Revista - Os Meus Livros

O nome diz tudo, certo?
Thanatos
Edição Única

Revista - Os Meus Livros

Postby Thanatos » 10 Apr 2005 12:41

[img]http://img.photobucket.com/albums/v240/Thanabur/osmeuslivros.jpg[/img]

O número de Abril de 2005 tem como capa "Ficção Científica - Um século depois de Jules Verne", sendo nomeadamente 3 curtos artigos da autoria de João Seixas, que poderá ser o mais perto de um crítico e analista da área de FC que Portugal tem.

Também destaco a crónica habitual de Inês Botelho (não confundir com a autora de O Ceptro de Aerzis), Livros para Adolescentes que neste número fala-nos de A Profecia das Pedras de Flavia Bujor.

Tem também uma pré-publicação de um excerto do novo livro de Mia Couto, Pensamentos, topes nacionais e internacionais, notícias diversas e críticas a livros de uma ampla gama de interesses.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Riobaldo
Edição Limitada

Re: Revista - Os Meus Livros

Postby Riobaldo » 10 Apr 2005 23:21

Eu deixei de comprar essa revista. Nos tempos da Tereza Coelho era muito boa. Agora está cada vez pior... A LER é que é uma grande revista de literatura. Arruma a OML a um canto.
www.revistaantologia.com

anavicenteferreira
Edição Limitada

Postby anavicenteferreira » 11 Apr 2005 06:48

A OML não é uma revista de Literatura e não me parece que tenha a presunção de o ser, é uma revista sobre livros e sobre o trabalho do escritor.

Não é de modo nenhum, nem nunca foi, uma revista como a Ler.
Ana

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 11 Apr 2005 10:15

TRiiAd wrote: A LER é que é uma grande revista de literatura. Arruma a OML a um canto.

Mas a que propósito vem esta comparação?

Acaso não haverá espaço no mercado para duas (ou até mais) revistas?

E quando existem mais de duas será mesmo necessário entrar pelas comparações, tipo conversa de clube da bola?

Para mim tanto uma como a outra têm o seu público e eu até compro as duas. Talvez porque tenha mais tempo livre ou dinheiro e porque não considero que livros ou revistas devam ser tratados estilo clubes de bola ou partidos políticos.

São por vezes comentários destes que fazem com que eu pense ser Portugal um triste país onde subsiste a ideia que nada vale a pena e se já alguém faz/tem/pensa qualquer coisa então não é preciso haver outra pessoa a fazer algo semelhante. Para quê, não é verdade?

Já agora TRiiAd podes elaborar em termos mais fundamentados, que vão além do "gosto porque arruma a outra a um canto", o porquê da tua preferência pela LER? Quais os pontos que te desagradam numa e te atraem noutra? Enfim, esse tipo de coisas.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 11 Apr 2005 12:28

Como eu disse, já gostei muito da OML. Nos tempos da Tereza Coelho era uma revista, a meu ver, muito mais interessante. Mas, claro, há espaço para as duas e para mais. E ainda bem que assim é, pois posso escolher a que mais gosto (não tenho muita disponibilidade para comprar as :( ). O que eu acho, é que a OML desde a mudança de editor e depois de director (saiu a Tereza Coelho entrou o João Morales), passou a ter um objectivo muito mais comercial, o que não me agradou. Eu acho que as pessoas que compram uma revista sobre livros, têm que gostar mesmo de livros. Porque uma pessoa que não goste mesmo muito de livros, não compra uma revista sobre livros. Por exemplo, no mês passado (ou no outro antes) vinha um grande destaque de um artigo sobre "livros sobre futebol". Eu acho que quem lê estes livros (e perdoem-me o preconceito) não são as pessoas que compram revistas sobre livros... mas isto é o que eu acho. A LER é muito mais virada para a literatura e para os amantes desta arte. Isto é a minha opinião pessoal. Se não concordam estão no vosso direito.

