Dezembro 2011 / António Lobo Antunes

Todos os meses é proposto um novo autor para leitura e discussão pelos foristas.

Moderator: grayfox

urukai
Edição Única

Re: Dezembro 2011 / António Lobo Antunes

Postby urukai » 23 Feb 2012 16:40

Mas realmente os dois favoritos dele são o Faulkner (que tem o stream of counsciousness) e o Céline que, pelo que li na wikipedia, tb devia ser díficil de ler como os raios...

O Hemmingway está ali só para enganar...

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 23 Feb 2012 17:06

croquete wrote:
Bugman wrote:A única coisa de complicada em ALA é encontrar esse ritmo de poesia para ler o poema. A questao "lobantúnica" é que a narraçao dele nao é feita e uma ou duas dimensoes, há ali quatro a funcionar em simultâneo e quando digo quatro, estou a incorporar o tempo, estou a incorporar essa dimensao do pensar no que foi, no encadear raciocínios e chegar ao agora a caminho do amanha

Por outras palavras.Não se quer fazer entender.
É limitado.

:blink: Como? O facto de não se poder abrir o livro ao calhas e acompanhar a leitura a partir de um qualquer ponto são sinónimos do que destaquei? É que daqui a nada ainda vais dizer que verso livre não é poesia e quem o pratica é limitado...

Como dizia Pessoa através de Alvaro de Campos: "O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo./O que há é pouca gente para dar por isso."
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 23 Feb 2012 17:13

Estou-me nas tintas para o Pessoa.
Quem não se quer fazer entender é pior do que quem não se entende.
É limitado.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 24 Feb 2012 09:46

Isto começa a tornar-se monótono e ainda nao percebi muito bem se nao estás a mangar comigo...

Nao sei onde vais buscar a ideia que ALA nao se quer fazer entender. O facto de nao o compreenderes nao lhe retira expressividade, que está lá. Aliás é de tal forma expressivo que o leitor quase vive as experiências do personagem, quase que lhe entra na pele, acompanha-lhe as flutuaçoes de humor, conhece-lhe o passado, naqueles instantes em que lê, nao está simplesmente a ler, está a viver.

Claro que há quem prefira a clareza da Margarida Rebelo Pinto e seus sucedâneos, isso sim leitores expressivos e nao limitados, mas a mim nao me enchem as medidas. Nao é por comer no Burger King que considero os seus hamburgers melhores que os do Halifax...

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

urukai
Edição Única

Postby urukai » 24 Feb 2012 12:54

Ok Bugman,

tens razão mas depois faz confusão quando em todas as entrevistas do ALA ele diz que o seu objectivo é narrar bem uma história como os Americanos fazem.

Já o disse aqui e volto a dizer, ele é um péssimo narrador de histórias. Admito que possa descrever exemplarmente e de forma original os sentimentos e relaçoes dos personagens, pode ter uma abordagem tb aliciante à cronologia das histórias mas ele não é um bom contador de histórias porque a história em si perde para o formato e para o conteúdo emocional da coisa.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 24 Feb 2012 13:24

urukai wrote:Ok Bugman,

tens razão mas depois faz confusão quando em todas as entrevistas do ALA ele diz que o seu objectivo é narrar bem uma história como os Americanos fazem.

Já o disse aqui e volto a dizer, ele é um péssimo narrador de histórias. Admito que possa descrever exemplarmente e de forma original os sentimentos e relaçoes dos personagens, pode ter uma abordagem tb aliciante à cronologia das histórias mas ele não é um bom contador de histórias porque a história em si perde para o formato e para o conteúdo emocional da coisa.

Mas vai uma grande distância entre dizer-se que ele nao é um contador de histórias e que ele nao se faz entender, que ele nao se expressa, que ele escreve mal ou que ele é limitado.

De resto, tudo depende do que se entende por uma "história" ou o modo como esta narraçao decorre. Podemos no entanto concordar, sem grande dificuldade, que ele se afasta do American Way of Telling... Que se afasta tanto que nem dá para comparar!

urukai
Edição Única

Postby urukai » 24 Feb 2012 13:42

Mas segundo as 15 entrevistas entre 70 e 86 ele tenta mimetizar esse story-telling... :blink:

E já estamos a falar de livros como As Naus e os Cus de Judas. :)

Agora que ele escreve bem isso escreve, mas não é um autor para a cultura e compreensão médias em Portugal.
Sinceramente não sei como teve tanto sucesso em Portugal mas presumo que muitos dos que o compraram não o leram... :angel:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 24 Feb 2012 16:25

urukai wrote: Agora que ele escreve bem isso escreve, mas não é um autor para a cultura e compreensão médias em Portugal.
Sinceramente não sei como teve tanto sucesso em Portugal mas presumo que muitos dos que o compraram não o leram... :angel:

Em relaçao ao destacado: Hell Yeah! :P

Pá, está bem, eu sei que somos um país de analfabetos funcionais e até acredito que muitos papem livros como eu papo gomas, mas passo a vida a esquecer-me disso... :mrgreen:

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 24 Feb 2012 17:43

Bugman wrote:Isto começa a tornar-se monótono e ainda nao percebi muito bem se nao estás a mangar comigo...

Um bocadinho. Mas tu também estás a provocar. ^_^
Não tenho qualquer problema em admitir que pode ser falta de cultura minha e que é problema meu se compreendo as complicações do ALA como desnecessárias.
Também já o disse que tal como existem leitores que preferem ler apenas o que é simples por preguiça também existem outros que parecem julgar que sobem a patamares superiores intelectuais porque julgam compreender a idiossincrasias de um misantropo qualquer.

