Tempestade Cerebral

Obras Portuguesas em Domínio Público

Qual das seguintes ideias escolheriam para implementar a curto/médio prazo?

Poll ended at 07 Dec 2013 12:19

Página com perfis dos colaboradores (breve texto, links para websites/blogs/redes sociais)
1
7%
Utilização de trabalhos originais, de artistas portugueses, nas capas dos eBooks
2
14%
Conversão de títulos não-ficcionais
0
No votes
Disponibilização em formato MOBI e/ou PDF
6
43%
Entrevistas a autores portugueses, acerca da importância da leitura dos clássicos
4
29%
Newsletter
1
7%

Total votes: 14

Thanatos
Edição Única

Re: Tempestade Cerebral

Postby Thanatos » 01 Mar 2014 12:12

A proposta do Sam é perfeitamente aceitável. Aliás já tinhamos concluído noutro tópico que praticamente o únio movimento que o fórum sente advém precisamente deste projeto.

As subcategorias poderão seguir as ideias já postas em uso no site sendo que no site seriam para a conclusão do projeto (obra final) e aqui serviriam como plataforma de execução. Ou seja haveria uma categoria para traduções em curso, revisões, formatações, etc. O fórum serviria de FAQ e tira-dúvidas e para congregar os colaboradores. O site seria direcionado para o público: obras completas pret-a-porter, notícias, entrevistas, etc.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 01 Mar 2014 19:05

Hmm, portanto algo deste género:

Geral - Dúvidas, feedback, sugestões...
Em conversão - Com os tópicos habituais, para indicar as fontes, debater critérios, etc.
Concluídos - Repósitório dos tópicos da categoria acima, caso seja necessário corrigir erros ou efectuar actualizações às obras em questão.
Traduções - Exclusivamente dedicado a traduções conjuntas (ou individuais, quem sabe)
Design - Tópicos relacionados com o website, e onde poderíamos efectuar as votações de imagem de capa

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Mar 2014 00:21

vampiregrave wrote:Hmm, portanto algo deste género:

Em conversão - Com os tópicos habituais, para indicar as fontes, debater critérios, etc.
Concluídos - Repósitório dos tópicos da categoria acima, caso seja necessário corrigir erros ou efectuar actualizações às obras em questão.
Traduções - Exclusivamente dedicado a traduções conjuntas (ou individuais, quem sabe)
Design - Tópicos relacionados com o website, e onde poderíamos efectuar as votações de imagem de capa

Vêem alguma vantagem em separar os tópicos de cada obra por vários sub-fóruns? Com esta hipotética estrutura teríamos um tópico para a conversão da obra, outro para a colocar uma vez publicada, e outra ainda para a escolha das capas, em alternativa ao modo actual, que é o de haver apenas um tópico por obra - e que me parece, para já, preferível.

Ainda não pensei bem sobre a eventual estruturação de subcategorias/fóruns no novo espaço - na verdade, a questão apanhou-me de surpresa, porque é um assunto paralelo (sobre um planeamento que podia à mesma ser efectuado sem a mudança) - a minha preocupação foi quase exclusivamente a de dar mais protagonismo e visibilidade ao Adamastor no BBdE, possibilitando também que seja melhor detectado a partir "de fora".

Entretanto fui criando o fórum destino. Vampire, assim que entenderes, movo os tópicos de cá para lá.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 03 Mar 2014 00:28

Samwise wrote:
vampiregrave wrote:Hmm, portanto algo deste género:

Vêem alguma vantagem em separar os tópicos de cada obra por vários sub-fóruns? Com esta hipotética estrutura teríamos um tópico para a conversão da obra, outro para a colocar uma vez publicada, e outra ainda para a escolha das capas, em alternativa ao modo actual, que é o de haver apenas um tópico por obra - e que me parece, para já, preferível.

