhões de euros, foi adquirido em 2006 pelo consórcio alemão DirectGroup Bertelsmann, o maior da europa no sector livreiro e multimédia, com 35 milhões de clientes em mais de duas dezenas de países.

Criado em Outubro 1971, o Círculo de Leitores funcionou até 1974 em parceria com duas editoras portuguesas, Bertrand e Livros do Brasil.

Actualmente, o grupo editorial DirectGroup é ainda constituído pelas empresas Bertrand Editora, Bertrand Livreiros e Distribuidora Bertrand.

Fonte: LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 31 May 2008 19:49

A 70 da LER, tem distribiuição nacional a partir de hoje.

Algum do conteúdo da revista:

Carlos Vaz Marques entrevista José Saramago:

«Vai ser preciso que eu morra para haver outro Nobel português.» Hoje já não tem «uma confiança danada no futuro», mas está a terminar o seu novo romance, a publicar na rentrée de Outubro – em Portugal e Espanha. Nesta entrevista fala sobre o Nobel, essa «invenção demoníaca», e sobre os seus livros. Um balanço extraordinário.

«Não. Eu nunca vi o Lobo Antunes como um rival. A minha opinião sobre essas questões de quem é melhor ou de quem não é tão bom é muito clara. Em literatura, ninguém tira o lugar a ninguém.»

«Pois, para quem nunca leu um romance meu, ele desdobrou-se em opiniões a meu respeito, como escritor. Tem todo o direito a não ter lido e a continuar a não ler, até ao fim da vida, uma só linha minha. Mas, em princípio, isso retira-lhe o direito de julgar. E há uma outra coisa, em toda esta história lamentável: eu nunca me comportei, em relação ao Lobo Antunes, como ele em relação a mim. [Ele diz, nessa mesma entrevista, que há uma fotografia do José Saramago atirando um livro dele ao chão.] Que disparate é esse? Que disparate é esse, pá?! Ele não precisa de inventar coisas para reforçar a sua animadversão em relação a mim. Não invente! Quer dizer, você que me conhece razoavelmente, diga-me: é capaz de imaginar-me a atirar ao chão um livro de um suposto rival ou competidor, fosse ele português, espanhol, italiano, uruguaio ou o que quer que fosse? Isso não é infantil? A raiva expressa dessa maneira?»

Feira do Livro - Vamos mudar o quê? O arquitecto Manuel Graça Dias para apresenta a sua proposta para a Feira do Livro de Lisboa. Optou por mantê-la no mesmo lugar (Parque Eduardo VII) mas alterou o retrato.

Guimarães Rosa teria completado 100 anos de vida – Abel Barros Baptista relembra os sinais deixados pelo autor de Grande Sertão: Veredas.

Jorge de Sena morreu há trinta anos na Califórnia – e Fernando Pinto do Amaral desenha o essencial da sua obra.

Nelsinho Motta - O príncipe da Bossa Nova E agora música: uma conversa com Nelson Motta (produtor, músico, compositor, romancista) para ouvir falar de bossa nova e MPB. Perfume do Rio, na verdade. Entrevista de Mónica Marques, no Rio de Janeiro.

Debord & o Maio de 60. Aí está, um volume sobre Guy Debord, escrito pelo filósofo Anselm Jappe (edição Antígona). Em cenário de fundo está o Maio de 68 – mas sobretudo as ideias do fundador do Situacionismo. Entrevista de José Mário Silva.

Lançamentos. Sarah Adamopoulos e Céu Guarda foram visitar sessões de lançamento de livros e contam, em texto e imagem, o que viram e ouviram. Um retrato de vernissages literárias.

Extractos. Novo livro de J.M. Coetezee, o prémio Nobel sul-africano. E a estreia, em Portugal, de Tony Bellotto, o guitarrista da banda rock brasileira Titãs, com um policial que apresenta o detective Remo Bellini. Páginas para abrir o apetite.

Stefan Zweig. Filipa Melo nos passos deste judeu austríaco que agora é revisitadop como exemplo de liberdade intelectual. A que se deve este novo interesse pela sua obra?

Crónicas. Abel Barros Baptista [A Ordem dos Críticos], José Eduardo Agualusa [O Lugar do Morto], José Mário Silva [Cartão de Leitor], Filipe Nunes Vicente [Faca de Seda], Eduardo Pitta [Heterodoxias], Francisco Belard [Cuidados Extensivos], Inês Pedrosa [Sem Receita], Onésimo Teotónio de Almeida [Diacrónicas].

Fonte: Lerblog

Return to “Fanzines/Ezines”