PS: Nos tempos da Tereza Coelho, a revista ficava muito sublinhada com os livros que me pareciam interessantes. Agora, sublinho um ou dois. De qualquer forma, já comprei muitos livros "aconselhados" pela OML. :)
www.revistaantologia.com

anavicenteferreira
Edição Limitada

Postby anavicenteferreira » 11 Apr 2005 17:23

A isto só tenho uma resposta, que na verdade é uma pergunta e um pedido:

Tu andas na FLUL, certo?

e

Define Literatura, e já agora livro, por favor...
Ana

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 11 Apr 2005 18:52

Não, não ando na FLUL.

Quando digo que uma fala mais de livros e outra mais de literatura quero dizer o seguinte: a OML fala muito do livro em si, dos editores, da publicidade, dos preços e analisa muitos livros em particular; a LER fala em termos mais abrangentes, tem mais crónicas, entrevistas a escritores (que na OML são cada vez mais raras, exceptuando aquela muito boa ao Mia Couto). Não consigo explicar melhor e reconheço a minha incapacidade para te dar as definições que pediste.
www.revistaantologia.com

anavicenteferreira
Edição Limitada

Postby anavicenteferreira » 11 Apr 2005 19:02

Pronto, foi isso exactamente que eu quis dizer. A Ler é uma revista que se debruça sobre a Teoria Literária, a OML não. É uma revista que se debruça mais sobre o livro enquanto objecto - seja ele literário ou não - e todos os seus processos e intervenientes.
Concordo que há edições da OML que só servem mesmo para ver o que há de novo no mercado, mas também há edições da Ler que não são propriamente brilhantes. Infelizmente, e tirando multiplos zines que andam por aí semi-perdidos, são as únicas que temos e espero que se mantenham as duas.
Agora as comparações não podem ser feitas a um nível além do puro subjectivismos - são coisas diferentes e é só.

A pergunta da FLUL foi porque eu andei na FLUL e não sei porquê, ao ler os teus posts, tive uma estranha sensação de dejá-vu. A verdade é que já tive esta conversa [ou conversas semelhantes p/ex.a propósito da Premiére e dos Cahiers] n vezes com n pessoas diferentes quase todas da FLUL. Já começava a achar que era qualquer coisa na água de lá... :D
Ana

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 11 Apr 2005 19:48

lol pois. É verdade que são duas revistas diferentes, mas temos que ver que incidem sobre um tema comum. Apesar dessa diferença, de um modo geral, pode dizer-se que estão dirigidas ao mesmo assunto. Daí a minha comparação. Também acho bom termos as duas e ainda bem que são diferentes. O que eu manifestei foi, quanto a mim, o decréscimo de qualidade da OML, aquando desta mudança. Não sei se já a lias nos tempos da Tereza Coelho, mas para mim está muito diferente e para pior. Mas isto é a minha modesta opinião. :pub:
www.revistaantologia.com

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 May 2005 16:05

[img]http://img.photobucket.com/albums/v240/Thanabur/osmeuslivrosmaio.jpg[/img]

A número de Maio tem como tema de capa a feira do Livro, uma entrevista com Assíro Bacelar da Vega, um artigo sobre arrumação de livros. Um artigo sobre Saul bellow, as críticas, notícias, topes e crónicas habituais. Destaco a crónica "Livros para Adolescentes" da Inês Teixeira-Botelho que neste mês analisa o livro A Filha dos Mundos de Inês Botelho.

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 18 Mar 2006 13:34

[size=125]Revista Os Meus Livros[/color]

Sumário da Edição de Março de 2006

[img]http://img159.imageshack.us/img159/2632/capa035so.jpg[/img]

Os TOPS de vendas
Conheça os títulos mais vendidos em Portugal e no estrangeiro.

Internet
Sites, blogs, homepages... Saiba o que há sobre livros na internet.

