Tempestade Cerebral

Obras Portuguesas em Domínio Público

Qual das seguintes ideias escolheriam para implementar a curto/médio prazo?

Poll ended at 07 Dec 2013 12:19

Página com perfis dos colaboradores (breve texto, links para websites/blogs/redes sociais)
1
7%
Utilização de trabalhos originais, de artistas portugueses, nas capas dos eBooks
2
14%
Conversão de títulos não-ficcionais
0
No votes
Disponibilização em formato MOBI e/ou PDF
6
43%
Entrevistas a autores portugueses, acerca da importância da leitura dos clássicos
4
29%
Newsletter
1
7%

Total votes: 14

vampiregrave
Livro Raro

Tempestade Cerebral

Postby vampiregrave » 05 Sep 2013 14:06

Texto original
Spoiler! :
Passados 6 meses desde o início oficial do projecto, creio que chegou a altura de reavaliar o plano a curto/médio prazo, muito embora alguns dos pontos que aqui vou apresentar já tenham vindo a ser referidos noutros tópicos. Neste sentido, estas são algumas das ideias que estou a avaliar:

* Alargamento do âmbito de modo a incluir clássicos da literatura brasileira.

Adquiri já algumas livros de Machado de Assis, e muito provavelmente vou tratar da conversão de "Dom Casmurro". Confesso, no entanto, que conheço pouco a literatura brasileira...

* Conversão de clássicos estrangeiros.

Neste caso, a única possibilidade seria encontrar traduções que estejam em domínio público. Foi algo que referi no tópico acerca de Jules Verne.

* Não-ficção.

Para além de obras em domínio público, poder-se-ia ponderar parcerias com certas publicações que ainda não disponibilizam versões em EPUB.

* Artigos, ensaios, etc.

Creio que seria interessante publicar regularmente no blog artigos relacionados com a literatura portuguesa. Existe material bastante interessante nas bibliotecas digitais das nossas universidades, pelo que um caminho possível seria contactar os autores de modo a obter autorização para publicar os seus textos. Claro que o ideal é ter colaboradores dedicados a esta função. No fundo, dinamizar o blog de modo a que não se limite a ser um repositório de notícias/lançamentos.

Naturalmente o vosso feedback é importante, não só no que diz respeito aos pontos acima apresentados, mas também através de outras sugestões que façam sentido tendo em conta a natureza do projecto. Escusado será dizer que o foco principal do Adamastor continuará a ser a publicação de clássicos da literatura portuguesa.

Como nos faltam recursos para concretizar todas as ideias que vão surgindo, vou abrir votação para escolher, de entre as que se seguem, quais as prioritárias (2 opções por utilizador, com possibilidade de alterar a escolha). Conto com o vosso feedback:

Página com perfis dos colaboradores (breve texto, links para websites/blogs/redes sociais)
- Criação de uma página onde são listados os diferentes colaboradores, com um breve texto acerca de cada, assim como links para blogs/websites/perfis pessoais. Uma forma de dar visibilidade aos intervenientes no projecto.

Utilização de trabalhos originais, de artistas portugueses, nas capas dos eBooks
- Elaborar uma lista de artistas a contactar.

Conversão de títulos não-ficcionais
- Novo alargamento do âmbito do projecto.

- Conversão dos títulos que fazem parte do nosso catálogo para formato MOBI e para PDF.

Entrevistas a autores portugueses, acerca da importância da leitura dos clássicos
- Nova rubrica no blog do projecto, com 4-5 questões simples e directas.

Newsletter
- Criação de uma newsletter periódica.

pco69
Cópia & Cola

Re: Tempestade Cerebral

Postby pco69 » 06 Sep 2013 07:58

(...)
Naturalmente o vosso feedback é importante, não só no que diz respeito aos pontos acima apresentados, mas também através de outras sugestões que façam sentido tendo em conta a natureza do projecto. Escusado será dizer que o foco principal do Adamastor continuará a ser a publicação de clássicos da literatura portuguesa.

O trabalho é meritório.
Numa visão pessoal, apenas me interessam livros. Sejam eles portugueses ou brasileiros.
Em relação a outros, não será uma sobreposição ao projecto Gutenberg?
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 06 Sep 2013 08:45

pco69 wrote:
(...)
Numa visão pessoal, apenas me interessam livros. Sejam eles portugueses ou brasileiros.
Em relação a outros, não será uma sobreposição ao projecto Gutenberg?

Não vejo como. Quando me refiro a obras estrangeiras, refiro-me a obras traduzidas para português, algo que não abunda no Gutenberg.

silvana
Panfleto

Postby silvana » 16 Sep 2013 14:21

Este projecto é óptimo e quando falo nele a alguém conhecido mostram interesse em saber mais.

Acho uma excelente ideia a questão dos artigos e ensaios... Eu estou disponível para enfrentar está nova sugestão, claro que me faria mais sentido pegar em artigos mais relacionados com a minha área de formação, mas não sei como estão a pensar desenvolver a ideia.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 16 Sep 2013 15:12

silvana wrote:Este projecto é óptimo e quando falo nele a alguém conhecido mostram interesse em saber mais.

