Modelo de capa para Não-ficção

Obras Portuguesas em Domínio Público
Anibunny
Edição Única

Modelo de capa para Não-ficção

Postby Anibunny » 03 Oct 2016 16:53

Hello pessoal,
o Vampiregrave pediu-me para fazer então um modelo para não ficção e tentei com o livro de não-ficção que temos e ficou assim:

Image

Image

O que em princípio irei alterar é colocar um glowzinho no logo para não ficar tão perdido e depois aquela fitinha preta ou se calhar uma cinzento mais claro.

Sugestões são muy bem vindas e fica aqui para verem os 3 modelos de ficção diferente no Projecto:

Image

Sugestões para título da colecção
Reflexões
Argumentos
Ensaios
Ideias e ideais
Mentes
Juízos
Juízos e Valores
Causas (sugestão de Paula Machado)
Grandes causas (sugestão de Paula Machado)
Convicções
Posições
Opiniões
Arbítrio
Alvedrio
Raciocínio
Apreciações
Ideias do tempo
Cenáculo (sugestão de Victor Cardoso)
Vida
Coisas do Mundo

vampiregrave
Livro Raro

Re: Modelo de capa para Não-ficção

Postby vampiregrave » 03 Oct 2016 17:57

Ora, alguns apontamentos:

- Prefiro a versão com o banner central, isto é, em que a imagem é utilizada em toda a altura, caso contrário assemelha-se em demasia ao modelo dos clássicos. Esta opção, no entanto, a desvantagem de exigir imagens com maior resolução (para quem não sabe, estes novos modelos têm a dimensão de 1300x2000).

- Tal como indicaste, é necessário um contorno no logótipo, à semelhança do que acontece para a colecção Génesis. Não sei é se ficará melhor apresentá-lo dentro do banner, como no exemplo apresentado, ou na base da capa, como nos restantes modelos.

- Parece-me apropriada a escolha de tons escuros, mas talvez não tão acentuados.

Note-se também que ainda não temos nome para a colecção; costumam sair boas sugestões deste fórum :whistle:

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 04 Oct 2016 08:59

A semelhança de capas entre a "classica" e a "não ficção", não é necessáriamente uma coisa má. Poderá dar um ar de "irmandade" e estabelecer uma ligação à "editora". :whistle:
Para além disso, continuando a ser uma obra de voluntariado, o que contribiur para a sua facilitação (como seja a possibilidade de utilização de imagens de mais baixa resolução) também será uma coisa boa. :friends:

Em termos de nome para essa coleção de "não ficção", proponho "Vida", ou "Coisas do Mundo" ^_^
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 04 Oct 2016 09:05

pco69 wrote:A semelhança de capas entre a "classica" e a "não ficção", não é necessáriamente uma coisa má. Poderá dar um ar de "irmandade" e estabelecer uma ligação à "editora". :whistle:
Para além disso, continuando a ser uma obra de voluntariado, o que contribiur para a sua facilitação (como seja a possibilidade de utilização de imagens de mais baixa resolução) também será uma coisa boa. :friends:

Não deixa de ser verdade. Optando por essa versão, o modelo destaca-se na mesma pelo posicionamento do nome do autor e pelos tons mais sóbrios, digamos assim.

pco69 wrote:Em termos de nome para essa coleção de "não ficção", proponho "Vida", ou "Coisas do Mundo" ^_^

«Coisas do Mundo» não sei se ficaria muito bem porque nos devemos focar essencialmente em obras portuguesas. Próxima colecção: livros de viagens :whistle:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 04 Oct 2016 11:07

Eu pessoalmente não gosto da mudança de cores na fonte da NF. Concordo com a barra, e o facto de a barra ser a preto dá o contraste com a barra branca da F.

No caso particular da Causa da Decadência dos Povos Peninsulares, o facto de a imagem de fundo ser escura fortalece a opção pela barra preta. Não querendo dar trabalho, seria possível fazer-se uma barra preta na obra de Ficção, só para perceber como fica?
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 04 Oct 2016 11:32

Bugman wrote:Eu pessoalmente não gosto da mudança de cores na fonte da NF. Concordo com a barra, e o facto de a barra ser a preto dá o contraste com a barra branca da F.

