Tempestade Cerebral

Obras Portuguesas em Domínio Público

Qual das seguintes ideias escolheriam para implementar a curto/médio prazo?

Poll ended at 07 Dec 2013 12:19

Página com perfis dos colaboradores (breve texto, links para websites/blogs/redes sociais)
1
7%
Utilização de trabalhos originais, de artistas portugueses, nas capas dos eBooks
2
14%
Conversão de títulos não-ficcionais
0
No votes
Disponibilização em formato MOBI e/ou PDF
6
43%
Entrevistas a autores portugueses, acerca da importância da leitura dos clássicos
4
29%
Newsletter
1
7%

Total votes: 14

Bugman
Edição Única

Re: Tempestade Cerebral

Postby Bugman » 04 Dec 2013 12:03

Samwise wrote:A newsletter traz por atrelado a questão dos conteúdos, e penso que seria uma boa ideia incluir as entrevistas ao autores nessa newsletter. Ou seja, primeiro pensar nas entrevistas, depois pensar na newsletter. :mrgreen:

Por acaso abordava a coisa ao contrário: primeiro pensas a carta, depois enches a carta. :angel:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 04 Dec 2013 12:17

Bugman wrote:
Samwise wrote:A newsletter traz por atrelado a questão dos conteúdos, e penso que seria uma boa ideia incluir as entrevistas ao autores nessa newsletter. Ou seja, primeiro pensar nas entrevistas, depois pensar na newsletter. :mrgreen:

Por acaso abordava a coisa ao contrário: primeiro pensas a carta, depois enches a carta. :angel:

Mas também é facto que mesmo no blog, que seria a principal fonte de conteúdo para a newsletter, temos muito pouca coisa...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Dec 2013 13:43

Bugman wrote:

Meu caro Bugman, é mesmo nesse estádio que nos encontramos. :D Estamos a pensar no conteúdo da carta, mas depois temos de avançar primeiro com o "arranjar" desse conteúdo para se poder produzir a carta. :mrgreen:

vampiregrave wrote:Mas também é facto que mesmo no blog, que seria a principal fonte de conteúdo para a newsletter, temos muito pouca coisa...

Exacto. As entrevistas seriam também uma boa maneira de dinamizar o blogue.

Quanto às perguntas, podia-se pensar numa base fixa + uma base variável - com 3 ou 4 perguntas que seriam iguais para todos os entrevistados e mais 1 ou 2 que seriam específicas.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 04 Dec 2013 14:24

Samwise wrote:Meu caro Bugman, é mesmo nesse estádio que nos encontramos. :D Estamos a pensar no conteúdo da carta, mas depois temos de avançar primeiro com o "arranjar" desse conteúdo para se poder produzir a carta. :mrgreen:

...Eu nem escolhi a carta! :whistle:

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Dec 2013 14:27

Eu não escolhi por estar a pensar nela. :D
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 28 Feb 2014 11:16

Volvidos quase três meses da última votação, das duas ideias seleccionadas, um foi concretizada (entrevistas) e outra parcialmente concretizada (conversão para MOBI e PDF). Os ficheiros MOBI estão agora em teste, devendo ser disponibilizados no website no decorrer de Março.

Serve isto para dizer que, chegou a altura de voltar a debater novas ideias (ou recuperar algumas das que já foram a votos). De momento tenho duas novas sugestões:

Alfarrabistas/Livrarias/Bibliotecas - Listagem em página própria, ou rubrica periódica no blog, com os dados essenciais (contactos, localização no Google Maps, etc.) e alguma informação quanto à história dos estabelecimentos.

Playlists Literárias - Seria interessante dada a intersecção da literatura com a música, mas confesso que ainda não me ocorreu nenhuma forma brilhante de implementar esta ideia :mrgreen:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 28 Feb 2014 11:32

O que não falta são canções inspiradas em livros. Por exemplo a Balada de Tom Joad de Springsteen referência Steinbeck.

Dos alfarrabistas criei cá um tópico com moradas e até fotos que teve quase zero de adesão de outros membros.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 28 Feb 2014 11:54

Thanatos wrote:O que não falta são canções inspiradas em livros. Por exemplo a Balada de Tom Joad de Springsteen referência Steinbeck.

Claro que sim, e essa poderia ser uma das abordagens: playlists de músicas inspiradas em livros. Mas temos outras possíveis, por exemplo músicas referenciadas em livros, ou mesmo escolhas dos leitores, de músicas que associam a dado autor/obra...

O Spotify e afins facilitam a integração de players no site.

Thanatos wrote:Dos alfarrabistas criei cá um tópico com moradas e até fotos que teve quase zero de adesão de outros membros.

