Antologia literatura medieval portugueza... sa

Obras Portuguesas em Domínio Público
Anibunny
Edição Única

Antologia literatura medieval portugueza... sa

Postby Anibunny » 17 Dec 2013 13:47

Como não tenho mai nada que fazer da vida :D achei por bem reunir as cantigas que estão no Cancioneiro geral Garcia Resende em ebook... mas depois pensei... e porquê parar aqui? Por que não adicionar MOAR trovas, romances em poema, uma crónica e contos e provavelmente provérbios? :angel:

So yah para já estou a recolher cantigas do Cancioneiro Geral de Garcia Resende e do Cancioneiro de D. Diniz.

Se conhecerem alguma obra medieval tuga, coloquem aqui em baixo que eu escavo por sites e bibliotecas ^^

vampiregrave
Livro Raro

Re: Antologia literatura medieval portugueza... sa

Postby vampiregrave » 17 Dec 2013 14:51

Anibunny wrote:Como não tenho mai nada que fazer da vida :D achei por bem reunir as cantigas que estão no Cancioneiro geral Garcia Resende em ebook... mas depois pensei... e porquê parar aqui? Por que não adicionar MOAR trovas, romances em poema, uma crónica e contos e provavelmente provérbios? :angel:

So yah para já estou a recolher cantigas do Cancioneiro Geral de Garcia Resende e do Cancioneiro de D. Diniz.

Se conhecerem alguma obra medieval tuga, coloquem aqui em baixo que eu escavo por sites e bibliotecas ^^

Já tens fontes suficientes para todas as que seleccionaste?

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 18 Dec 2013 18:23

Em princípio sim :) Já comecei a rever a crónica de Fernão Lopes de Dom Pedro I :D

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 19 Dec 2013 16:21

Encontrei uma lenda portuguesa do século 11 escrita pelo Herculano mas não sei se a coloco :| A lenda foi recolhida por ele, mas como ele não é do período da Idade Media ainda não sei se coloco.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 19 Dec 2013 16:27

Anibunny wrote:Encontrei uma lenda portuguesa do século 11 escrita pelo Herculano mas não sei se a coloco :| A lenda foi recolhida por ele, mas como ele não é do período da Idade Media ainda não sei se coloco.

Não creio que valha a pena, porque eventualmente devemos converter o seu "Lendas e Narrativas".

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 22 Dec 2013 23:31

Recolhido até agora:

Cancioneiro del rei D. Dinis: a recolher
Crónica de D. Pedro I - a rever
Provérbios medievais - completo
Cancioneiro Geral de Garcia Resende: 1º volume - a escolher trovas

Floresta de romances:
SÁ DE MIRANDA
Cantiga
GIL VICENTE
Romance em memoria da partida da Infanta Dona Beatriz para Saboya, cantado no Auto das Cortes de Jupiter, que se representou nos Paços da Ribeira em 1519.
Romance burlesco, glosando o celebre romance de «Yo me estaba alla en Coimbra» cantado na farça dos Almocreves que se representou em Coimbra em 1526.
Cantiga dos Romeiros em folia no Auto do Templo d'Apollo, representado em 1526 na partida da infanta filha de D. Manoel, que casou com Carlos V.
Romance ao nascimento do infante Dom felipe, com que termina a tragi-comedia da Romagem de Aggravados, representada em Evora em 1533.
Romance á morte de El Rei Dom Manoel.
Cantiga da Natal, com que remata o Auto Pastoril, representado em Evora a D. João 3.º em 1523.
Vilancete de Abel no Auto da Historia de Deos, representado em Almeirim em 1527.
Fragmento da versão da «Bella mal maridada.»
antiga cantada em chacota de pastores na tragicomedia pastoril da Serra da Estrella, representanda em Coimbra em 1527.
Cantiga consenvada no Auto da Lusitania, representado em 1532.

CHRISTOVAM FALCÃO
Cantiga com suas voltas.

Conto:
A TORRE DE CAIN: LENDA DO SECULO XI : a rever

Peça:
GIL VICENTE
O monólogo do Vaqueiro:revisto

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 28 Dec 2013 21:33

Dado que a antologia ver ser organizada por género, assim que terminares alguma secção avisa e eu avanço logo com a conversão/revisão.

• Similar Topics
    Replies
    Views
    Last post

Return to “Projecto Adamastor”