Agenda
Saiba o que há em Março sobre livros: feiras, programas, debates, colóquios...

Espaços: Livraria Galileu, em Cascais
Metade livraria e metade alfarrabista, é uma referência na vila, e não só. Uma oferta variada e um serviço atencioso fazem o resto.

À Conversa com... Francisco Vale
O fundador da Relógio d'Água está no meio dos livros como peixe na água. E defende que se pode manter uma editora, sem abdicar da qualidade daquilo que se edita.

Nas livrarias
Uma selecção atenta e criteriosa do mais interessante que vai sendo colocado à venda.

Especial: Livros de Teatro
Quando sobe o pano entram em cena. Uma viagem ao teatro que se edita em Portugal, entre clássicos e contemporâneos.

Bastidores: Escritores e Manicómios
A morte recente de António Gancho é o pretexto para conhecer um pouco mais sobre alguns escritores que passaram parte da sua existência em instituições psiquiátricas.

Mercado: Livros de Media e Comunicação
Uma peça sobre África é o pretexto para este escritor e jornalista nos alertar para a escrita de uma autora a seguir com atenção.

Evento: Correntes d'Escritas
Carlos Ruiz Zafón foi o grande vencedor da sétima edição desta festa da literatura, à beira-mar celebrada.

Fernando Dacosta aposta em Isabel Medina
Uma peça sobre África é o pretexto para este escritor e jornalista nos alertar para a escrita de uma autora a seguir com atenção.

Em diferido: Rhys Hughes
Escreveu um livro surpreendente que é uma homenagem a Jorge Luís Borges. Portugal é o primeiro país a traduzir Uma Nova História Universal da Infâmia.

Bastidores: Peter Pan
A aventura do menino que não queria crescer vai ter continuação. A escritora responsável pela tarefa foi escolhida pelo Great Ormond Street Hospital, detentor dos direitos de autor.

Debaixo do Sol Xana
A folha em branco; o vazio no pensamento... a forma primordial que, mais do que assustar, pode - e deve - motivar.

Pré-publicação: Kafka à Beira-mar, Haruki Murakamir
O mais recente livro deste escritor japonês, considerado o melhor de 2005 pelo New York Times Books Review.

Críticas: Ler, reler, classificar
Alguns dos títulos mais importantes lançados nos últimos tempos são alvo de análise e classificação.

Infantil
Uma escolha adequada para diversas idades.

Livros para adolescentes
As escolhas de uma jovem para leitores da mesma idade.

Este mês à venda
Conheça os títulos que as diversas editoras vão lançar durante o mês de Março.

Crónica: Rui Ângelo Araújo

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 18 Mar 2006 14:30

Não acham que podiamos enviar-lhes um e-mail para sondar a possibilidade de eles publicitarem o fórum naquela secção INTERNET?
www.revistaantologia.com

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 18 Mar 2006 18:33

É uma ideia! O Morales parece-me uma pessoa bem acessível.

Então e ainda manténs a mesma ideia que tinhas acerca da revista, TRiiAd?

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 18 Mar 2006 19:01

Sim... acho que ficou muito pior desde a saída da Tereza Coelho. A única coisa que melhorou foi a regularidade de publicação, que nos tempos da Tereza era um caos, raramente a revista saía para as bancas quando era suposto. Mas em termos de conteúdos, que é o que realmente interessa, acho que piorou muito. Além disso, tenho um carinho especial pela Tereza Coelho, porque foi ela que me pôs a ler Lobo Antunes. E por isso fico-lhe eternamente grato.
www.revistaantologia.com

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 20 Mar 2006 12:38

Boa Ideia, TRiiAd.

Quem escreve o mail? (eu não, normalmente faço borrada!)

Sam

P.S. O "Peter Pan" vai ter uma continuação??????????? What the Hell!!!!
Parece que a moda "Godfather" pegou... :td:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Return to “Fanzines/Ezines”