Design de capa

Obras Portuguesas em Domínio Público
vampiregrave
Livro Raro

Design de capa

Postby vampiregrave » 31 Jan 2013 10:06

Vou deixar aqui alguns exemplos, para que possam dar a vossa opinião. Quando for escolhido o layout para a colecção, adiciono um exemplo ao tópico de templates. Vamos a isto então:

Penguin Classics
Image
Image

Oxford World's Classics
Image
Image

Wordsworth
Image
Image

Outros exemplos
Image
Image

Recomendações:
Dimensão Imagem Capa - 768x1024, ou, caso não seja possível 600x800 (no mínimo).
Last edited by vampiregrave on 31 Jan 2013 12:56, edited 1 time in total.

Samwise
Realizador

Re: Design de capa

Postby Samwise » 31 Jan 2013 12:29

Algumas ideias que tenho em relação a isto:

Independentemente de ter gostado das pinturas que escolheste para a capa dos dois livros que estão em tratamento ( que gostei :P ), considero que o layout adoptado não é o melhor/mais apropriado, e identifico muito em concreto a questão da sobreposição directa de planos entre o lettering do título e a imagem que está por baixo - algo que é feito de outra forma em praticamente todos os exemplos que apresentaste, através de um espaço dedicado, que tapa literalmente a imagem, e que dá um destaque mais limpo, menos confuso, ao texto. Esta seria uma escolha que faria em primeiro lugar.

Quanto aos exemplos, gosto bastante da apresentação do "The Great Gatsby", da Wordsworth, e do segundo "Moby Dick", da Penguin. Olhando para todos os casos, penso que prefiro ver o texto em baixo, não sei bem dizer porquê.

Depois temos o destaque, em termos de tamanho, entre o título da obra e o nome do autor. E qual deles aparecem em primeiro.

Outra coisa que me ocorreu foi eventualmente fazer "crops" às imagens /pinturas escolhidas, seleccionando áreas específicas, em vez de apresentarmos a imagem no seu todo - isto sem significar nenhuma regra em concreto - é apenas mais uma hipótese a considerar caso a caso.

Mas há que ver como funcionam estas ideias a Preto-e-Branco, e no visor de um e-reader.

--

Vou fazer uns exemplos com a capa do "Sóror" para ver como ficam - depois coloco aqui.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 31 Jan 2013 12:50

Independentemente de ter gostado das pinturas que escolheste para a capa dos dois livros que estão em tratamento ( que gostei :P ), considero que o layout adoptado não é o melhor/mais apropriado, e identifico muito em concreto a questão da sobreposição directa de planos entre o lettering do título e a imagem que está por baixo - algo que é feito de outra forma em praticamente todos os exemplos que apresentaste, através de um espaço dedicado, que tapa literalmente a imagem, e que dá um destaque mais limpo, menos confuso, ao texto. Esta seria uma escolha que faria em primeiro lugar.

Não ligues às capas que coloquei, usei apenas como placeholder. O design das capas vou deixar ao encargo de alguém mais competente :P

Outra coisa que me ocorreu foi eventualmente fazer "crops" às imagens /pinturas escolhidas, seleccionando áreas específicas, em vez de apresentarmos a imagem no seu todo - isto sem significar nenhuma regra em concreto - é apenas mais uma hipótese a considerar caso a caso.

Sim, concordo. Na imagem do Soror fiz um crop. Se quiseres experimentar, tens aqui o ficheiro que utilizei.

Mas há que ver como funcionam estas ideias a Preto-e-Branco, e no visor de um e-reader.

Em geral perde-se qualidade. Já li algumas sugestões no sentido de converter a imagem para preto-e-branco, mas nesse caso, para além de tornar a capa menos atractiva, estaríamos a impor uma restrição que não faz sentido para quem lê no telemóvel ou num tablet, através das diversas aplicações que permitem a leitura de EPUB.

Edit: A nível de dimensões, dêem preferência a 768x1024, ou, caso não seja possível 600x800 (no mínimo).

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Jan 2013 14:30

O que acham de algo nestas linhas:

Image

Isto é uma versão reduzida - o original está em 768x1024 - e falta-me ver como aparece no e-reader.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 31 Jan 2013 14:35

Parecido à da Wordsworth mas com o título em baixo. Não gosto lá muito da letra :P
Eu depois posso compilar as imagens sugeridos num ficheiro EPUB para cada um poder visualizá-las todas no seu eReader.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Jan 2013 14:40

vampiregrave wrote:Parecido à da Wordsworth mas com o título em baixo.

Aproveitei aquilo que me apelou mais dos diversos exemplos. :)

Não gosto lá muito da letra :P

Posso testar uma quantas alternativas - é só formatar o texto com outra fonte. :)

Vou ver se faço uma outra versão "invertida", com o fundo branco e as letras a preto. Começo a ter uma noção de alguns passos que tenho de dar para fazer uma capa sem perder etapas e objectos ao longo do workflow... :rolleyes: :mrgreen:

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 31 Jan 2013 14:47

Começo a ter uma noção de alguns passos que tenho de dar para fazer uma capa sem perder etapas e objectos ao longo do workflow... :rolleyes: :mrgreen:

Isso seria o ideal. Estabelecer os parâmetros (tamanho imagem, tipo letra, tamanho letra, etc.) de modo a facilitar o processo de criação das capas.

