Website e Redes Sociais

Obras Portuguesas em Domínio Público
vampiregrave
Livro Raro

Website e Redes Sociais

Postby vampiregrave » 21 Feb 2013 20:24

Começa a ser tempo de começar a pensar na plataforma em que o projecto se vai apoiar. Para começar a experimentar, adquiri três meses de hosting e estou a instalar o Wordpress. Estou também a começar a criar contas nas principais redes sociais (vou adicionando os links à medida que trato disso). Neste momento gostava de saber qual a vossa opinião a nível de website/blog: uma plataforma estática, simplesmente para partilha dos eBooks, ou algo mais ambicioso, conjugando notícias, divulgação de eventos, etc.?

Website
http://projectoadamastor.org/

Redes Sociais
Last edited by vampiregrave on 23 Feb 2013 15:46, edited 2 times in total.

Thanatos
Edição Única

Re: Website e Redes Sociais

Postby Thanatos » 22 Feb 2013 11:28

Em termos de ambicioso o que estavas a pensar que pode vir a gerar notícias e eventos?
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 22 Feb 2013 12:54

Thanatos wrote:Em termos de ambicioso o que estavas a pensar que pode vir a gerar notícias e eventos?

Quando falo de ambicioso, seria, ao invés de um website estático, como mero repositório dos eBooks do projecto, fazer actualizações frequentes divulgando eventos literários ou notícias relevantes. Por outras palavras, um misto de website com um blog. Ainda por outras palavras, Project Gutenberg meets Blogtailors.
De momento não sei se vale a pena enveredar por esse caminho, até porque já há trabalho de sobra para converter e rever cada obra, mas o Wordpress é versátil o suficiente para conjugar os dois mundos.

Assim que o site estiver online, com um template de teste, coloco aqui o link para poderem dar sugestões de forma mais concreta.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 22 Feb 2013 13:25

Mas a plataforma wordpress não é estática. Aliás é um CMS (content management system) perfeitamente adequado ao que tu pretendes, logo de raiz. Ou seja quer-me parecer que já pensaste em teres logo à partida algo dinâmico.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 22 Feb 2013 13:29

Thanatos wrote:Mas a plataforma wordpress não é estática. Aliás é um CMS (content management system) perfeitamente adequado ao que tu pretendes, logo de raiz. Ou seja quer-me parecer que já pensaste em teres logo à partida algo dinâmico.

Sim, tens razão, mas como não tem limites de páginas estáticas, não és obrigado a criar um blog, podendo perfeitamente criar algo muito semelhante a um website.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 22 Feb 2013 13:33

Eu penso que a ideia de meter conteúdo é atraente na medida em que não fica mero índice. Mas considerando o trabalho que já desenvolves com o scoop-it pergunto-me se ainda alguém vai a websites ler conteúdo diário. Faria mais sentido se contasses com articulistas que criassem conteúdo original. Por exemplo artigos sobre como converter ficheiros, questões de tipografia e layout. Questões semânticas, revisões. Esse tipo de coisas.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 22 Feb 2013 14:19

Face àquilo que já é teu costume colocares no Falling Into Infinity em concreto quanto ao mercado de ebooks/ereaders ("conjugando notícias, divulgação de eventos, etc."), seria quase redundante fazer isso na nova plataforma também. Pelo menos numa primeira fase, em que o importante é dar a conhecer o projecto, disponibilizar livros, mostrar as obras que estão em perspectiva para a conversão e recrutar eventuais voluntários. Basicamente, colocar o "quartel general" em funcionamento.

Também concordo com este último post do Thanatos.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 22 Feb 2013 15:07

Thanatos wrote:Eu penso que a ideia de meter conteúdo é atraente na medida em que não fica mero índice. Mas considerando o trabalho que já desenvolves com o scoop-it pergunto-me se ainda alguém vai a websites ler conteúdo diário. Faria mais sentido se contasses com articulistas que criassem conteúdo original. Por exemplo artigos sobre como converter ficheiros, questões de tipografia e layout. Questões semânticas, revisões. Esse tipo de coisas.

Também estou mais virado para esse lado mas, claro está, conteúdo original implica bastante mais trabalho, e neste momento seria contraproducente investir nisso.