Podes preferir um quadro por analogia:
A diferença entre um remédio um veneno está na dose. Correcto?
Um poema poderia ser o remédio aceitável, os textos que já li do ALA são uma palete de comprimidos tomadas de uma só vez.(E multidimensional pelos vistos...)
:cheers:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 24 Feb 2012 18:01

croquete wrote:
Bugman wrote:Isto começa a tornar-se monótono e ainda nao percebi muito bem se nao estás a mangar comigo...

Um bocadinho. Mas tu também estás a provocar. ^_^

:mrgreen: :bow:

Não tenho qualquer problema em admitir que pode ser falta de cultura minha e que é problema meu se compreendo as complicações do ALA como desnecessárias.
Também já o disse que tal como existem leitores que preferem ler apenas o que é simples por preguiça também existem outros que parecem julgar que sobem a patamares superiores intelectuais porque julgam compreender a idiossincrasias de um misantropo qualquer.
Podes preferir um quadro por analogia:
A diferença entre um remédio e um veneno está na dose. Correcto?
Um poema poderia ser o remédio aceitável, os textos que já li do ALA são uma palete de comprimidos tomadas de uma só vez.(E multidimensional pelos vistos...)
:cheers:

A isto tudo chama-se "camada estilística". Por outras palavras, a visão artística do autor. Não creio que seja apenas uma questão de cultura (embora também passe por aí), mas também de distânciamento (ou não) que há entre o modo como o autor pretende exprimir o que sente, e aquilo que o leitor está disposto a aceitar enquanto dimensões imaginárias da realidade. Se o que se pretende é uma história bem narrada, de preferência que entretenha, então não se procure o ALA...
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 21 May 2012 14:23

Não entres tão depressa nessa noite escura

Seis meses depois terminei a obra, só que a obra nunca termina. Qual orgia de palavras, um desfile de letras, um caos de personagens perdidas
(seremos ricos? seremos pobres? de quem serão as camionetas e a quinta de Tomar?)
esta obra deixa os apreciadores do autor tontos, obriga-os a voltar atrás, obriga-os a parar, obriga-os a pensar
(quem faz isso nos dias de hoje?)
obriga-os a saírem
mete-os na pele das personagens
(as dores delas são as dores do leitor, quando elas choram é o leitor que se entristece, quando elas se revoltam, é o estômago do leitor que se contorce, quando um saco com o cadáver de um lá dentro, é o leitor que fica com as entranhas revoltas)
leva-os a serem os ricos, a serem os pobres, a filha do contrabandista
que estava doente
não, estava com a amante,
não é contrabandista
o bastardo
a criança ao colo da Adelaide
a Maria Clara que é o homem da casa
já não cheira a pobre
não sou Clarinha, não sou Maria Clara, sou Clara, a mãe das minhas filhas, não mais o homem da casa.

Sou uma obra que nunca termina, é certo, sou uma obra que podia ser tu, podia ser o teu vizinho, podia ser o que nunca foi, mas olha para o lado quando esperas para entrar nos Cuidados Inten ivos para ver o teu pai, o teu avô, o cão decepado dos pescadores de armas para os pretos, e vês que estou ali ao teu lado

-Olá

sentada à tua espera, a escrever no meu diário essa crónica do que fomos
ou será que nunca o fomos?
aquilo que gostarímos de ser
-Menina...

E no fim não saber se fui mesmo eu quem o escreveu, terei sido eu quem o leu? O que se retira? Que noite é essa?

A pobreza,
A morte,
A vida que nunca foi,

Tantas, tantas noites...

Se leram até aqui, merecem alguma da clareza que é negada ao leitor. Merecem a clareza de quem não quer, não tem tempo para ler os parágrafos duas, três vezes, parar, beber uma cerveja gelada e pensar neles. Gostei do livro. É uma obra que cansa fisicamente, que nos obriga a tornar atrás, reler. Ler outra e outra e outra vez. E no final, quando percebemos, desfazer essa ideia idiota que tinhamos de uma famíilia do Estoril. Existiram? Nunca o foram?

E voltamos atrás para :bbde: outra vez!
Last edited by Bugman on 21 May 2012 22:16, edited 1 time in total.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 21 May 2012 19:01

Ando cá com uma vontadinha de ler o Nº 4 " Explicação do Pássaros ". É que já li os anteriores :rolleyes:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 24 May 2012 11:14

Bugman wrote: Se leram até aqui, merecem alguma da clareza que é negada ao leitor. Merecem a clareza de quem não quer, não tem tempo para ler os parágrafos duas, três vezes, parar, beber uma cerveja gelada e pensar neles. Gostei do livro. É uma obra que cansa fisicamente, que nos obriga a tornar atrás, reler. Ler outra e outra e outra vez. E no final, quando percebemos, desfazer essa ideia idiota que tinhamos de uma famíilia do Estoril. Existiram? Nunca o foram?

:tu:

O ALA é mesmo para ler com tempo, e, mais do que isso, com atenção constante. E sim, cansa fisicamente - já passei por essa "dor" algumas vezes.

Sharky wrote:Ando cá com uma vontadinha de ler o Nº 4 " Explicação do Pássaros ". É que já li os anteriores :rolleyes:

Tens, ou queres um empréstimo? ;)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 24 May 2012 13:32

Samwise wrote:
Sharky wrote:Ando cá com uma vontadinha de ler o Nº 4 " Explicação do Pássaros ". É que já li os anteriores :rolleyes:

Tens, ou queres um empréstimo? ;)

Tenho os primeiros sete B)

Return to “Autor do Mês”