Gosto do design actual da Oxford World's Classics, mas não sei se fica bem ao visualizar no eReader. Vou ver se arranjo versões com boa definição das diferentes capas que aqui apresentei e testo no meu Kobo.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Jan 2013 15:03

vampiregrave wrote:Isso seria o ideal. Estabelecer os parâmetros (tamanho imagem, tipo letra, tamanho letra, etc.) de modo a facilitar o processo de criação das capas.

Work in progress - isto é terreno mais ou menos novo no Photoshop para mim. Estou a aprender à medida que vou testando. Quanto ao tamanhos, primeiro temos de chegar a um consenso. :P

Gosto do design actual da Oxford World's Classics, mas não sei se fica bem ao visualizar no eReader. Vou ver se arranjo versões com boa definição das diferentes capas que aqui apresentei e testo no meu Kobo.

O próximo modelo vou então fazer a partir desse. ;)

Duas variações do trabalho anterior:

Image

Image

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 31 Jan 2013 15:16

Ao olhar para esses teus exemplo, lembrei-me de mais um, com o nome do autor no topo, e o título na parte inferior:
Image

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Jan 2013 17:16

As possibilidades são ilimitadas. O bom disto é que cada pessoa pode fazer a sua própria capa para cada e-book. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Podemos até adoptar um template específico para cada autor (dentro de um mesmo modelo geral), fazer pequenas variações com o posicionamento dos elementos, colocar fotos ou ilustrações em vez de pinturas, etc...

O que acho também é que somos poucos (eufemismo) a debater o assunto. :(

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 31 Jan 2013 17:29

Samwise wrote:As possibilidades são ilimitadas. O bom disto é que cada pessoa pode fazer a sua própria capa para cada e-book. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Podemos até adoptar um template específico para cada autor (dentro de um mesmo modelo geral), fazer pequenas variações com o posicionamento dos elementos, colocar fotos ou ilustrações em vez de pinturas, etc...

O que acho também é que somos poucos (eufemismo) a debater o assunto. :(

Hmm creio que poderíamos ter variações a nível de cor e de tamanho de letra para algumas obras, mas mantendo sempre alguns elementos comuns. A utilização de fotografias parece-me bem, não será é tão fácil encontrar material adequado no domínio público.

De resto, temos tempo. Só iniciei o tópico hoje, e a minha intenção é ter 2-3 eBooks prontos apenas no fim de Fevereiro, e só aí partir para a divulgação inicial do projecto. Tenho também falado com alguns amigos para ver se consigo ajuda neste tema.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Jan 2013 17:57

vampiregrave wrote:De resto, temos tempo.

Sim - isto ainda está tudo muito no início - estabelecer já regras e parâmetros é algo contraproducente, para além de valer sempre a pena pensar, ponderar e experimentar as alternativas que surgirem ao longo de um certo espaço de tempo.

Só iniciei o tópico hoje, e a minha intenção é ter 2-3 eBooks prontos apenas no fim de Fevereiro, e só aí partir para a divulgação inicial do projecto. Tenho também falado com alguns amigos para ver se consigo ajuda neste tema.

A minha intenção com o "Sóror" é terminar a primeira versão até dia 15 (é o deadline que estabeleci para mim - embora ache que termine antes disso). O acrescento de uma segunda versão (a da BNP) fica para mais tarde. Antes disso queria pega noutra obra da Florbela (por exemplo o "Livro de Mágoas") e adapta-la por mim de uma ponta à outra.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 31 Jan 2013 18:09

Só iniciei o tópico hoje, e a minha intenção é ter 2-3 eBooks prontos apenas no fim de Fevereiro, e só aí partir para a divulgação inicial do projecto. Tenho também falado com alguns amigos para ver se consigo ajuda neste tema.

A minha intenção com o "Sóror" é terminar a primeira versão até dia 15 (é o deadline que estabeleci para mim - embora ache que termine antes disso). O acrescento de uma segunda versão (a da BNP) fica para mais tarde. Antes disso queria pega noutra obra da Florbela (por exemplo o "Livro de Mágoas") e adapta-la por mim de uma ponta à outra.

Parece-me bem. Existem várias obras dela disponíveis online; se bem que essa que referes é das poucas que já foram actualizadas no Project Gutenberg (dá uma vista de olhos neste link).

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Jan 2013 18:19

vampiregrave wrote:Existem várias obras dela disponíveis online; se bem que essa que referes é das poucas que já foram actualizadas no Project Gutenberg (dá uma vista de olhos neste link).

Se essa já está, escolho outra, não tenho nenhuma preferência específica (indiquei essa porque foi o primeiro livro publicado pela autora). As que formos fazendo também podemos colocar no Gutemberg, não?

vampiregrave wrote:A utilização de fotografias parece-me bem, não será é tão fácil encontrar material adequado no domínio público.

isto e isto.

Flickr celebrated the 5th year anniversary of the launch of The Commons today. The massive collection of public domain photos now includes more than 250,000 images from 56 different libraries, archives, and museums.

São só dois exemplos, mas há mais. :)

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 31 Jan 2013 18:36

O Project Gutenberg tem um processo um pouco burocrático, e teríamos de respeitar os templates que eles usam. Foi em parte por querer criar versões mais apelativas que me decidi por esta iniciativa.

Vou dar uma olhada nos links, material parece que não falta.

Return to “Projecto Adamastor”