Samwise wrote:Face àquilo que já é teu costume colocares no Falling Into Infinity em concreto quanto ao mercado de ebooks/ereaders ("conjugando notícias, divulgação de eventos, etc."), seria quase redundante fazer isso na nova plataforma também.

Sim foi um dos problemas que identifiquei. Levaria a uma duplicação de conteúdo desnecessária.

Samwise wrote:Pelo menos numa primeira fase, em que o importante é dar a conhecer o projecto, disponibilizar livros, mostrar as obras que estão em perspectiva para a conversão e recrutar eventuais voluntários. Basicamente, colocar o "quartel general" em funcionamento.

Vou-me focar na construção dessa base então. Nesse sentido, um dos aspectos que podemos desde já discutir, é a informação que deve constar nas páginas de cada eBook, por exemplo.

Edit: Algo deste género também seria interessante (utilizado no booki.sh).

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 22 Feb 2013 20:56

No meu PC o monocle não funcionou. É só para touch?

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 22 Feb 2013 21:00

Thanatos wrote:No meu PC o monocle não funcionou. É só para touch?

É estranho. No pc do trabalho funcionou. No meu pessoal não. Ambos com o Chrome. Não experimentei com Safari ou Opera.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 22 Feb 2013 22:34

Firefox em casa e no trabalho. Funciona nos dois lados.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 22 Feb 2013 22:44

Samwise wrote:Firefox em casa e no trabalho. Funciona nos dois lados.

Para já fica a marinar a ideia. Depois de ter o site construído, investigo isto para ver se vale a pena. Também há outra alternativa, deste estilo:
http://ebooks.adelaide.edu.au/j/james/henry/j2t/

Mas confesso que não faço ideia de como obter esse resultado :mrgreen:

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 23 Feb 2013 00:21

Já tenho o wordpress instalado, este fim-de-semana começo a brincar com isto:
http://projectoadamastor.org/

Ando meio indeciso entre estes dois templates:
http://demo.s5themes.com/?theme=simplecorp
http://themehorse.com/preview/clean-retina/
Last edited by vampiregrave on 24 Feb 2013 23:09, edited 1 time in total.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 24 Feb 2013 23:08

Ora, cá vai testamento :P O site está online, resta-me agora decidir a estrutura e começar a adicionar conteúdo. Alguns exemplos do que fiz, com a respectiva explicação:

Homepage
Funciona como página de apresentação. No topo temos o menu principal, seguido de um slideshow que permite destacar algumas páginas/posts. Abaixo das imagens espero adicionar algumas breves descrições dos objectivos do projecto. Tanto no topo direito, como na zona inferior direita, podemos encontrar links para o perfil do PA nas diversas redes sociais, assim como o acesso ao feed do site.

Blog
O conteúdo da barra esquerda ainda está por definir. Nesta página são apresentados todos os posts do blog, com imagem de apresentação e com a parte inicial do texto. Quanto aos posts em si, adicionei algumas funcionalidades, como "Related posts", botões de partilha nas redes sociais e um sistema de comentários mais desenvolvido do que o do Wordpress.

eBooks
Uma das possibilidades para disponibilizar os eBooks. Nesta página incluí uma lista completa dos eBooks disponíveis. É possível ordenar os registos através dos filtros, ou pesquisar directamente por um título em específico.

Capas
Uma alternativa à pagina anterior. Ao clicar numa das capas, estas passam a ser apresentadas em fullscreen, em modo carousel (compatível com dispositivos touch). No caso d'O Banqueiro Anarquista, transformei o título da imagem numa hiperligação para uma página específica, onde pode ser efectuado o download do eBook.

Contactos
Para além dos contactos do costume, que adicionarei posteriormente, resolvi incorporar uma formulário que permite enviar directamente uma mensagem para o email do projecto.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 09 Mar 2013 13:26

O website está praticamente pronto. Amanhã coloco o post de apresentação e os posts individuais de cada eBook. Segunda começo a divulgar através das redes sociais, e começo a contactar alguns blogs para ajudar no processo. Obrigado a todos os que têm ajudado com a sua opinião :tu:

Return to “Projecto Adamastor”