Onde está o ALA?

Todos os meses é proposto um novo autor para leitura e discussão pelos foristas.

Moderator: grayfox

Bugman
Edição Única

Re: Onde está o ALA?

Postby Bugman » 10 Dec 2011 11:45

Onde está o ALAA? AQU1 está ele!
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 10 Dec 2011 14:31

É o 1, mas não é de nenhum dos três primeiros livros.

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 10 Dec 2011 15:46

Bom eu desta vez não vou arriscar uma vez que fiz má figura no primeiro desafio :mrgreen:

Aparentemente tenho de ler mais um livro do ALA para enraizar melhor no meu subconsciente o seu estilo de escrita :devil:

Agora acerca destes desafios achei engraçado e acho que podíamos fazer com todos os autores do mês! Vocês não acham?
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 10 Dec 2011 16:02

O 2 é do José Luís Peixoto.
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 10 Dec 2011 17:00

Já vai na segunda volta? :)
É o número um, sem dúvida. A cadência do texto e, nesse turbilhão, lembrar-se em descrever o pormenor do
relógio dos anjinhos de bronze
só mesmo o ALA. :P
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Dec 2011 18:14

O primeiro, sem qualquer dúvida. O pormenor que o João mencionou, e mais uns quantos que fazem parte da imensa mancha-impressão-digital "ALAística" - a sordidez crua e rasca das metáforas, e a escolha específica de algumas palavras e ajuntamentos de palavras.

Os outros não sei de quem são, mas desta vez não vislumbro o Saramago. O 3 podia ser do Gonçalo M. Tavares, mas algo me diz que não é...

EDIT - 3 - Agualusa?
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 10 Dec 2011 20:54

Sim. O primeiro texto é o do Lobo Antunes em "O auto dos danados" e o segundo do José Luís Peixoto em "Livro". E os outros dois, alguém chega lá... admito que não é fácil.

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 12 Dec 2011 22:13

Parece que ninguém sabe, aliás a ideia era mesmo ver se identificavam o ALA facilmente e não há dúvida, o estilo dele é inconfundível.

O texto 3 é do Pedro Paixão em "Rosa vermelha em quarto escuro" e o Texto 4 é do João Tordo em "O bom inverno".

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Dec 2011 01:49

O quarto excerto foi o que apreciei menos, talvez por utilizar usar "orgasmo" directamente - uma palavra que tem uma sonoridade feia (não me compreendam mal :D ), que corta qualquer sentido de elegância no tom que o autor possa queres passar, e que prefiro ver representada de outras maneiras.

---

Deixo a frase de introdução de uma das crónicas do Lobo Antunes - uma que tem por título "O Coração do Coração":

«O romance que gostava de escrever era o livro no qual, tal como no último estádio de sabedoria dos chineses, todas as páginas fossem espelhos e o leitor visse, não apenas ele próprio e o presente em que mora mas também o futuro e o passado, sonhos, catástrofes, desejos, recordações.»

Se não é isto que ele faz nos livros dele à conta da fusão dos "espaços narrativos", e a partir do Explicação dos Pássaros, então não sei o que é.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 14 Dec 2011 11:48

1 wrote:Liga-me daqui a vinte minutos que agora não posso falar.

2 wrote:- Claro que a gaja engoliu

3 wrote:- A gaja engole sempre

Dica
Spoiler! :
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Return to “Autor do Mês”