Razão

Thanatos
Edição Única

Razão

Postby Thanatos » 25 Nov 2008 17:04

As faúlhas revolteavam no ar nocturno criando constelações onde nenhuma devia existir. As fogueiras lutavam tenazmente contra o frio cortante de Maio e os rostos severos de dezenas de estudantes acercavam-se do fogo para lançarem mais uma pilha, e outra pilha e outra ainda. Perto assistiam impávidos uns, horrorizados outros e ainda perversamente satisfeitos alguns quantos.

Folhas semi-devoradas ensaiavam fugas ao Inferno da Razão, erguendo-se ironicamente do manto cálido. Em vão pois breve era a fuga. Petizes animados, de faces coradas depressa as apanhavam e lançavam em bola para o mar de Febo.

Os livros ardiam aos milhares por todo o país e G. proclamava: Durch Licht zur Nacht.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

azert
Edição Única

Re: Razão

Postby azert » 25 Nov 2008 19:05

Thanatos, excelente a imagem das constelações de faúlhas. Mas penso que se perde o final por ser numa língua que muitos não dominam. Eu própria, que apenas conheço uns elementares rudimentos, apenas consigo perceber que tem a ver com luz e noite. :rolleyes:
Image Image

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 25 Nov 2008 19:31

Rica evocação da noite da "queima da cultura" - é um assunto de que já tinha ouvido falar bastante mas pouco ou nada sabia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Nazi_book_burnings

G. de Goebbels?

(isto faz-me lembra que já li um livro chamado "O Julgamento de Nuremberga"...)

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 25 Nov 2008 20:01

Gostei bastante deste texto. Acho que dá para sentir o calor horripilante das chamas.

(se foi o meu pequeno texto que te deu vontade de escrever, ainda bem que o publiquei)

azert, também não sei alemão, mas se o final não fosse em alemão eu não teria percebido imediatamente do que estávamos a falar e de quem era o G. Depois socorri-me do google para a tradução.

azert
Edição Única

Postby azert » 25 Nov 2008 20:48

Pedro Farinha wrote:azert, também não sei alemão, mas se o final não fosse em alemão eu não teria percebido imediatamente do que estávamos a falar e de quem era o G. Depois socorri-me do google para a tradução.

Sim, claro.

Para já, descobri que há um filme de 1913 intitulado "Durch Nacht zum Licht" e uma foto de John Heartfield cujo título é "Durch Licht Zur Nacht. Also sprach Dr. Goebbels: Lasst uns aufs neue Brönde entfachen, auf dass die Verblendeten nicht erwachen!" [Through Light to Night. Thus spake Dr. Goebbels: Let us start new fires so that the dazzled do not awake!]
Image Image

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 26 Nov 2008 09:45

Pois azert, o Pedro disse e muito bem que o uso do alemão foi para situar o texto. Por acaso também dei uma dica com o "frio cortante de Maio", já que as queimas se deram a 11 de Maio de 1933. O G. foi para não ser demasiado óbvio.

Pelo que vejo das vossas reacções - que muito agradeço - resultou em parte. Claro que este é mais um daqueles textos que me saem de sopetão e que minutos depois de o postar já lhe vejo algumas emendas que podia fazer. Mas se fossêmos por aí nunca terminávamos nada, não é? :wink:

azert: o Durch Licht zur Nacht é precisamente uma frase que foi usada nos posters propagandísticos de então em quase todas as faculdades alemãs com a citação do Goebbels por baixo. Dos autores perseguidos contam-se Thomas Mann (que emigrou), Einstein, Erich Maria Remarque, Stefan Zweig, Sigmund Freud e Erich Kästner entre muitos outros.

Pedro: o teu texto foi o catalisador. falaste em anafalbetismo e levou-me a uma associação de ideias com este outro tipo de anafalbetismo, o da lógica, cultura e da razão dominados pelo ódio e intolerância.

Samwise: não sei porquê também tinha a ideia que seria um assunto que já uma vez tinhas abordado cá no fórum. Talvez esteja enganado mas penso que já falaste nisso quando se comentou a Noite das Facas Longas (não sei se o filme se o livro).
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 27 Nov 2008 12:04

Thanatos wrote:Samwise: não sei porquê também tinha a ideia que seria um assunto que já uma vez tinhas abordado cá no fórum. Talvez esteja enganado mas penso que já falaste nisso quando se comentou a Noite das Facas Longas (não sei se o filme se o livro).

Acho que não. Nem me lembro de quaisquer comentários em torno da obra "A Noite das Facas Longas". Mas também não ponho as mãos no fogo pela minha capacidade de memorização.

O que me lembro é de uma cena no terceiro filme da saga Indiana Jones, em que o protagonista dá de caras como Hitler numa noite em que andam a queimar livros atirando-os para uma grande pilha... :cool:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 27 Nov 2008 14:42

Samwise wrote:(...)O que me lembro é de uma cena no terceiro filme da saga Indiana Jones, em que o protagonista dá de caras como Hitler numa noite em que andam a queimar livros atirando-os para uma grande pilha... :cool:

Sam

:laugh: E o bigodinhos até lhe autografa o diário do pai. Essa é de antologia!

E por falar em nazis, qual a tua expectativa em relação ao Valkyrie? Já sei que não podes com o Tomás Cruzador desde que ele andou com a P. Cruz mas como te sei apreciador do Bryan Singer...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 27 Nov 2008 17:06

Thanatos wrote:E por falar em nazis, qual a tua expectativa em relação ao Valkyrie? Já sei que não podes com o Tomás Cruzador desde que ele andou com a P. Cruz mas como te sei apreciador do Bryan Singer...

Por acaso é mais ao contrário. Até aprecio bastante o trabalho do Tom Cruise, assim de uma maneira geral, enquanto ao Singer não lhe vi/vejo razões para grande adoração ("Os suspeitos do costume" à parte).

O "Valkyrie" parece ser interessante. Espero que não seja daqueles que mostra logo o material todo no trailer.

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 27 Nov 2008 17:33

Samwise wrote:[

Por acaso é mais ao contrário. Até aprecio bastante o trabalho do Tom Cruise, assim de uma maneira geral, enquanto ao Singer não lhe vi/vejo razões para grande adoração ("Os suspeitos do costume" à parte).

O "Valkyrie" parece ser interessante. Espero que não seja daqueles que mostra logo o material todo no trailer.

Sam

Ah, tinha ficado com a ideia que gostavas do trabalho do Singer e não ias muito à bola com o Cruise. Também já ando trocado. :see_stars:

Quanto ao trailer de facto o último é um bocado extenso e tendo em conta o tema parece-me que foca precisamente todos os aspectos fulcrais da «operação». Enfim pode ter sido uma opção dos produtores visto que em si o tema é algo desconhecido e pouco tratado no cinema. Da minha parte só espero que não escamoteiem o «suicídio» de Rommel e o funeral à boa maneira dos Imperadores romanos que o próprio Hitler lhe providenciou.

Return to “Thanatos”