Os melhores romances da literatura portuguesa?

Obras Portuguesas em Domínio Público
vampiregrave
Livro Raro

Os melhores romances da literatura portuguesa?

Postby vampiregrave » 01 Dec 2014 12:42

Enquanto deambulava pela net à procura de possíveis títulos para tratarmos no âmbito do projecto, deparei-me com algumas listas. Uma delas, elaborada pela Universidade de Coimbra, procurava apresentar os dez romances mais representativos da língua portuguesa:

Reunido hoje em Coimbra, o júri do concurso “10 Paixões em Forma de Romance”, selecionou “Os Maias” de Eça de Queirós, “Memorial do Convento”, de José Saramago, “Dom Casmurro”, de Machado Assis, e “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto.

Entre os “10 Mais” escolhidos pelo júri, que integrou os escritores José Luís Peixoto e João Tordo e vários docentes da Faculdade de Letras (FLUC), figuram ainda “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo-Branco, “Aparição”, de Vergílio Ferreira, “O Delfim”, de José Cardoso Pires, “Esteiros”, de Soeiro Pereira Gomes, “A Sibila”, de Agustina Bessa-Luís, e “Sinais de Fogo”, de Jorge de Sena.

A minha opinião sobre este género de listas, tantas vezes redutoras, não é a melhor. No entanto, é indiscutível a sua popularidade, e admito que por vezes permitem dar algum destaque a obras e autores que merecem mais atenção. Dito isto, que acham da possível criação de um questionário, com vista a elaborar uma lista do género?

O ideal mesmo, seria algo como o que Robert McCrum está a fazer no The Guardian, construindo uma lista das 100 melhores obras escritas em inglês, com artigos publicados semanalmente acerca dos livros escolhidos, mas não creio que tenhamos forma de fazer algo semelhante neste momento.

Bugman
Edição Única

Re: Os melhores romances da literatura portuguesa?

Postby Bugman » 01 Dec 2014 14:28

Concordo com o efeito redutor das listas, mas a malta gosta. O trabalho do McCrum no Guardian é de facto qualquer coisa de extraordinário, mas pede quer uma disciplina na escrita de artigos, quer um conhecimento, para efeito de comparação, que eu pessoalmente não tenho, e não sei se no projecto envolvido alguém terá. Só se escrevêssemos a três pares de mãos como a tradução, mas para isso era melhor o artigo mensal.

Ah! E gosto de "romances mais representativos", para não usar o subjectivíssimo "melhores".
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 03 Dec 2014 09:58

Bugman wrote:Concordo com o efeito redutor das listas, mas a malta gosta. O trabalho do McCrum no Guardian é de facto qualquer coisa de extraordinário, mas pede quer uma disciplina na escrita de artigos, quer um conhecimento, para efeito de comparação, que eu pessoalmente não tenho, e não sei se no projecto envolvido alguém terá. Só se escrevêssemos a três pares de mãos como a tradução, mas para isso era melhor o artigo mensal.

Ah! E gosto de "romances mais representativos", para não usar o subjectivíssimo "melhores".

A ideia de artigos regulares fica anotada, mas é complicado pô-la em prática de momento. Quanto à lista, a questão fulcral é: de que forma vamos arranjar os dados necessários para a elaborar? Através de questionários? Consulta ao leitores em geral, ou através de contactos com autores, jornalistas, críticos, etc., como temos vindo a fazer na rubrica de entrevistas?

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 03 Dec 2014 12:04

Se calhar até poderia ser uma boa continuação ao projecto das entrevistas, mas aí fica sempre a questão de se pedimos uma obra, duas, vinte; se pedimos em português, em mandarim, coreano; etc.

No extremo fazemos questionários mas aos colaboradores para se obter uma lista base e depois pede-se a alguém que escolha as obras dessa lista. Ou fazemos a lista nós e publica-se assim. :P
Last edited by Bugman on 03 Dec 2014 12:06, edited 1 time in total.

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 03 Dec 2014 12:06

Bugman wrote:No extremo fazemos questionários mas aos colaboradores. :P

Precisamos de uma quantidade razoável de dados, senão não vai ser grande lista :mrgreen:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 03 Dec 2014 12:07

Editei a minha mensagem um bocado, para não ficar tão curta.

