Conversão para PDF e MOBI

Obras Portuguesas em Domínio Público
vampiregrave
Livro Raro

Conversão para PDF e MOBI

Postby vampiregrave » 06 Dec 2013 16:23

Vou dar início ao processo de conversão das nossas obras para PDF e MOBI. Vou começar pelo primeiro, dada a sua universalidade e porque é mais simples de testar.
Nesta pasta já podem encontrar O Banqueiro Anarquista em PDF. Gostava de receber o vosso feedback antes de aplicar o mesmo template às restantes obras. :bbde:

A minha ideia é seguir os seguintes passos:
    - Estabelecer template para PDF
    - Converter todos os eBooks do projecto para PDF
    - Disponibilizar (e divulgar) as novas versões no website
    - Converter os eBooks para formato MOBI
    - Testar no software para desktop da Amazon e, se possível, num Kindle

Anibunny
Edição Única

Re: Conversão para PDF e MOBI

Postby Anibunny » 08 Dec 2013 16:43

vampiregrave wrote:Vou dar início ao processo de conversão das nossas obras para PDF e MOBI. Vou começar pelo primeiro, dada a sua universalidade e porque é mais simples de testar.
Nesta pasta já podem encontrar O Banqueiro Anarquista em PDF. Gostava de receber o vosso feedback antes de aplicar o mesmo template às restantes obras. :bbde:[/list]

Como disse:
diminuir as margens de forma a caber menos texto. O segredo dos pdfs é: menos texto e mais espaçamento = leitura fácil

vampiregrave wrote:A minha ideia é seguir os seguintes passos:
    - Estabelecer template para PDF
    - Converter todos os eBooks do projecto para PDF
    - Converter os eBooks para formato MOBI
    - Testar no software para desktop da Amazon e, se possível, num Kindle

Ay ay, boss XD Não tenho o Kindle, mas tenho a app para tablet e pc :)
vampiregrave wrote:- Disponibilizar (e divulgar) as novas versões no website[/list]

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 09 Dec 2013 18:39

Está disponível uma nova versão no link que indiquei acima. Se puderem dar uma vista de olhos no PC, ou em tablet/smartphone, seria óptimo. É complicado optimizar para todos os dispositivos e, sinceramente, encaro o PDF como um formato alternativo, para facilitar a vida a alguns leitores, continuando o EPUB a ser o formato recomendado.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 Dec 2013 21:31

Do ponto de vista de um monitor de PC configurado em 1024x765, o texto, em 100%, fica irregular - parece que alguns caracteres estão a bold e outros não. Ainda não testei com outras resoluções nem o e-reader - já vou tratar disso mais logo.

Image
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Dec 2013 22:29

Estranho, a mim não acontece. Estás a usar o Adobe?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Dec 2013 01:54

vampiregrave wrote:Estranho, a mim não acontece. Estás a usar o Adobe?

Estive a testar noutras plataformas.

Esse problema manifesta-se com o Firefox, usando o plugin da adobe para ler pdfs directamente no browser. Acontece-me no PC do trabalho e no PC de casa.

Com o Chrome já não sucede, e abrindo o pdf directamente com o Adobe Reader também se lê em condições.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 12 Dec 2013 10:07

Samwise wrote:
vampiregrave wrote:Estranho, a mim não acontece. Estás a usar o Adobe?

Estive a testar noutras plataformas.

Esse problema manifesta-se com o Firefox, usando o plugin da adobe para ler pdfs directamente no browser. Acontece-me no PC do trabalho e no PC de casa.

Com o Chrome já não sucede, e abrindo o pdf directamente com o Adobe Reader também se lê em condições.

Epá... Sendo sincero, e como já disse à Anny em discussão sobre este tema, eu encaro o PDF mais como um formato de suporte, algo para facilitar a vida às pessoas que estão habituadas ao formato. O recomendado continuará sempre a ser o EPUB. Já este dá o trabalho que dá, para assegurar as formatações em diferentes dispositivos e aplicações... não tenho forma (nem disponibilidade) para assegurar um resultado perfeito em todos os browsers, dispositivos, aplicações, software, etc., nem sei se tal será possível.
Acho que o prioritário seria assegurar que é apresentado correctamente no PC, utilizando software da Adobe, e nos tablets.

Edit: Estou também a pensar colocar as versões em PDF (e retirar as versões EPUB talvez) no Scribd de modo a usar o leitor integrado, permitindo portanto colocar um preview no post de cada uma das nossas obras.

Edit2: Instalei um novo plugin para integrar PDF no site. Podem ver o resultado final nesta página:
http://projectoadamastor.org/software/

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Dec 2013 12:02

Sim, não estava a pretender dar-te mais trabalho com esta questão (nem acho que valha a pena, porque concordo com o que dizes) - só estava a enunciar o que se passou enquanto testei. :P

Edit2: Instalei um novo plugin para integrar PDF no site. Podem ver o resultado final nesta página:
http://projectoadamastor.org/software/

Está óptimo.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 12 Dec 2013 12:05

Samwise wrote:Sim, não estava a pretender dar-te mais trabalho com esta questão (nem acho que valha a pena, porque concordo com o que dizes) - só eatva a enunciar o que se passou enquanto testei. :P

Claro, eu compreendi. Mas, de facto, são bastantes variáveis, e julgo que seria uma perda de tempo focar-me nisso quando à coisas bem mais importantes a tratar.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 22 Feb 2014 14:18

Durante este fim-de-semana vou tratar da conversão de todos os títulos para formato mobi, e testá-los na Kindle for Desktop. Se alguém tiver um Kindle (ou possibilidade de testar num tablet/smartphone através das app's da Amazon), e possa ajudar nos testes para ver se não fiz borrada, seria perfeito :mrgreen:

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 23 Feb 2014 12:08

Eu tenho a app do Kindle no tablet e a Miss Lady Entropy tem um Kindle *stares at her* go on, do it for the cause :p

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 23 Feb 2014 13:49

Anibunny wrote:Eu tenho a app do Kindle no tablet e a Miss Lady Entropy tem um Kindle *stares at her* go on, do it for the cause :p

Vou tentar falar com ela então. Já converti todos os nossos eBooks. Quem estiver interessado em dar uma olhada, pode fazer o download nesta pasta temporária.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 18 Mar 2014 21:01

Comecei a actualizar as páginas individuais de cada obra de forma a incluir a opção de download em formato MOBI. Assim que terminar anuncio através do blog do projecto. Estou a pensar eliminar a página "Por Categorias", não é muito visitada e a forma como está organizada também não é das melhores...

Return to “Projecto Adamastor”