Adaptações Cinematográficas

Obras Portuguesas em Domínio Público
vampiregrave
Livro Raro

Adaptações Cinematográficas

Postby vampiregrave » 22 Apr 2014 18:08

Ando com ideias (não ando sempre?) de criar uma página dedicada a adaptações cinematográficas dos clássicos portugueses, que estejam em domínio público, podendo, portanto, ser partilhadas livremente. Não tenho é grande noção da quantidade de adaptações existentes, vou ter de avaliar. Se tiverem sugestões coloquem aqui.

Samwise
Realizador

Re: Adaptações Cinematográficas

Postby Samwise » 22 Apr 2014 21:20

O que é que está em "domínio público"? Os livros ou os filmes? Deve haver muito poucos filmes portugueses em domínio público... não tenho bem a noção também, mas atendendo à "regra dos 70 anos", e se esta se aplicar ao Cinema de igual modo como para a Pintura, teríamos de achar adaptações feitas por cineastas que morreram antes de 1944 - ou que por alguma razão tenham cedido os direitos.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 22 Apr 2014 21:47

Samwise wrote:O que é que está em "domínio público"? Os livros ou os filmes? Deve haver muito poucos filmes portugueses em domínio público... não tenho bem a noção também, mas atendendo à "regra dos 70 anos", e se esta se aplicar ao Cinema de igual modo como para a Pintura, teríamos de achar adaptações feitas por cineastas que morreram antes de 1944 - ou que por alguma razão tenham cedido os direitos.

Bem, teriam de estar ambos em domínio público. Agora descobrir a data em que os respectivos realizadores faleceram é que deve ser difícil... Não existe nenhum repositório cinematográfico português que disponibilize os filmes em formato digital?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 28 Apr 2014 19:36

Não faço a mais pequena ideia (uma pesquisa rápida online produziu resultados nulos ou desoladores), mas a Cinemateca é bem capaz de ter esse tipo de registos e informações.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 28 Apr 2014 19:40

Samwise wrote:Não faço a mais pequena ideia (uma pesquisa rápida online produziu resultados nulos ou desoladores), mas a Cinemateca é bem capaz de ter esse tipo de registos e informações.

Não sei é se terá o catálogo digitalizado. Provavelmente só mesmo a pagantes :ph34r:

Jack
Manifesto

Postby Jack » 02 May 2014 22:10

Ambos em domínio público tenho sérias duvidas que existam. No entanto numa breve consulta ao meu repertório cinematográfico obtive os seguintes resultados:

1935 - As Pupilas do Senhor Reitor, de Leitão de Barros
1938 - Os Fidalgos da Casa Mourisca, de Arthur Duarte
1943 - Amor de Perdição, de António Lopes Ribeiro
1949 - A Morgadinha dos Canaviais, de Caetano Bonnuci e Amadeu Ferrari
1950 - Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro
1959 - O Primo Basilio, de António Lopes Ribeiro (Existe também um mini série Brasileira mais recente)
1961 - As Pupilas do Senhor Reitor, de Perdigão Querioga
1979 - Amor de Perdição, de Manoel de Oliveira
1988 - Os Canibais, de Manoel de Oliveira
2005 - O Crime do Padre Amaro, de Carlos Coelho da Silva
2007 - O Mistério da Estrada de Sintra, de Jorge Paixão da Costa
2009 - Singularidades de uma Rapariga Loira, de Manoel de Oliveira
2010 - Mistérios de Lisboa, de Raoul Ruiz
2010 - Filme do Desassossego, de João Botelho
2013 - O Gebro e a Sombra, de Manoel de Oliveira

Foge um pouco ao que queres mas pode ser que te sirva para novas ideias :mrgreen:

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 02 May 2014 23:18

Jack wrote:Ambos em domínio público tenho sérias duvidas que existam. No entanto numa breve consulta ao meu repertório cinematográfico obtive os seguintes resultados:

Pois, deves ter razão. Na melhor das hipóteses poder-se-ia criar uma rubrica para falar sobre as adaptações que listaste, mas seria bem mais interessante ter forma de partilhar os filmes também (de modo legal, claro está).

Jack
Manifesto

Postby Jack » 03 May 2014 00:28

Em 2006 a cinemateca mostrou uma série de adaptações de obras de escritores portugueses.
https://www.publico.pt/cultura/noticia/cinemateca-mostra-adaptacoes-de-obras-de-escritores-portugueses-1280856

Seria bastante interessante. Mas dessa lista a única obra que está prestes a cair em domínio público é A Mogadinha dos Canaviais porque foi feita em colaboração.

No entanto fica a ideia de se criar um rubrica para este efeito. E porque não alargar a ideia às outras obras literárias portuguesas que não estão em domínio público e que foram alvo de adaptações cinematográficas? Noutra secção claro. Estou-me a lembrar dos filmes do José Fonseca e Costa, Balada da Praia dos Cães e Cinco Dias Cinco Noites, que foram reeditados recentemente e estão (ou estavam) à venda na fnac com uma promoção bastante generosa. E outros como: Uma Abelha na Chuva e O Delfim, de Fernando Lopes. E vem aí Os Maias.

;)

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 03 May 2014 10:25

Jack wrote:Em 2006 a cinemateca mostrou uma série de adaptações de obras de escritores portugueses.
https://www.publico.pt/cultura/noticia/cinemateca-mostra-adaptacoes-de-obras-de-escritores-portugueses-1280856

Seria bastante interessante. Mas dessa lista a única obra que está prestes a cair em domínio público é A Mogadinha dos Canaviais porque foi feita em colaboração.

No entanto fica a ideia de se criar um rubrica para este efeito. E porque não alargar a ideia às outras obras literárias portuguesas que não estão em domínio público e que foram alvo de adaptações cinematográficas? Noutra secção claro. Estou-me a lembrar dos filmes do José Fonseca e Costa, Balada da Praia dos Cães e Cinco Dias Cinco Noites, que foram reeditados recentemente e estão (ou estavam) à venda na fnac com uma promoção bastante generosa. E outros como: Uma Abelha na Chuva e O Delfim, de Fernando Lopes. E vem aí Os Maias.

;)

Sim, não existindo a possibilidade de disponibilizar os filmes, não há motivo para manter a restrição do domínio público. Assim teríamos um leque mais alargado de filmes para tratar.

Return to “Projecto Adamastor”