E se ficar longa? Basta pedir uma justificação a acompanhar o livro, para se poder colocar tipo o Guardian e a lista fica logo mais reduzida! :mrgreen:

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 03 Dec 2014 12:27

Não queria restringir as escolhas. Estava a pensar em pedir, por exemplo, um Top 10 a cada pessoa. A posição no top seria o principal ponderador, quando procedesse à agregação dos resultados. Há também a possibilidade de pedir tops separados, um para os melhores romances, outro para os romances mais influentes.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 21 Apr 2015 14:28

Este tema foi discutido via email no decorrer de Janeiro. Apesar de não ter ficado nada decidido de forma definitiva, acordou-se a elaboração de uma lista de blogs/websites para contactarmos para auxiliarem na divulgação. Neste momento temos praticamente cinquenta entradas na lista, número que creio ser suficiente.

Outro ponto importante, em que notei maior divergência nas opiniões que li, é o da abrangência da lista, isto é, quais os critérios de elegibilidade a aplicar? Apenas obras escritas por autores portugueses? Qualquer obra escrita em língua portuguesa, independentemente do país de origem do autor? Se for caso disso, podemos proceder a um votação aqui no fórum.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 21 Apr 2015 14:55

Depende de como se interpretar o termo literatura portuguesa. Se for literatura em Português, então acho que todo o espaço lusófono devia estar incluído... O que nos remete prontamente para o quão bem conhecemos autores não portugueses!

Por uma questão de comodismo penso que acabaremos mesmo em autores portugueses...

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 21 Apr 2015 15:06

Bugman wrote:Depende de como se interpretar o termo literatura portuguesa. Se for literatura em Português, então acho que todo o espaço lusófono devia estar incluído... O que nos remete prontamente para o quão bem conhecemos autores não portugueses!

Por uma questão de comodismo penso que acabaremos mesmo em autores portugueses...

Bem, ambas têm desvantagens. Optar apenas por autores portugueses exclui grandes autores como Machado de Assis ou Jorge Amado mas, por outro lado, estando a divulgação planeada para websites/blogs portugueses, e tendo a nossa oferta sido direccionada para o mercado do nosso país, os resultados tenderão naturalmente a favorecer autores de nacionalidade portuguesa se não se impuser qualquer restrição...

Poder-se-ia também considerar uma lista à parte, precisamente para autores de origem estrangeira que escrevem em português. Não sei se existe algum projecto no Brasil de natureza semelhante ao Adamastor, senão até poderia ser interessante um votação paralela em ambos os países.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 19 Nov 2016 11:59

vampiregrave wrote:Poder-se-ia também considerar uma lista à parte, precisamente para autores de origem estrangeira que escrevem em português. Não sei se existe algum projecto no Brasil de natureza semelhante ao Adamastor, senão até poderia ser interessante um votação paralela em ambos os países.

Podendo estar a remexer em mortos, a questão parece-me ser mais autores lusófonos não portugueses (Machado de Assis, Mia Couto, Pepetela, etc) do que estrangeiros com obra em português (Tabucchi?, Zimmler, outros).

Contexto: vi um desafio de leitura online e voltei aqui para me propôr ler a "nossa" lista. Ainda não sei bem em que moldes, mas lê-la toda! :twisted:

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 19 Nov 2016 18:53

Bugman wrote:
vampiregrave wrote:Poder-se-ia também considerar uma lista à parte, precisamente para autores de origem estrangeira que escrevem em português. Não sei se existe algum projecto no Brasil de natureza semelhante ao Adamastor, senão até poderia ser interessante um votação paralela em ambos os países.

Podendo estar a remexer em mortos, a questão parece-me ser mais autores lusófonos não portugueses (Machado de Assis, Mia Couto, Pepetela, etc) do que estrangeiros com obra em português (Tabucchi?, Zimmler, outros).

Contexto: vi um desafio de leitura online e voltei aqui para me propôr ler a "nossa" lista. Ainda não sei bem em que moldes, mas lê-la toda! :twisted:

Por acaso, lançar um desafio desses seria interessante, mas teria de ser acompanhado por semelhante ao que fazem no Tor.com, releituras com posts semanais de discussão em torno de cada capítulo.

• Similar Topics
    Replies
    Views
    Last post

Return to “Projecto Adamastor”