No caso particular da Causa da Decadência dos Povos Peninsulares, o facto de a imagem de fundo ser escura fortalece a opção pela barra preta. Não querendo dar trabalho, seria possível fazer-se uma barra preta na obra de Ficção, só para perceber como fica?

Tentando então alinhar as opiniões. Preferem a barra centrada em termos de orientação vertical, ou a ocupar toda a metade inferior, tal como nos clássicos?

Quanto às cores do título, que alternativas sugerem?

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 04 Oct 2016 12:02

vampiregrave wrote:
Bugman wrote:Eu pessoalmente não gosto da mudança de cores na fonte da NF. Concordo com a barra, e o facto de a barra ser a preto dá o contraste com a barra branca da F.

Tentando então alinhar as opiniões. Preferem a barra centrada em termos de orientação vertical, ou a ocupar toda a metade inferior, tal como nos clássicos?

Quanto às cores do título, que alternativas sugerem?

Para mim metade inferior, cor escura. Fonte "qualquer" coisa, mas sem o efeito que abrilhanta no meio e escurece os extremos.

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 04 Oct 2016 12:08

Também prefiro sem efeitos. As cores do título variarão necessariamente consoante a imagem seleccionada.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 04 Oct 2016 16:28

Actualizei o primeiro post com algumas sugestões para o título da colecção.

camorim
Rascunho

Postby camorim » 04 Oct 2016 16:47

Optar por ocupar meia página com banner escuro em vez do branco parece-me o mais indicado. Além disso não colocará tantos problemas na selecção de imagens no futuro, como já dito.
Cores e efeitos reduzidos ao mínimo possível - Less is more.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 04 Oct 2016 18:03

A votar os títulos, eu estou com Cenáculo.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 04 Oct 2016 21:28

Bugman wrote:A votar os títulos, eu estou com Cenáculo.

:rolleyes:
tive que ir ver o que é um "cenáculo"

O Cenáculo (do latim Cenaculum) é o termo usado para o sítio ou local onde ocorreu, de acordo com os cristãos, a Última Ceia e onde atualmente se encontra um grande templo. A palavra é um derivado da palavra latina cena, que significa "jantar".

:pipoca:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 05 Oct 2016 22:03

pco69 wrote:
Bugman wrote:A votar os títulos, eu estou com Cenáculo.

:rolleyes:
tive que ir ver o que é um "cenáculo"

O Cenáculo (do latim Cenaculum) é o termo usado para o sítio ou local onde ocorreu, de acordo com os cristãos, a Última Ceia e onde atualmente se encontra um grande templo. A palavra é um derivado da palavra latina cena, que significa "jantar".

:pipoca:

priberam wrote:ce·ná·cu·lo
substantivo masculino
1. Sala onde Cristo ceou com os apóstolos.
2. [Antigo] Refeitório.
3. [Figurado] Convivência.
4. Reunião de pessoas que trabalham para um fim comum.

"cenáculo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/cen%C3%A1culo [consultado em 05-10-2016].

Ou ainda da Wikipedia:
Cenaculo

Mas eu posso não ser totalmente isento por ter participado neste Cenáculo.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 30 Nov 2016 22:00

... passados dois meses ... :rolleyes: :mrgreen:

Cenáculo ?!!! :blink: :blink: :blink: ... concordo que o significado é adequado mas a palavra é tão pesada na impressão imediata.

Lembra logo um daqueles calhamaços que nunca se lêem a não ser que sejamos obrigados.

Porque não jogar com as palavras uma vez que todas as que foram indicadas são adequadas no significado mas não têm força por si só ou já são muito utilizadas ?

Um exemplo: ( Qu )iliada

quilíada = um milhar
ilíada = aventuras ou feitos de um herói

Return to “Projecto Adamastor”