Estou a par desses tópicos. Seria algo mais trabalhoso do que as entrevistas, dado que na maioria dos casos envolveria deslocação aos locais, mas isso tornaria também o conteúdo mais interessante. Claro que poderíamos enveredar por uma simples listagem, mas nesse caso julgo que, fora a agregação da informação num só local, é uma abordagem que acrescentaria pouco valor.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 28 Feb 2014 13:56

Acho que ainda não o fazemos, mas seria interessante os conversores de obras colocarem um comentário ao que foi a (re)leitura da obra, assim ao estilo das introduções que as reedições de clássicos costumam ter. Eu sei que para a Morgadinha vai sair comentário no meu blog (e na secção aqui do BBdE).

Na questão dos alfarrabistas, de facto a aderência foi fraquita, mas acho que uma secção da página, com mapas, cumpre um bocado um serviço diferente, até mesmo com uma abragência distinta. Não sou propriamente em um perito no assunto, nem sequer em avaliar peças de coleccionismo, mas nas minhas idas a PT posso ajudar a ir confirmar moradas e fotos de locais na zona de Lisboa/Setúbal... Assim como assim costumo estar de folga! :mrgreen:

Quanto às músicas, se a memória não me falham também há um tópico onde se fala dessa relação. E no que diz respeito a essa ligação atiro já um nome (de álbum): Por Este Rio Acima. (Olha e uma entrevista ao Fausto? :whistle: )

EDIT: pequenos acertos que só me apercebi depois do vampire me ter citado. :tu:
Last edited by Bugman on 28 Feb 2014 15:19, edited 1 time in total.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 28 Feb 2014 14:42

Bugman wrote:Acho que ainda não o fazemos, mas seria interessante os conversores de obras colocarem um comentário ao que foi a (re)leitura da obra, assim ao estilo das introduções que as reedições de clássicos costumam ter. Eu sei que para a Morgadinha vai sair comentário no meu blog (e na secção aqui do BBdE).

É algo que já ponderei. Poder-se-ia também incluir informação referente às diferentes edições da obra, a recepção crítica, etc. Mas neste caso creio que o site teria de evoluir um pouco, passado cada obra (e porque não cada autor) a ter uma página própria, mais detalhada e actualizada sempre que necessário. Isto levanta de novo a questão de wiki vs wordpress...

Bugman wrote:Na questão dos alfarrabistas, de facto a aderência foi fraquita, mas acho que uma secção da página, com mapas, cumpre um bocado um serviço diferente, até mesmo com uma abragência distinta. Não sou propriamente em perito no assunto, nem sequer em avaliar peças de coleccionismo, mas nas minhas idas a PT posso ajudar a ir confirmar moradas e fotos de locais na zona de Lisboa/Setúbal... Assim como assim costumo estar de folga! :mrgreen:

Tendo a informação já existente no fórum e na web como base, já teríamos algum material para trabalhar. Não vejo razão para contactarmos também os responsáveis pelos estabelecimentos.

Bugman wrote:Quanto às músicas, se a memória não me falham também há um tópico onde se fala dessa relação. E no que diz respeito a essa ligação atiro já um nome (de álbum): Por Este Rio Acima. (Olha e uma entrevista ao Fausto? :whistle: )

Hmmm tenho de pesquisar. A única restrição seria a disponibilidade das músicas em serviços de streaming, para poder integrar no site.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 28 Feb 2014 17:50

Mais uma ideia que me ocorreu ao consultar os tópicos que deram origem ao projecto, para a elaboração do guia do colaborador:

Recuperação de fanzines

Claro que aqui entra logo a dificuldade das autorizações...

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 28 Feb 2014 20:27

Por Este Rio Acima está disponível em streaming na xbox music. Lembro que a Microsoft disponibiliza streaming gratuito no web site: http://music.xbox.com/
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 28 Feb 2014 21:22

Thanatos wrote:Por Este Rio Acima está disponível em streaming na xbox music. Lembro que a Microsoft disponibiliza streaming gratuito no web site: http://music.xbox.com/

Não sabia. Spotify também tem pelos vistos.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 01 Mar 2014 01:47

Numa outra vertente, penso que está mais do que na altura de dotar o Adamastor de outro protagonismo aqui no BBdE, tornando-o num fórum "principal", com o mesmo nível de destaque estrutural de "Lançamentos e Opiniões", por exemplo.

Parece-me que a envergadura e a divulgação mediática que o projecto tem vindo a atingir nestes últimos meses justificam por si só essa alteração: deixar de estar meio escondido, como que numa gaveta dentro de outra gaveta, e passar a ter honras de gaveta principal aqui dentro - ter um espaço imediatamente visível a quem consulta o fórum pela página principal, em vez de umas "letrinhas" algo escondidas que, sem link, é necessári procurar.

Gostava de ouvir outras vozes sobre esta proposta, sendo que não vejo, assim de repente, inconvenientes que esta alteração possa trazer.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 01 Mar 2014 10:56

Não deixa de ser verdade. Normalmente tenho de linkar directamente a secção aos novos colaboradores que, em geral, se sentem um pouco desorientados porque temos os tópicos todos aqui ao molho :mrgreen:

A questão que surge é: quais as subcategorias a implementar?

Return to “Projecto Adamastor”