Acho uma excelente ideia a questão dos artigos e ensaios... Eu estou disponível para enfrentar está nova sugestão, claro que me faria mais sentido pegar em artigos mais relacionados com a minha área de formação, mas não sei como estão a pensar desenvolver a ideia.

Na questão dos artigos ainda não está nada definido. Claro que conteúdo original é sempre a melhor opção, mas nem sempre é possível. Tenho andado a vasculhar as bibliotecas digitais das universidades, mas não encontrei assim tanto material quanto esperava, e quanto aos contactos dos autores ainda menos...
Mas, para já, creio que o mais adequado será:
- Notícias
- Eventos (divulgação e/ou cobertura)
- Ensaios/Artigos sobre autores ou obras específicas.

Outras ideias, mais difíceis de concretizar:
- Artigos da autoria de escritores portugueses (sobre a influência dos clássicos na sua escrita, por exemplo)
- Entrevistas com autores ou com responsáveis de associações dedicadas a promover a obra de escritores portugueses

Isto, não fugindo muito ao âmbito inicial do projecto. Poder-se-ia também alargar o blog a outros temas, como a edição de livros digitais.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 02 Dec 2013 13:30

Actualizei o tópico com uma listagem de ideias e uma votação, para decidirmos quais vamos implementar num futuro próximo. :tu:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Dec 2013 23:03

Votei nestas duas:

- Conversão dos títulos que fazem parte do nosso catálogo para formato MOBI e para PDF.

- Nova rubrica no blog do projecto, com 4-5 questões simples e directas.

-------------

Com a primeira, penso que era uma forma de alargar a base de penetração do Adamastor no "mercado", e por outro lado uma maneira de não obrigar ninguém que esteja interessado nas obras a ter de converter entre formatos (com as eventuais perdas que o processo implica).

Com a segunda, uma óptima forma de promover o projecto e de ficar a conhecer a opinião de vozes importantes - mas sugiro que seja incluída uma pergunta sobre a leitura em formato digital - não sei bem qual ou como...
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 02 Dec 2013 23:54

Samwise wrote:Com a segunda, uma óptima forma de promover o projecto e de ficar a conhecer a opinião de vozes importantes - mas sugiro que seja incluída uma pergunta sobre a leitura em formato digital - não sei bem qual ou como...

Caso seja uma das vencedoras, os moldes da entrevista, como é natural, serão debatidos aqui no fórum. Resta saber é se vamos encontrar autores dispostos a colaborar :rolleyes:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 03 Dec 2013 14:38

Para não variar, votei no que mais ninguém votou. Newsletter e capas originais.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 03 Dec 2013 15:05

Thanatos wrote:Para não variar, votei no que mais ninguém votou. Newsletter e capas originais.

Ainda não votou muita gente. De qualquer das formas, julgo que praticamente todas as ideias são interessantes e devem ser consideradas a médio/longo prazo. A votação é mais no sentido de decidir quais as prioritárias.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 03 Dec 2013 15:10

Thanatos wrote:Para não variar, votei no que mais ninguém votou. Newsletter e capas originais.

Por acaso estive hesitante na questão das capas. No entanto, conhecemos artistas que o façam pro bono?

A questão das entrevistas também é pertinente. Eu até acho interessante a questão, e seria giro conseguirmos uns acérrimos defensores dos clássicos, tipo Graça Moura, mas se calhar a logística não fica em nada por aí além. Ou isso, ou não conheço o fórum assim tão bem. ;)
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 03 Dec 2013 15:21

Bugman wrote:

Por acaso estive hesitante na questão das capas. No entanto, conhecemos artistas que o façam pro bono?

A questão das entrevistas também é pertinente. Eu até acho interessante a questão, e seria giro conseguirmos uns acérrimos defensores dos clássicos, tipo Graça Moura, mas se calhar a logística não fica em nada por aí além. Ou isso, ou não conheço o fórum assim tão bem. ;)

Esse é o problema essencial de ambas as ideias (a das capas e a das entrevistas). Claro está que a entrevista será relativamente breve, não mais que 3-5 questões, mas mesmo assim...
Quanto a ilustradores, creio que teria de existir uma contrapartida, nem que seja a divulgação do trabalho do mesmo (para além da ficha técnica do eBook, claro está).

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 03 Dec 2013 23:44

vampiregrave wrote:
Bugman wrote:

Esse é o problema essencial de ambas as ideias (a das capas e a das entrevistas). Claro está que a entrevista será relativamente breve, não mais que 3-5 questões, mas mesmo assim...
Quanto a ilustradores, creio que teria de existir uma contrapartida, nem que seja a divulgação do trabalho do mesmo (para além da ficha técnica do eBook, claro está).

Quando falo do pro bono pergunto porque a malta que conheço da área da ilustração, que vive disso, não costuma ir muito nessa da "divulgação".
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 03 Dec 2013 23:49

Não os censuro :mrgreen:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Dec 2013 10:59

A newsletter traz por atrelado a questão dos conteúdos, e penso que seria uma boa ideia incluir as entrevistas ao autores nessa newsletter. Ou seja, primeiro pensar nas entrevistas, depois pensar na newsletter. :mrgreen:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Return to “Projecto Adamastor”