Talvez não. Mas os fórums "Em Conversão" e "Concluídos" não implicam duplicação, dado que o tópico original seria simplesmente transferido para os concluídos após ter sido lançado oficialmente no website. Podemos manter a votação no mesmo tópico, mas assim já não sei até que ponto vale a pena ter um sub-fórum para o design; são temas que podem perfeitamente ser tratados no geral.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 03 Mar 2014 01:07

E transplantarmos isto como está e no futuro decidirmos o que se muda?
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Mar 2014 01:13

vampiregrave wrote:Mas os fórums "Em Conversão" e "Concluídos" não implicam duplicação, dado que o tópico original seria simplesmente transferido para os concluídos após ter sido lançado oficialmente no website.

Certo.

Bugman wrote:E transplantarmos isto como está e no futuro decidirmos o que se muda?

Sim, também é o que penso, mas não quero fazer a mudança sem acertar o horário com o Vampiregrave, por causa de eventuais links que haja "por aí", e que ficariam a redireccionar para um espaço vazio.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 03 Mar 2014 10:35

Por mim acho que podes já criar uma categoria geral e move-se o conteúdo para lá. Depois, à medida que formos decidindo os sub-fóruns, vai-se organizando o material. Terei que incluir esta nova organização no Guia do Colaborador também.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Mar 2014 15:14

* plim *

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 03 Mar 2014 20:46

Fez-se o Chocapic.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 03 Mar 2014 22:21

Excelente decisão. O projecto Adamastor já merecia :cheers:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Mar 2014 12:20

pco69 wrote:O projecto Adamastor já merecia :cheers:

Sem dúvida. Até mereceia mais do que um fórum dentro de um fórum, mas creio que ainda não há massa estrutural nem caudal editorial para esse efeito.

Entretanto fui criando "pastas" seguindo algumas das sugestões propostas. Mais ideias para divisórias? E para distribuir os tópicos que ainda não têm "ramo"? (penso que alguns devem mesmo ser deixados na raíz...)

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 04 Mar 2014 22:41

Bem, para já parece-me bem assim. A nível de design, talvez no futuro venha a valer a pena uma secção própria, caso comecemos a incorporar trabalhos de artistas portugueses, ou se vier a ser necessário um novo estilo para diferenciar ramificações no nosso catálogo. Talvez um categoria exclusivamente para debater acerca do website e do blog, tanto a nível visual como de conteúdo, mas só se justifica se a categoria geral ficar demasiado atulhada :P

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 12 Mar 2014 17:59

Estive a pensar, e creio que faria sentido criar um sub-fórum para debatermos os critérios adoptados na revisão e nos documentos do projecto. Inicialmente tinha intenção de criar apenas um tópico, mas isso seria uma grande confusão. Desta forma poderíamos criar um tópico para cada caso a discutir, e isolar essa discussão do resto. Que vos parece?
Isto tudo em jeito de preparação para o Guia de Edição que vou começar a desenvolver.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Mar 2014 18:45

Concordo - está feito.

Das primeiras páginas de O Mandarim, tenho dois ou três casos que se enquadram neste departamento.

Um é o termo cognac e se deverá ou não ser passado a conhaque.

Outro é DIÁRIO DE NOTÍCIAS, que aparece assim mesmo em maíusculas na Edição Crítica, e Diário de Notícias na edição do Expresso (que não sei qual é - não diz), e ainda «Diário de Notícias» na edição que pesquei online.

Em todo o caso estou a assinalar as situações num ficheiro à parte e depois contextualizo melhor.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 12 Mar 2014 18:51

Samwise wrote:
Um é o termo cognac e se deverá ou não ser passado a conhaque.

Sim já dei uma olhada. Mas posso desde já dizer-te que esse foi dos poucos casos em que adoptei uma abordagem diferente da edição crítica. No Minas existia precisamente esse caso do cognac (e outros como rewolver). Na edição mantiveram o estrangeiros e a formatação de origem, ou seja, nalguns casos o estrangeirismo nem era destacado a itálico. Eu actualizei para conhaque e revólver. Havia ainda um caso mais bicudo, em que a grafia do estrangeirismo não correspondia à que é usual no idioma de origem...

Return to “Projecto Adamastor”